domingo, 28 de agosto de 2011

AOS CONSTRUTORES DE OBRAS PRONTAS.

Gosto muito de usar esse termo pelo fato de muitos de nós termos o hábito de querer sempre reconstruir as obras dos outros.



Ha mais ou menos quatro anos, não vou ao ensaio de Jucutuquara, isso não quer dizer que não acompanho o ensaio da agremiação, até porque mesmo se quisesse não conseguiria dormir pois os decibéis a mais não permitem, são 22:47 hs e o companheiro Marcelo Ramos da por encerrado o primeiro ensaio da Jucutuquara visando o carnaval 2012.

Voltando aos construtores de obras prontas, fico olhando às vezes silênciosamente para as pessoas que me interpelam criticando o samba de Jucutuquara, já não ligo pois isso ocorre todos os anos. O que me deixa curioso, é que a maioria desses críticos nunca arriscaram sequer, rimar uma frase, desconhecem as licenças poéticas, e a liberdade da criação que permeia a cabeça do compositor. Existem pessoas que tentam achar a motivação do compositor, com um dicionário na mão e entendem que um professor de português daria uma qualidade maior ao trabalho de um compositor. Já imaginaram professores de português julgando festival de repentistas? E corrigindo a letra dos pontos nos terreiros?

È assim, o karaokê nos socorre por não termos conseguido ser o cantor, eventos em comunidades nos colocam como líderes que na maioria das vezes não somos, também circunstâncias nos permitem falar daquilo que não entendemos, nem faríamos melhor.



Entenderam?


Não?


Eu sabia, acabo de ouvir o samba e dentro de minha ignorância, arrisco que este trabalho ficará entre os melhores que Jucutuquara apresentou nos últimos anos. Esse é o samba que nos impulciona a cantar na porta do bar como sempre foi feito e nos últimos anos isso não vem ocorrendo devido a fatos que não vou repetir, mas que estamos trabalhando para eliminar.

Então venho reafirmar e compartilhar com os compositores, pela felicidade de ter construido essa bela obra.

A escola tem um quesito GARANTIDO, a harmonia um belo material para trabalhar e se cada macaco grudar em seu galho, a Unidos de Jucutuquara tem tudo para apagar o vexame do carnaval passado em todos os sentidos.

Entenderam?


Não?


Eu sabia!

Um comentário:

  1. Adorei esse comentário! Como sempre imparcial e extremamente verdadeiro! Parabéns, Misifí!

    ResponderExcluir