quarta-feira, 1 de setembro de 2010

SOB MEU PONTO DE VISTA !!! "DA UM TEMPO!


O tempo não para...na Jucutuquara
Chegou a hora da emoção
Soltar esse o grito do peito amor
E ser de novo campeão


É verdade, o tempo em jucutuquara não para,é preciso dar um tempo e perceber que de 1972 para 2010, algum tempo já passou e dentro dele não se percebeu o quanto essa Escola cresceu dentro do coração das pessoas e o tanto que diminuiu na mente de tantas outras.

Será que basta ser campeã, esse foi nosso grande pecado, o título pelo título, e hoje o tempo nos cobra , se pedindo, me permitam, sou o tempo, seu vagão por favor embarquem.

Sou subjetivo e abstrato, mas tudo construido em mim, é real.

A alegria, tristeza, dor e felicidade,sucessos e insucessos, tudo está em mim, eu sou o tempo!!!

Compositor de destinos, a ti dedico o meu cantar
Quem não gostaria de no tempo viajar?
Passado, presente... Uma grande ilusão
No futuro a gente entende a questão
Pra controlar o caos da vida

Surge uma nova invenção


Sim, sou o tempo, mas não é verdade que te controlo, meu papel é te disciplinar, sou seu, seu tempo ou me controlas ou me perdes, pronto, perdeu seu tempo, perdi meu tempo. Mas ninguém me perde definitivamente, esse é o grande barato de me tratar bem, pois sou seu, não existe a opção de viajar ou não, todos vocês são meus passageiros, sou o eterno transporte, seu trem azul, verde ou rosa.

O hoje, é o passado do ontem, amanhã, o futuro do hoje, somando tudo, sou eu seu bem ou mal utilizado tempo.


No compasso do tempo... a marcação
No balanço das horas pulsa o coração
O trem apitou, correndo eu vou
É hora de rever o meu amor



Ah! sim, um coração que pulsa no compasso, me dá rítimo, é o que deveria ser o da vida, mas eu, o tempo sou mais citado nos descompassos, me transformam em tempo de ódio e desamor, ambições e amarguras, adjetivos que não são meus e muitas vezes se referem a mim, como tempo ruim,ou mau tempo



Flores nascem e o sol vem brilhar
Folhas caem com o frio a castigar
Planejo a vida apesar de sofrida
Na minha escola eu vou desfilar
E caso tudo isto acabe
Que bons momentos eu possa levar
Aproveitar a vida de verdade
No tempo certo quero é mais viver
Sempre colher felicidade



Xeque-mate,

todas as estações estão em mim, primavera, verão, outono,inverno, sou o grande ventre tudo é gerado em meu interior, o bom e o ruim, serei sempre o que você quiser, me faça seu melhor companheiro, você não tem outra chance, aproveite essa viajem da melhor forma possível.

Veja, te convido a perceber a beleza da flor que nasce, o sol que brilha, perceber a maravilha do aconchego que o frio nos induz, busque em todas as estações colher paz, amor e felicidade.

Me cuide com carinho, eu sou seu tempo!



Devaldo Baptista dos Santos/Mancha.

2 comentários:

  1. O samba-enredo tecnicamente falando, deve impulsionar os componentes a uma apresentação fluente e ajudar a contar o enredo. Através de uma bela melodia e letra poética.
    Assim, o enrendo será contado na avenida através da fantasia, alegorias, comissão de frente... (conjunto).
    O samba, é uma trilha sonora que completa a teatro visualizado, não é repeteco ou legenda.
    A letra do samba deve passar a mensagem principal do desfile, muitos procuram seguir a ordem cronológica dos setores, porém isso não garante a compreensão da história.
    Aletra do samba só fica clara para quem leu a sinopse, para isso os compositores (prefiro chama-lós de poetas), com suas férteis expirações, colocam em poucos versos e duplos sentidos mexendo com o imaginário.

    Não exite fórmula obvia, mas o samba precisa explicar o enredo e traduzi-lo com beleza e criatividade.

    Marinilce Pereira

    ResponderExcluir
  2. Mancha e Marinilce,

    Vocês simplesmente foram brilhantes na síntese escolha de SAMBA - ENREDO, seja em qualuer agremiação.

    Sou leiga em samba-enredo e enredo, amo escola de samba contar uma "história" em 70 minutos é fantástico.

    E ao meu entender o samba-enredo tem contagiar, ser poeta, esta dentro do enredo, tudo que a Majestade Marinilce escreveu.

    Como sou de Jucutuquara e amo minha escola, nao fui nas eliminatorias e nem na final, mas tive o trabalho de ler a sinopse do enredo e ouvir todos os sambas participantes e o que mais me chamou atenção foi o vencedor, gosto de poesia, de interpretação, de duplo sentido, imaginário.........sou leiga no assunto, mas como eu penso...com isso o samba fica com letra facil de cantar e melodia leve...fazendo com que todos aprendem e cante na avenida...........

    Já tivemos sambas grandes como os da Mascaras de tempo distantes, herois fascinantes...........mas com poesia (letra facil) melodia belissima e mesmo apesar de ser um samba grande todos cantaram e até sabem este samba inteiro.................

    Parabéns mestres, Jucutuquara precisa de vocês...

    ResponderExcluir