terça-feira, 30 de novembro de 2010

HARMONIA SEGUNDO MANCHA




O QUE É PRECISO?

MÓDULO 3


Bom dia, boa tarde ou boa noite,

Cá estamos com nosso terceiro módulo para falar do que necessita um diretor de harmonia de Escola de samba para desenvolver seu trabalho.

Num primeiro momento precisamos nos sentir competentes para a execução da tarefa, essa autocrítica não é muito exercitada vez que; as direções quase que em sua totalidade, não sabe a importância da harmonia para todo o processo do carnaval.

A direção da Escola, precisa que seu harmonia alem de conhecimento de suas atribuições, seja um líder, aquele que aglutinará pessoas à sua volta, comprometidas com o processo, gerando aí a cumplicidade positiva para o desenvolvimento do projeto geral de sua agremiação.

Harmonia de Escola de Samba, não pode ser um balcão de negócios, nem um projeto de ação entre amigos e parentes, nada contra o emprego destes para fazer o trabalho, desde que sejam formados ou qualificados para tal e não só para estar na avenida sem saber sequer o que lá estão fazendo.

Não há mistério porque harmonia é coisa simples, supondo que neste momento todos saibam qual é o verdadeiro papel da harmonia na quadra e crendo que está ocorrendo tudo que comentamos em termos práticos nos ensaios, o trabalho constante com o samba, intérpretes, bateria, cordas, temos que avançar paralelamente para a organização do desfile.

A partir desse momento o grupo vai sofrendo transformação, teóricamente a escola já está harmonizada na distribuição das cores, a história já foi dividida em atos e para nosso trabalho serão denominados setores. É nesse momento que começa o exercício do desprendimento, dentro dessa setorização o trabalho é socializado, surgindo o chefe de setor, que será responsável pela evolução daquele setor na avenida.Essa pessoa terá que ter o domínio de seu trecho de desfile, mas o importante é que tenha a visão do todo. Eu costumo escalar para cada ala, dois membros de harmonia que na avenida estarão subordinados ao chefe de setor, porém, antes de chegar à avenida, essas pessoas têm a missão de acompanhar a confecção das fantasias das alas que estarão sob suas responsabilidades, informando qualquer problema ao chefe de setor, para que possamos atuar junto ao diretor de carnaval.

Devemos buscar junto à direção da escola, eliminar o máximo possível de pessoas que não sejam personagens da história que será contada, incluindo-se aí, excesso de diretores, convidados e outros penduricalhos. Precisamos fazer o desfile mais limpo possível, por esse fato, se a diretoria não estiver comprometida com o projeto, afim de eliminar a cultura de jogar entulhos na harmonia, nada dará certo em termos de evolução.

O número de membros na harmonia deverá ser o mínimo possível, inclusive o ideal seria que o responsável pelo desenvolvimento da ala viesse em seu interior, fantasiado.

Para o tamanho das escolas que temos, eu creio ser possível fazer um trabalho de avenida com trinta pessoas, desde que os chefes de alas estejam em seu interior, fazendo o trabalho de animação e evolução das mesmas…

Continuamos no MÓDULO 4

4 comentários:

  1. Amigo Mancha,
    Continue nos brindando com os módulos de Harmonia, estão excelentes. Já ficamos na expectativa para as terças feiras.

    Um abraço!
    Leandro Maciel

    ResponderExcluir
  2. Mancha, seus comentários são simples mas eficazes, demonstram além de conhecimento, a simplicidade de um trabalho tão importante dentro da Escola.

    Que a Harmonia começa na Quadra disto ninguém duvida. Que é função da Harmonia saber atuar para que TODOS cantem e evoluam, também não é novidade. Que a Avenida é uma extensão da Quadra, idem. Então porque uns fazem e outros aplaudem?

    Razões existem para que isto não seja linear: desconhecimento, falta de postura, engajamento, prioridade, estar num ambiente que não é o seu, não ter iniciativa, enfim, estar por estar.

