domingo, 11 de dezembro de 2011

BAR AMARELINHO!

Bar Amarelinho foi um bar que existiu em Jucutuquara, ficava na avenida Alberto Torres, sob a arquibancada do antigo estádio do Rio Branco hoje do IFES. Lá surgiu o Bloco carnavalesco Unidos de Jucutuquara. O bloco não foi fundado por professores da Escola Técnica, nem por jogadores do Rio Branco, embora muitos deles façam parte da fundação. Foram muitas pessoas idealizando e viabilizando o bloco, seria temerário listar e deixar muitas pessoas de fora, já basta os que são solenemente ignorados hoje, para ter uma idéia, Jucutuquara nunca reconheceu David( o do Copa 70) como um dos personagens importantes de sua fundação, inclusive o Bloco foi batizado em seu bar e a primeira porta bandeira Elza, foi sua cozinheira. Voltando à fundação, Unidos de Jucutuquara não tem sobrenome, passou quando de sua estruturação, por dentro de muitas casas, por exemplo; a de Eugenílio Ramos, Zilá, Maria Coroa, Orestes Monteiro. Cabe um parênteses em relação à casa de Orestes, pelo envolvimento de toda a família e o fato de os instrumentos lá permanecerem por cerca de quatro anos.

São muitas as histórias e Estórias em torno de Jucutuquara, chegou a um momento em que algumas pessoas não querem contar a história, mas se apropriar da mesma, além de tentar apagar outros personagens, como se isso fosse possível.

Ficaria horas falando da fundação de Jucutuquara, mas creio que a pergunta tenha sido respondida, e me coloco à disposição para dirimir qualquer dúvida que venham a ter em torno da história da Escola.

Felizmente, eu sei quem é quem, e também quem nunca será, imaginando ser.

Sei até quem é, mesmo que quem pensa ser diga que não...

Entenderam?

Não?

Eu sabia...

Um comentário:

  1. Muito obrigado pela resposta! Acabou uma duvida minha de anos! Além de amante do samba sou amante da história também! Como o acesso a documentos, fotos e dados do nosso carnaval antigo é muito precário, peço para que se possível, o senhor comente algo sobre a extinta Mocidade da Praia (cores,simbolo,local da quadra, curiosidades...) que tanto ouço falar em minha família, principalmente no samba de 85 sobre o futebol. Muito obrigado novamente e até mais.

    ResponderExcluir