quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

HARMONIA SEGUNDO MANCHA


MÓDULO 5

COMUNICAÇÃO NA AVENIDA

Companheiros diretores de harmonia, prometi apresentar essa semana o mote para que discutíssemos que tipo de orientação devemos dar para o folião que vai para a avenida, no entanto faltou um ponto importantíssimo que trata da sinalização na avenida. Esse é um ponto, que não temos muito à ensinar, depende da forma que o diretor de harmonia se comunica nas quadras e em suas reuniões, considerando cada dinâmica e estratégia que será será desenvolvido na avenida.

Prego que na avenida devemos falar o mínimo possível, considerando que falamos nas quadras tudo o que era necessário em relação ao nosso carnaval. Se discutimos exaustivamente nosso roteiro, setor por setor, e estamos seguros de que nossos chefes de setores estão com total entendimento de sua parte alem de ter a governabilidade sobre seus comandados, pronto, é montar a ESCOLA na concentração, inibir o uso de máquinas fotográficas, bebidas na armação, checar se as fantasias das alas não estão alteradas, colocar um sorriso na face e partir para a festa.

Nunca esqueçam que harmonia está na avenida para ralar e deve aparecer o mínimo possível, pois quando o harmonia aparece muito, é porque existe algum problema, e o jurado pode usar esse critério, mesmo que não estejam vendo nada.

Quando conduzo uma Escola na avenida, oriento aos meus pares a não tentar parar a mesma travando uma ala, se tentar fazer isso além de quebrar a evolução, é ridículo um diretor à frente ou no meio de uma ala quando sua presença não é justificada.

Confesso que já usei vinte e três rádios, e garanto que não passa de exibicionismo, vira um inferno, vinte e três pessoas falando ao mesmo tempo. Hoje trabalho com o mínimo de três rádios e um máximo de cinco, um rádio fica comigo, e toda comunicação tem que ser dirigida a mim, e só eu falo com todos. A única forma para ajustar a escola na avenida, é com o carro que está saindo, não esqueçam que a evolução tem que ser constante, quando paramos um carro, não podemos permitir que a Escola pare, uma vez ajustada carros em movimento e desfile que segue.

O tempo deve ser calculado por cada diretor, de acordo com o dimensionamento real de sua Escola na avenida. Eu marco um ponto na avenida, em que meu último carro tem que estar passando por ele aos 00:55 hs de desfile,e através do penúltimo carro, controlo a saída da Escola.

E a sinalização? rsrsrs, tem gente que corre que nem maluco, solta fogos, levanta estandartes, gritam,usam lanternas, giroflex, plantam bananeira…e a Escola passa, e dentro do tempo.

Procurem fazer o fácil, outra coisa, cuidado quando for alugar os rádios, procurem um técnico para saber que rádio usar e em que freqüência.

Próximo módulo, estaremos provocando quanto à comunicação com o FOLIÃO.

Devaldo Baptista dos Santos/Mancha

Diretor de harmonia da Imperatriz do Forte-ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário