sexta-feira, 6 de maio de 2011

RECADO DE MESTRE ODILON PARA OS MESTRES...

Muita coisa me entristece. Estão querendo mudar o andamento do samba e isso não é legal. Metrônomo nunca deveria ter sido utilizado no samba, pois bateria não é música mecânica. Porém, se existe um andamento ideal esse andamento seria em torno de 136 BPM e as baterias estão em 148, 150 ... Isso me desanima. Na hora de assinar o contrato vai estar escrito que terei liberdade de trabalho, mas na prática será diferente. Harmonia, presidente, cavaquinho, todo mundo vai mandar botar pra frente. O samba está se tornando robótico. A baiana consegue girar e o passista sambar com essa correria toda? É muito fácil colocar a bateria na frente, difícil é colocá-la no ponto. No ponto ideal de se ouvir todos os instrumentos e a característica do meu trabalho é ouvir cada instrumento que compõe uma bateria.
Odilon.

2 comentários:

  1. É meu camarada eu vi esta entrevista, e o que mais me entristece é falar este tipo de coisa e chamarem minha bateria de marcha, sabe por que? ele já haia conversado isso anteriormente comigo e outros mestres em uma de suas passagens por nossa cidade; E aproveitei a oportunidade e prolonguei o papo um pouco lógico(já que alguns mestres aqui acham que sabem demais)onde conversamos sobre metronomo e outras coisas, e foi quando ele viu a bateria de São Torquato tocar e elogiou, é uma pena que as nossas baterias com o tamanho das nossas escolas tenham que querer tocar como Rio de Janeiro, é valido ir ao Rio e ver as novidades mas cópiar como andam fazendo e recebendo notas mesmo sem saber fazer uma afinação decente e triste, claro continuo dizendo que cada um tem seu estilo sua afinação , porém alguns absurdos ainda prevalecem em nosso carnaval, alguns do tipo não sei fazer! e pior não querem discutir o assunto que poderia resolver e muito nosso problema; é mais fácil culpar A ou B ou se iludir com notas forjadas(mesmo sabendo que não era merecedor, e tirar uma onda) do que procurar dar um rumo decente as nossas baterias e ao nosso carnaval.
    espero ter sido entendido, espero também que os colegas mestres de bateria antes de fazerem uma disputa de "egos" fizecem uma grande discursão a respeito de suas possibilidades e dos demais trabalhos , pois e muito facil tirar onda nota maquiada.

    "VAMOS PROVOCAR A DISCURSÂO, JÀ"

    Nosso carnaval precisa ser respeitado, vamos começar arrumando a cozinha.

    Abraço Mestre Genivaldo

    ResponderExcluir
  2. Isso que é recado... e agora, alguém tem algo a dizer????

    ResponderExcluir