    Mas não gostaria de fazer a abordagem por este caminho, já tão debatido e o "filme é velho ". Gostaria de falar sobre o Harmonia Líder e o Harmonia Não Stressado X Harmonia Stressado.

    Para mim, estes dois Harmonias são fundamentais. Claro que tem de ter conhecimento, trabalho, dedicação, estudo... mas suas atuações enquanto líderes e tranquilos são fundamentais no desfile.

    Um líder não se fabrica, ele é. E é porque seus pares assim o elegeram, viram nele a pessoa que os pode conduzir, levar, orientar. Viram nele conhecimento, carinho pelas pessoas e pelo que se faz. Acreditam que ele encarna o personagem de forma a conduzí=los à vitória, ao sucesso e se algo não der certo, não foi por falta de orientação, de trabalho, de conhecimento mas porque existem fatores que nos levam a, também, perdermos.

    Mas o líder não se abate, muito pelo contrário, ele ressurge, muda, analisa os erros, altera rotas e procedimentos, tem discernimento para assumir que um determinado ato não foi bem preparado ou executado e aí temos uma nova etapa a ser vivenciada.

    Este é o Harmonia Líder de verdade, aquele para o qual uma derrota não é o fim da batalha mas o início de uma nova luta em busca da vitória.

    O outro personagem é o Harmonia Stressado. Este acaba com qualquer desfile. Foi aquele que não se interessou por Quadra ( ia por ir, sem função ), não sabe o samba, não sabe as fantasias do seu Setor ( as vezes não sabe nem o seu Setor ), passa pela Avenida com a mesma empolgação daquele que chupa uma fruta azeda, não estudou sobre o tema ( Harmonia auto didata ).

    O Harmonia Stressado é aquele que não tem conhecimento do que deve ou não fazer e por isto toma decisão errada ou se omite. É aquele que ou corre ou se desliga durante o desfile, não tem uma atuação harmonica, delineada, calma, que se encontra no seu oposto.

    O Harmonia deve, além do óbvio conhecimento técnico saber se impor, ter postura, ser elegante ao tratar com os foliões ( ser firme sem ser grosseiro ), cantar, fazer com que todos se sintam felizes por estarem ali naquele momento ( olha aí a evolução nota 10 ).

    É claro que um Líder não é encontrado com facilidade, nem estão sobrando por aí. Mas não precisa ser um Líder. Basta que cada um saiba o que é ser HARMONIA. Basta que conheça a FUNÇÃO, que conheça seu SETOR, que tenha HUMILDADE para reconhecer que pode não saber mas que quer aprender. Tem que saber da RESPONSABILIDADE que assumiu perante a Escola e a Comunidade.

    E para isto não pode ser levado pela Escola quando é ele que tem o dever de conduzir a Escola.

    Estes personagens citados e suas reações perante determinadas situações são fundamentais para o desfile da Escola. Às vezes nós não damos a devida importancia aos aspectos emocionais das pessoas que trabalham na Harmonia, mas acredito que isto deva ser trabalhado desde a entrevista, passando pelas reações nas reuniões, desempenho na quadra ( nos ensaios ) para que no desfile tenhamos todos na mesma harmonia, na mesma sintonia.

    O ideal, evidente, é que tivéssemos Harmonia Líder e Harmonia Não Stressado. Acredito que os Diretores de Harmonia devam iniciar este trabalho, primeiro junto aos seus Coordenadores e que estes dissiminem para os demais. Assim, em breve, a Escola terá realmente uma Diretoria e Harmonia.

    China

    ResponderExcluir
  3. Amigo Mancha, no "Memorial dos Desfiles de 2010" apresentarei os andamentos das Baterias em dois momentos, que apurei na passarela.
    Abraços
    Silvio Marques

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber quando e onde será este memorial dos desfiles de 2010.

    ResponderExcluir