quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PAPO DE HARMONIA II



Olá companheiros heróis da resistência, sim, para fazer carnaval em Vitória tem que ser maluco tirado a esperto, sonhador, e quando consegue finalmente vira herói. Vou me antecipar e colocar para os senhores imediatamente que me classifico como sonhador por esse fato cá estou falando de harmonia possível dentro de nossa realidade.
Nesse capítulo vamos tratar de uma questão delicada chamada falta de diretores de fato nas agremiações e “passistas”, essas na avenida são show, nas agremiações se transformam numa terrível dor de cabeça, a vaidade acaba com o que deveria ser a festa. Equivocadamente as direções descolam seus grupos de show, do setor de harmonia, criando mais uma subdivisão e guetos dentro das nossas já tão combalidas instituições carnavalescas.
Sugerimos aos presidentes que não cometam esse erro, pois é através dos grupos de show que devemos fazer nossa harmonia externa, mais que catar níqueis e criar pedestais, os grupos que se apresentam fora das quadras devem ter como objetivo fazer harmonia, divulgar o samba, vendendo aí a imagem da escola e muito mais, vendendo o carnaval que a escola irá apresentar.
Os grupos de elite criados através de passistas trazem reflexos quando da montagem das alas, onde geralmente a elite do rebolado não desfila, pois entendem que estão acima das mortais, impondo à escola a obrigação de criar espaços para destaques, onde as mesmas estariam brilhando dentro do diferencial que julgam ser.
Os diretores de harmonia devem trabalhar o tempo todo na montagem da ala de passistas, não na seleção de belas pernas e bundas, que nem sempre os movimentos lembram samba. Uma ou outra quando convidada para show, deve ser dentro daquele trabalho que está sendo feito para a montagem da ala.
O outro grande equívoco é quando diretorias confundem membros da harmonia com ajudantes, porteiros, vendedor de fichas... Etc. A carência de estrutura das escolas, a falta de organização na maioria delas, a ignorância quanto ao papel do membro da harmonia, faz com que o harmonia se imagine diretor e o diretor o trate como ajudante de serviços gerais.
Atenção diretor de harmonia, na quadra nosso papel é fazer a massa cantar, é fazer o trabalho juntamente com o diretor musical, diretor de bateria e mestre de bateria. Controle da quadra quanto a qualquer tipo de apresentação. Muita atenção, se perceber algum descompasso, consulte imediatamente seu diretor musical, e não tenha receio de parar tudo, pior que parar uma seqüência é perpetuar o erro.
Não quero com isso dizer que os membros de harmonia não devam colaborar com o que for necessário na quadra, só quero afirmar qual é seu verdadeiro papel.

Beijo no coração.
Devaldo Baptista dos Santos/Mancha.
WWW.manchafolia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário