terça-feira, 16 de novembro de 2010

HARMONIA SEGUNDO MANCHA!!!




MÓDULO I

O modelo de harmonia que prego, começa com música, depois outros elementos vão se agregando, até que chegamos à HARMONIA DE ESCOLA DE SAMBA. Essa não está no dicionário. Volto a afirmar que quando estiver falando de harmonia de Escola de Samba, o cenário será o do carnaval capixaba, onde moradores não querem barulho, escolas não têm quadra e as presidências não dão a menor importância para um quesito que consagra ou implode todo esforço dispendido ao longo de meses.
O que é harmonia? Se você buscar no "Aurélio", vai encontrar que é a disposição bem ordenada de partes de um todo, 2) Paz coletiva entre as pessoas, 3) Agradável sucessão de sons, Como diz meu amigo Tadeu, simples assim. Nossa conversa vai girar em torno de três pilares; Música, Organização de massa e União, tendo como elo para esses pontos o Bom Senso e Respeito. A música é composta por uma sucessão de notas que se harmônicamente colocadas soam bem aos nossos ouvidos. Começa aí o trabalho de um diretor de harmonia, intervir no processo de escolha do samba conscientemente, pelo fato de ser um elemento que contará parte da história e influênciará diretamente noutros quesitos. O diretor ou coordenador de harmonia, tem que ter uma noção musical, é dele a responsabilidade pelo tom que a escola vai cantar, bem como fazer o samba escolhido funcionar. A melodia, deve estar dentro das características da Escola, embora tentem uniformizar os rítimos, cada escola tem sua peculiaridade, o que chamo de (senha) e o diretor tem que conhecer. Quando escolhemos o samba, havemos de estar pensando além da história que iremos contar, nas pessoas que irão cantar, bateria que vai tocar e naqueles que irão nos ouvir.
A realidade do Diretor de harmonia no carnaval Capixaba é bem diferente digamos ,do pessoal do Rio de Janeiro, aquí pecamos pelo desconhecimento, sendo a função usada para desfile de vaidades, demonstração de forças e outras pirotecnias que em nada constribuiria ficar aquí citando. A grande verdade é que a maioria não tem noção nem se interessa, e as diretorias não cobram porque também não dão condição para que esse setor se desenvolva. E os trogloditas? São àqueles que transformam um samba em hino de frente de guerra, de tão carrancudos que são, em busca da autoridade, prejudicam a escola por não saber a diferença entre autoridade, autoritarismo e liderança, diferenças essas que estaremos comentando nos próximos módulos. No nosso carnaval, tudo é difícil para a harmonia, geralmente não há quadras para ensaios, nas comunidades que têm , o povo não tem dinheiro para comprar ingressos,CD com os sambas, saem a uma semana do carnaval, escolas não vendem, e quando doam, não é para a comunidade que vai desfilar, depois do carnaval, jogam fora os cd`s que sobram e na avenida escolas se arrastam cantando o refrão, como se a responsabilidade em cantar o samba fosse apenas dos elementos que compõem o carro de som... Semana que vem, volto aprofundando em nossa realidade.


Devaldo Baptista dos Santos/Mancha.
Dir. Harmonia da Imperatriz do Forte -ES

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