terça-feira, 8 de março de 2011

E O TEMPO NÃO PAROU...

Infelizmente não, em Jucutuquara precisávamos que ele parasse, mas o tempo não é como as águas que voltam mesmo através das chuvas, suor e tantas outras formas.
Para construir novos tempos, é preciso compreender que já não temos pernas para acompanhar sequer o ontem, o hoje é indecifrável o amanhã dentro desse cenário de destruição é tenebroso.
A caça às bruxas, não funcionará, até porque todos erraram o presidente que não exerceu o poder na hora certa, os diretores que não assumiram verdadeiramente suas responsabilidades, alguns repassando integralmente suas atribuições,pessoas que não tiveram coragem de dizer que não sabiam fazer, autoritarismo de eminências que se acham a palmatória do mundo, a falsa unanimidade no processo eleitoral, os dialetos criados entre as linguagens “ jurídica, empresarial e a do proletariado”. Bom frisar que o carnaval entende mais a voz do povão, pois essa tem sentimentos que independem dos interesses.
As pessoas reclamaram de que não fui muito claro ao falar sobre o que afetou o desfile de Jucutuquara, então vou citar mais claramente alguns pontos.
1) Jucutuquara tem problemas sérios em nível de compreensão das atribuições de suas instâncias, todos querem comandar a Escola, quando esse papel é do Conselho diretor eleito.
2) Jucutuquara tem uma política de perseguição interna apoiada fortemente pelo seu jurídico
3) Jucutuquara começou a se desarticular desde a eleição de 2008, num processo eleitoral tão doloroso quanto desastrado, e os problemas estão aí como efeito retardado de uma bomba que alguns dos atuais diretores acenderam.
4) As diretorias que se sucedem não conseguem desenvolver uma política de inclusão da comunidade à base que já não é nossa, a casa está literalmente lotada de estranhos no ninho ( da Coruja).
5) Jucutuquara, num caminho inverso da MUG, continua fabricando carnaval, e a Unidos de Jucutuquara por onde anda?
6) Os vários grupos dentro dos Conselhos lutam silenciosamente uns contra os outros, podem fazer um levantamento, pra eles nenhum presidente presta.
7) Os problemas dessa direção para o carnaval 2011 começaram quando o presidente disse não entender de carnaval, então começou a grande disputa para definir quem estaria no comando geral.
8) Todos tentaram impor suas idéias, de forma brusca daquela que só em Jucutuquara se vê, então veio a escolha do enredo. Primeiro racha visível.
9) A direção perdeu precioso tempo pendurando o presidente da Liga e Bernadete na cruz
10) Veio a escolha de samba, e foi aquela confusão que levou à escola a um desgaste irreparável, e a Escola deixava de ser referência na promoção de escolha de samba como também vem deixando de ser em outros itens do carnaval.
11) Esse episódio gerou mais um racha que entendo não ter sido tratado com a seriedade que deveria, e o preço foi alto.
12) Setores da escola começaram a esvaziar o trabalho pregando que Jucutuquara deveria ficar fora desse desfile para pagar dívida.
13) A direção pecou ao abrir mão da experiência de algumas pessoas e tentar administrar com grupo, onde algumas pessoas embora trabalhem muito, não têm a mínima identidade com a nação.
14) Um dos maiores erros da direção ao meu ver, foi o esvaziamento da harmonia, a ação seria fortalecer ou mudar tudo no tempo certo, nunca esvaziar. O resultado foi desastroso.
15) A logística para confecção e comercialização das fantasias não funcionou.
16) Aquele embate na concentração entre setores da escola e a diretoria, é o que chamo de fratura exposta.
Esses são alguns pontos que nos levaram ao quarto lugar, não esquecendo que isso merece até certa comemoração, pois estávamos em quinto.
Bom momento para replanejar a INSTITUIÇÃO JUCUTUQUARA e o CARNAVAL DE JUCUTUQUARA.
A direção precisa sair da arquibancada, abandonar o discurso de torcedores e da galera dos ensaios.
O POVO QUER O SHOW, e está certo, à direção resta construir o mesmo... ou não.
Eu continuo acreditando, cada carnaval que acaba, minha esperança é que algo novo ocorra, até o simples que é uma prestação de contas.

Mancha.


Um comentário:

  1. SE CHOREI OU SE SORRI...

    Amigo Mancha, não sei se sou tão amigo assim, mas peço licença para expor meus sentimentos com relação a você diante de Jucututuquara. Você é um dos poucos ou talvez o único que tem a coragem de falar de forma tão direta dessa instituição chamada GRES Unidos de Jucutuquara. Acompanho fielmente seu blog, parabenizo pela sua coragem em manifestar-se com tanta clareza, dos fatos que ocorrem com jucutuquara.

    Não se tem idéia do que é o GRES Unidos de Jucutuquara, será sinal de declínio? Até quando continuarão se engalfinhando, diretos, conselheiros e afins?
    Amigos leitores, há muito tempo, carnaval deixou de ser uma festa profana, aquele da fulia, do arlequim, da colombina, das fantasias lúdicas e irreverentes, na verdade, só existe para quem assim o vê.

    Sabe o tal “Carnaval Técnico”, é esse o nosso carnaval, é um jogo, com táticas, estratégias e políticas, seja qual for, o objetivo é a vitória.
    Quando perde-se é importante refazer o trajeto e saber onde falhou e melhorar.
    Quando se ganha costumam dizer que “time que está ganhando não se mexe”, engano.

    Concordo quando faz a observação que é chegada a hora de replanejar a instituição jucutuquara e o carnaval de jucutuquara. É aí que esta agremiação peca ela não sabe diferenciar a instituição e o carnaval. Está aí o direcionamento é bom refletir para não declinar. Enxergar o carnaval antes de entrar na avenida é tudo.

    Enfim, fica a lição... O IMPORTANTE É QUE EMOÇÕES EU SENTI...

    ResponderExcluir