terça-feira, 28 de setembro de 2010

A CASA DE DONA MARIA !!!


Quero começar esse texto, pedindo desculpas à Dione,Rosário e a todos que vêm trabalhando duramente com emoção e contra a descrença de tantos , para transformar essa casa num MARCO da Unidos de Jucutuquara. É possível que diga coisas que que não agrade, mas de antemão quero parabenizar pelo trabalho e peço que não desistam, há um mosaico de uma história a ser montado e existem partes onde sequer imaginamos, mas todas surgirão, e assim ocorrendo, nossa verdadeira história será contada. Quero somar às pessoas parabenizadas, a figura do ex-presidente Rogério Sarmento que embora sem entender muito o significado do ato naquele momento, comprou a casa e hoje muitas pessoas estão felizes por ter algo palpável de uma história que alguns querem de forma egoísta se apoderar e outros simplesmente de forma infrutífera apagar personagens com seus trechos, como se isso fosse possível. Aquela casa deve receber uma blindagem, para que nunca mais venha a ser penhorada,pois seu valor histórico para nós outros é incalculável. Nosso morro,cenário do nascimento e desenvolvimento de nossa Escola,tem muitos ídolos, e heróis domésticos que só quem com eles conviveu sabe o que significa. é possível que muitos não saibam quem foi Vó Mulata, a bordadeira, Vó Laurentina, benzedeira, Vó Penha, Dona Glória....outros jamais saberão o que foi essa casa reinalgurada nesse 25/09/2010.
Me sinto recompensado por ter erguido minha voz solitária quando da PENHORA deste símbolo histórico. Não estive na festa, não fui convidado nem lembrado, mas isso pra mim não importa, a comunidade do MORRO, também não foi, e eu faço parte dessa comunidade, porque seria isoladamente convidado? Alarico não foi? Não sei sequer se familiares dos homenageados o foram, sabe que eu gostaria de assistir uma homenagem a Nego Deco?...

A CASA DE MARIA CORÔA, é muito mais, todos os dramas da comunidade, passaram por alí, ninguem nunca saiu de lá sem uma palavra de conforto. Dona Maria, foi mais que a parteira,benzedeira, mais que aparelho de nossos GUIAS ORIENTADORES, ela foi a assistente social dos pobres dessa e de outras comunidades, ela soube dividir o carinho dos filhos conosco, nos fez irmãos de Ditão, tango, Jorge, Cosme, Vitorinha Noêmia...é não sei nem se devo continuar, senão vou sentir falta de tantos que lá deveriam estar, ou pelo menos constar das anotações. A casa de Dona Maria, seu Gongá e a paz, àqueles que vêm esse espaço apenas escritório, lamento pela ignorência, como um terreiro, mais uma vez lamento. Se conheço bem o comportamento de parte desse CONSELHO, posso afirmar que estão se reunindo no lugar errado, vou pedir maleme à segurança de plantão, por alguns descontroles e excessos que por vezes alí ocorrem, num espaço que ontem para alguns era um templo de espiritualidade e socorro.
A você Dione,Rosário e quem mais estiver à frente desse projeto, vai aquí meu aplauso. Se eu pudesse estender uma faixa escreveria...
PENHORA NUNCA MAIS!!!

Um comentário:

  1. Pois é meu amigo, inciamos o processo de reescrever o que se fez história. E precisamos de todas as faces e nuances, pois todas elas fazem parte da composição. Que Zambi nos guie.

    ResponderExcluir