domingo, 15 de maio de 2011

GT 3 ESTRUTURA DAS ESCOLAS E LOGÍSTICA




Venho mais uma vez agradecer à Secretaria municipal de Cultura da PMV, pela oportunidade de coordenar e debater sobre um tema tão necessário quanto polêmico. Confesso que não foi fácil, pois muitas pessoas foram para entender as Estruturas de nossas Escolas e se decepcionaram ao descobrir que não existem, com raríssimas exceções. Debatemos também a diferença entre uma suposta evolução do carnaval, e crescimento das Escolas. Tomei como um dos exemplos o belo carnaval que a Piedade fez, mas depois que passou pela dispersão, voltou para o morro, sem quadra,barracão e tudo mais, sem a garantia de que no próximo carnaval o mesmo venha a ocorrer, pois nada mudou estruturalmente. Representantes das Escolas concordaram que há muito a ser feito, entenderam que têm que fazer o dever de casa, abandonar o amadorismo, lutar por um espaço para quadras e barracões, qualificar seus dirigentes, buscar formação para profissionais, além de adotar definitiva e verdadeiramente o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, para definição de metas, rotinas rumo ao objetivo que é o carnaval. O debate foi excelente, em algum momento acalorado quando tentou-se colar a evolução do carnaval, com o crescimento das Escolas, o que não procede. Quero agradecer também o apoio maciço recebido pela cúpula da organização do seminário que participou ativamente do debate, a saber; o secretário Alcione, Rogério Sarmento presidente da LIESES, o camarada Junior diretor de Carnaval da LIESES, representantes de dez Escolas. Ficou a promessa do Secretário de Cultura Alcione, de estudar contidamente todas as propostas, para juntamente com a LIESES e outros setores da prefeitura e Estado, buscar solução na medida do possível, isso no que for pertinente à ESTRUTURA PÚBLICA. Os dirigentes devem buscar qualificação interna para que a cobrança externa fique mais justa.
Àquele que desejar receber o texto discutido nesse grupo, deve solicitar através do e-mail devaldo10@gmail.com. Ecaminharemos com todo prazer.

Devaldo/Mancha

3 comentários:

  1. Infelizmente perdi grande parte do GT3 pois eu participei do GT1, mas ainda peguei o finalzinho do debate e ainda troquei experiencia com outros colegas que estavam lá, o seminário foi bom, mas deveriamos ter mais encontros pelo menos mensais para partilhar mais idéias!

    Marina Zanchetta

    ResponderExcluir
  2. O poder público acho que esta fazendo pelo carnaval. Mas quadra e estrutura interna das escolas não cabe ao poder público e sim as escolas se organizarem para tal. Quando retornamos, todo mundo começou do zero. O problema esta na administração interna. Escolas como a Piedade e outras mais não tem estrutura melhor por que? Quem da comunidade tem corajem de assumir, eleger alguem competente e tal? Quantos colaboradores ja passaram pela Piedade e foram escurraçados. Em 2011 não foi a Piedade que foi para a avenida, e sim o UNIDOS DO PAULO BALBINO, que se outra escola oferecer mais ele coloca a viola no saco e não da nem tchau, simplesmente leva as petricinhas e mauricinhos que tomaram o lugar da comunidade junto dele, e ai tudo volta a ser como antes.

    ResponderExcluir
  3. A questão das quadras, se não me falha a memoria e ela não está falhando não, é que no inicio da atual administração municipal, no 1º mandato, foi perguntado quem não tinha quadra, achamos que seria um prenúncio para resolução da questão. A minha escola não tinha quadra e continua não tendo. Vamos relembrar a promessa, quem sabe ela se cumpre. As comunidades do samba fortalecem a cultura, oferecem entretenimento para todas as idades, promovem a inclusão social e tantas outras coisas, que o politico inteligente, ajuda as escolas e tem o seu retorno garantido.

    ResponderExcluir