sábado, 3 de março de 2012

EIS O CACIQUE QUE COLOCOU JUCUTUQUARA NA AVENIDA...



É possível que algumas pessoas não aceitem essa minha  colocação, mas sou um sujeito de militância, acostumado com a organização e mobilização coletiva. Na ação coletiva o nós, não cede espaço ao eu, e o nós não tem como limite meus pares.
Entenderam?
Não?
Dessa vez eu explico,  no dia 20 dezembro, chegávamos eu, China, Juvêncio e Carlos Alberto Nascimento ( da velha guarda de Jucutuquara) ao “Baixo Clero”, vindos das compras para o Bloco do Papai Noel. Estávamos cansados e entristecidos com a decisão de quem já posso considerar ex-presidente, de tirar Jucutuquara da avenida.
Não demorou muito, chegou Genivaldo chateado e abatido, pois o então presidente acabara de dar uma entrevista coletiva  confirmando a retirada da Escola da avenida.
Naquele momento, começamos a discutir como mobilizar as pessoas para tentar uma solução para o problema, vez que; o Conselho se mostrou anestesiado e a maioria deles concordava com a desastrosa posição assumida pelo então presidente.
Haveria na quinta feira um ensaio da bateria, então resolvemos transforma-lo no início  da MOBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE QUE TRABALHA E DESFILA EM JUCUTUQUARA.
Genivaldo imediatamente solicitou à assessoria de comunicação da bateria, que convocasse a todos através das redes sociais.

Se bem me lembro, da cúpula da escola só compareceram  nessa reunião Genivaldo porque convocou, mas estava lá como mestre de bateria, Julieta e o licenciado vice, que estava lá para nos mostrar que os números não nos eram favoráveis.
Pessoas da comunidade foram lá saber o que acontecia, e entre muitos desabafos, ideias desesperadas de rifas, feijoadas, apelos inflamados para que profissionais abrissem mão de vencimentos ou reduzissem o valor de sua mão de obra. Valia tudo no mar das emoções.
Não usei o microfone em nenhum momento, por uma questão ética, eu fazia parte  da direção de uma Escola co-irmã, onde estava prestando serviço, mas isso não me impediu que solicitasse a um companheiro que desse um encaminhamento simples e eficaz, a comunidade deveria comparecer à reunião do CONSELHO DELIBERATIVO, pronto, foi assim.
Quem foi, descobriu que grande parte do CONSELHO É UMA FANTASIA, compareceram menos da metade dos  membros, e desses a maioria era contra a escola desfilar, sucumbiram à pressão popular, pilotada por GENIVALDO.
O MAIS VEIO POR GRAVIDADE, através das mobilizações nos ensaios de rua organizados pelo verdadeiro CACIQUE dentro desse processo.

Só quero fazer uma correção nas falas de Genivaldo, lógico que considerando o lado emocional, não creio que essa crise faça surgir uma NOVA JUCUTUQUARA, já dá pra perceber nas tentativas de perpetuação no poder, e ao olhar em volta, não consegui vislumbrar novas filosofias, práticas e comportamentos.

PARABÉNS CACIQUE GENIVALDO.

6 comentários:

  1. Esse é Cacique Pós Moderno, aquele que ouve as pessoas e acredita na importância de cada um dentro do processo. O trabalho que ele faz é digno somente de aplauso!!!

    ResponderExcluir
  2. O melhor Mestre que o estado possui, Não só na técnica mas como pessoa! Genivaldo dentro da bateria defende os que são oprimido pela tal elite que adora menosprezar os que eles acham que não tocam, ou os novatos. Genivaldo defende as crianças, crianças que na direção do antigo mestre não podiam nem chegar perto dos instrumentos! Trabalha com equipe, acredita nos seus ritmistas e não da lugar aos "amigos do rei" que costumam aparecer em todas escolas. É o mestre que sua bateria emocionou e foi elogiada pelo grande Mestre Odilon na época de GRESIST e o Mestre que injustamente (com sua batida tipicamente originada das batucadas, que para os desinformados foi o movimento que deu origem as escolas capixabas)recebe notas "baixas" dos Paulistas formados em musicas Eruditas! Graças a Deus Genivaldo está na minha, na nossa Jucutuquara e rezo para a mesma não repita a merda de perde-lo novamente. É o grande lider desse movimento que como diz ele, A NOVA JUCUTUQUARA! Estamos juntos meu mestre! um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabens Mancha, pelo resgate daquele, que tambem reputo, foi principal personagem da ida da Jucutuquara para a avenida. O processo, bem lembrado por voce, foi iniciado no Baixo Clero, mas foi Genivaldo com sua açao - super rapida - que deu vida a ideia de desfilarmos. Aquela tarde de quarta feira e as reunioes que convocou, ainda hoje relembro com muita emoçao. Sinto um misto de nostalgia e alegria pelos ensaios de rua que fizemos, com dificuldades mas todos - bateria, Kleber Simpatia, Junior, Andrezinho, Zulu, China, Kell, Gabriel, Leley, harmonia,passistas e componentes abnegdos - se superando para nao deixar a Escola sem desfilar. Foi desgastante mas valeu a pena.

    Parabens Mestre Genivaldo, pelo verdadeiro exemplo de como fazer as coisas acontecerem sem nenhum alarde, sem chamar atençao para si, com humildade e principalmente com respeito e carinho por todos que tanto trabalharam e te ajudaram colocar a Escola na avenida, superando o momento dificil e delicado que passamos.

    Valeu Mestre!

    China

    ResponderExcluir
  4. Por causa desse cara é que estou à frente da Comissão há doze anos! Devo muito a ele e com ele estarei em todos os momentos, mesmo discordando em alguns pontos, mas sempre pensando primeiro na ESCOLA! Avante Guerreiro, somos uma tribo forte!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Jose Geraldo da Costa5 de março de 2012 às 22:54

    Concordo com todos os comentários, Genivaldo e muitas outras pessoas de Jucutuquara são indiscutíveis dentro da comunidade, sempre serão respeitados, mas aqueles que Jucutuquara perdeu para outras agremiações e que deixam de somar hoje na Escola, também deveriam retornar somando seus valores em uma só opinião que é recuperar a moral da Escola, porque com todo respeito com o avanço das outras agremiações, se houver união sem criticas e fofocas, a nossa Escola volta a ser o que era antes respeitada e temida. Não vamos procurar culpados e nem culpar ninguém, vamos primeiro agradecer aqueles que se esforçaram, para que a nossa Escola entrasse na Avenida, que com toda dificuldade, ouvi todos dizerem que a Escola estava bonita e desfilou com muita raça e foi bem aplaudida pelo povo, isso é que é que bom de se ouvir, volto a dizer, eu só não durmo em Jucutuquara, mas eu sou de coração, GRES UNIDOS DE JUCUTUQUARA.

    ResponderExcluir
  6. ANDREZINHO VC ESTA A TANTO TEMPO NA FRENTE DA COMISSÃO DE FRENTE ENTÃO JA TA NA HORA DE FAZER ALGUMA COISA. VC PRECISA SE RECICLAR MEU FILHO. VC DEFENDE O MESTRE SIMPLESMENTE POR ELE ACEITAR SUA PROPAGANDA DE DANÇA DE SALAO NO MEIO DA BATERIA. A CRISE DA ESCOLA NÃO JUSTIFICA O QUE VC APRESENTOU NA AVENIDA. PARE, PENSE E REPENSE.

    ResponderExcluir