domingo, 16 de janeiro de 2011

HARMONIA SEGUNDO MANCHA


MÓDULO 9


ENSAIO TÉCNICO
Companheiros nesse MÓDULO vou falar sobre ensaio técnico sempre na ótica de nosso carnaval, o capixaba. Não temos a cultura de fazer “ENSAIO TÉCNICO” e quando arriscamos, o arremedo fica pior que o soneto. Na maioria das vezes ao transferir o ensaio para a rua entendemos estar fazendo um ensaio técnico. Podemos sim fazer ensaios específicos para setores, bateria, ala de baianas, alas coreografadas, comissão de frente... etc. Podemos chamar de ensaio técnico do setor, quando dizemos que vamos fazer um ensaio técnico para o desfile da escola, algumas providências devem ser tomadas além de barracas para vender cervejas e banheiro químico. É preciso que a harmonia esteja com o desfile planejado no mínimo por setores, dessa forma será possível visualizar a escola e organizar a evolução, que alguns insistem em chamar de andamento. O ideal é que esse tipo de ensaio seja executado sempre no local onde ocorrerá o desfile. A comissão de frente embora não mostre sua coreografia, deve estar presente para reconhecimento do espaço, bateria treinar a entrada e saída do recuo, devemos ensaiar a ocupação do espaço deixado pela bateria. O estudo que deve ser feito, é o tempo que gastamos para ocupar a pista e calcular a saída sem quebrar a evolução. Nesse momento você diretor de harmonia tem dois elementos a se preocupar, a saber; TEMPO E ESPAÇO. Se seu ensaio for fora do local de desfile e estiver destinado para toda a escola, esqueça, não servirá de balizamento para a avenida, nem dará às pessoas que estarão conduzindo a agremiação a idéia do que ocorrerá na avenida. Nesse caso, não perca a oportunidade de massificar seu samba, não esqueça que esse é o único elemento que te dará nota em harmonia. Na avenida você vai trabalhar evolução, entendendo que o samba estará na ponta da língua.
Como montar esse ensaio? O ideal seria que você tivesse como base de sua escola a comunidade, pois se a base de sua escola é formada por alas comerciais, desista, esse ensaio não ocorrerá. Então pegue o número de pessoas cadastradas da comunidade e divida pelo número de setores, pronto, definidos os setores caso você possa contar com alguma ala que reforce essa divisão use, mas o ideal seria que todas tivessem representadas em seus devidos setores. Convide as pessoas que tiverem assistindo para compor os setores. Você diretor de harmonia, deve considerar que um grande número de foliões nunca desfilaram em escolas de samba, então dite a evolução ( não é andamento), você é diretor de uma ESCOLA DE SAMBA, então ensine.
Substitua as alegorias por elementos que ocupem seus lugares e bom trabalho.
Não confundam ensaio na rua com ensaio técnico.

Devaldo Baptista dos Santos
Diretor de harmonia da Imperatriz do Forte-ES

Um comentário:

  1. Devaldo,

    Dia 22 de outubro de 2010, o presidente da LIESES, Rogerio Samento, numa entrevista para ao canal online GTV, expôs as mudanças estruturais na logística do sambódromo e a reestruturação do projeto de ensaios técnicos para 2011.

    E lembro que um dos principais projetos era reestruturar o sambão e dá condição as agremiações para os ENSAIOS TÉCNICOS. A proposta da liga para 2011 era que fosse cada sábado uma escola diferente, inclusive havia uma mobilização para buscar apoio e patrocínio para uniformizar 400 componentes de cada escola e além do transporte para mobilizar as agremiações.

    Gostaria de saber onde foi parar este projeto?

    Dentro de uma visão construtiva para o nosso carnaval esse tipo de projeto não pode ficar parado, acredito que a LIESES já tenha sua programação para os ensaios, então por que não divulgar?

    Eu acredito que o ensaio técnico no Sambão do Povo, poderá marcar um avanço em nosso carnaval, nos possibilitara por na prática o que estão nos roteiros. Todos terão a oportunidade de treinar, simular, ensaiar..., dentro do REAL tempo e espaço desejado. E fazer as observações necessárias de alguns quesitos para o grande dia.

    Até lá... no Sambão do Povo.


    Marinilce Pereira

    ResponderExcluir