terça-feira, 18 de agosto de 2009

CONVERSANDO COM MANCHA...

Marcelo Ramos é um dos fundadores de Jucutuquara, na verdade Marcelo é fundador de tudo que é feito em Jucutuquara para movimentar a Comunidade...para citar alguns eventos, podemos lembrar a Banda Nação de Jucutuquara, Bloco da Coruja, Km de Arrancada, Gaviões de Jucutuquara, Bloco do Papai Noel e Unidos de Jucutuquara.
Acredito que essa conversa terá que ser feita em duas etapas,pois a conversa alem de gratificante foi grande.
MF- Marcelo, como você vê a Unidos de Jucutuquara?
Marcelo- Antevejo perspectivas sombrias,pois não é mais a Jucutuquara da fundação,comunidade afastada da base da Escola. Não tiro aí a responsabilidadeda própria comunidade.
MF- O que mudou?
Marcelo- Falta união o nome Unidos de Jucutuquara não faz mais sentido, o exemplo foi o último carnaval, na avenida membros da harmonia bigando entre sí em quase todos os setores, ninguém me contou, eu ví.
MF- Porque?
MARCELO- Vaidade e despreparo.
MF- O que deveria ser feito para recuperação da identidade?
MARCELO- Enquanto houver disputa interna a tendência é regredir. A Escola precisa de um agregador, a elitização avançou de uma tal forma, que a idéia de vender títulos de sócio proprietário só para pagar dívidas, além de aumentar a desigualdade dentro da Escola não resolverá o problema pois outrs dívidas virão. Na minha opinião o título de sócio contribuinte a preços populares aproximaria a comunidade da Escola.
MF- Marcelo, de que período você sente saudade?
MARCELO- Dos primeiros anos, quando o Bloco era uma confraria,irmandade, onde a vaidade não se sobrepunha ao objetivo.
Os verdadeiros fundadores nunca colocaram a sêde de poder acima do orgulho de ter fundado Jucutuquara. Muitos estão esquecidos e outros nunca foram lembrados, para citar alguns, lembro o Rotilho, que criou nossa primeira bandeira, Juarez, através dele a Banda Rio Show batizou o Bloco ao lado do Copa 70, onde Elza girou a bandeira prata e prêto, confeccionada por dona Nair Ramos,
Minha irmã Marilia Ramos, foi a madrinha do bloco. Aladir matias, pai de Delson, Inho, Didi Capeta, muitos não são lembrados e outros sequer são respeitados. Nós não somos respeitados, porque os novos não conhecem nossa história.
MF- Marcelo, porque foi criado o Bloco?
MARCELO - Jucutuquara precisava de uma movimentação no carnaval, então o Bloco surgiu com a finalidade de movimentar e animar o bairro. Quando deixamos de desfilar em Jucutuquara, o objetivo para o qual foi criado, deixava de ser atendido.
Hoje vivemos de história que significa muito mais para Jucutuquara que a própria escola, totalmente elitizada...
...aguardem, essa conversa vai continuar...

5 comentários:

  1. Mancha, parabens pela inicativa de nos proporcionar ouvir vozes que realmente conhecem Jucutuquara, sem vaidades, sem egoismo mas simplemente pelo fato de ser verdadeiramente, Jucutuquara.

    Marcelo, de voce não se esperava outra coisa: simplicidade, coerencia e conhecimento de uma era que, acredito eu, nunca mais voltará. O que é uma pena. Para nós, que vivemos uma época de amizade, confraria e união, sua entrevista nos emociona.

    Esperamos a segunda parte da entrevista.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com a fala de China - Marcelo Ramos nos emociona, seu amor pela escola é transbordante e não esconde a tristeza que estamos vivendo, pois diante dos nossos olhos explode um caldeirão de vaidades.
    Ouvi esta semana passada que os conselheiros faltosos nas reuniões, serão afastados. Um dos maiores objetivos: afastar Falcão e Rita. Conselheiros natos, tomem providencias imediatas, vocês são soberanos diante de qualquer estatuto.

    ResponderExcluir
  3. Faço minhas as palavras de China e do anônimo ai em cima. Palavras muito bem ditas e colocadas.Só fiquei preocupada de saber sobre a questão que o conselho esta querendo afastar alguns conselheiros e que o maior objetivo é afastar Rita e Falcão.È verdade mesmo?? O que é isso gente??? Isso não pode acontecer...mais se isso vier acontecer, não será nenhuma surpresa para nós da nação que vermos ultimamente tantas pessoas se desmembrando, se desligando e saindo da escola por tantos motivos que nos todos sabemos e falamos sempre.
    E repetindo a fala do anônimo ai em cima, TOMEM PROVIDENCIAS!!!Realmente Falcão e Rita são soberanos diante de qualquer estatuto.
    MUITO TRISTE MAIS UMA VEZ SABER QUE EM JUCUTUQUARA AINDA ESTÁ ACONTECENDO ESSE TIPO DE COISA. E PELO VISTO NÃO VAI PARAR POR AI......
    QUE PENA !!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Continuando a conversa, quero apenas dizer que: os conselheiros natos são soberanos a qualquer estatuto, são apenas 15 e devem ser consultados, sim. O momento em Jucutuquara é muito delicado, não está na hora de tirar este ou aquele. Comandar centrado em desavenças e perseguições poderá ser o maior tiro que um dia sairá pela culatra, tenho certeza disso. Quem inflama esse proceder de afastamento, não ama Jucutuquara e não tem um pingo de respeito por sua bandeira, faz dela moeda de troca e vale-se da Escola para permanecer na vitrine da vaidade desmedida. Juizo conselheiros! Falcão, Rita, Mancha e outros são imprescindiveis na Unidos de Jucutuquara. E tenho dito!

    ResponderExcluir
  5. MAIS UMA VEZ, SÁBIAS PALAVRAS DO ANOMINO AI EM CIMA. FALOU TUDO AGORA.
    QUANDO VC DIZ QUE:
    " ...NÃO AMA JUCUTUQUARA E NÃO RESPEITA A SUA BANDEIRA...."
    E PRINCIPALMENTE:
    "...FAZ DELA MOEDA DE TROCA (PURA VERDADE)E VALE-SE DA ESCOLA PARA PERMANECER NA VITRINE DA VAIDADE DESMEDIDA...."
    VC RESUMIU TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM JUCUTUQUARA COM SUAS SÁBIAS PALAVRAS.
    ANÕNIMO, MESMO SEM SABER QUEM VC É, VIREI SEU FÃ. SÃO POUCAS PESSOAS QUE COMO NÓS AINDA TEM RESPEITO E AMOR A NOSSA NAÇÃO SEM USÁ-LA COMO ESSA VITRINE DE VAIDADES PARA PERMANECER NELA!!
    VALEU ANÔNIMO....

    ResponderExcluir