sexta-feira, 1 de maio de 2009

EM TODAS AS FRENTES...

1 de maio - Dia do TrabalhoA data internacional surgiu após protestos e mortes de operários
O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.
Fonte: IBGE / Ministério do Trabalho
PARA LER, REFLETIR E AGIR"Estes brutos (os operários) só compreendem a força, uma força que possam recordar durante várias gerações..." New York Tribune, 1886, sobre a repressão da greve na praça Haymarket, em Chicago, nos Estados Unidos. "A prisão e os trabalhos forçados são a única solução adequada para a questão social" Chicago Times, 1886, 1886, sobre a repressão da greve na praça Haymarket, em Chicago, nos Estados Unidos."Se é necessário subir também ao cadafalso pelos direitos dos trabalhadores, pela causa da liberdade e para melhorar a sorte dos oprimidos, aqui estou" Alberto Parsons, tipógrafo, 39 anos, operário que participou da manifestação de Chicago em 1886, ao apresentar-se voluntariamente à polícia. Foi preso e enforcado. "Virá o dia em que o nosso silêncio será mais poderoso que as vozes que vós estrangulais hoje" Agust Spies, tipógrafo de 32 anos, antes de ser enforcadopela participação na manifestação de 1º de maio de 1886. "Festa dos trabalhadores em todos os países, durante a qual o proletariado deve manifestar os objetivos comuns de suas reivindicações, bem como a sua solidariedade" Declaração do documento aprovado pelo Congresso Socialista de Paris em 1889, que instituiu o 1º de maio como Dia Mundial do Trabalho.
TRABALHO INFANTIL A Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbem o trabalho infantil no Brasil. Mas, mesmo assim, no País o trabalho infantil compromete 5,4 milhões de crianças de jovens.Quase a metade nem é remunerada pelas atividades que exerce.O trabalho infantil diminuiu na última década, mas compromete o desenvolvimento de 12,7% (em 2001) das pessoas na faixa etária entre 5 e 17 anos. Em 1992, eles eram 19,6%.Em termos populacionais, significa que 5,4 milhões de garotos e garotas exercem algum tipo de atividade produtiva, remunerada ou não.O levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) confirma: a maioria dos trabalhadores (45,2%) exerce atividades domésticas e o setor agrícola é o que mais absorve a mão-de-obra infantil:43,4%.É um dado bastante assustador: 41,2% não recebem nenhum salário pelo que fazem.Além da injustiça social de exploração dessa mão-de-obra, agravada pela ausência de remuneração, o trabalho infantil traz uma conseqüência funesta: o afastamento da escola.Os dados apontam que, entre as crianças e adolescentes que trabalham, 80,3% freqüentam a escola, enquanto essa taxa chega a 91,1% quando se trata daqueles que não são obrigados a trabalhar.
" Trabalhei na casa de uma dona por quase dois anos. Ela me dava R$15,00 por mês, mais sapato, roupa e mantimento. Hoje acho ruim ( as pessoas que dão trabalho para crianças) porque eles não dão emprego para as mães da gente, pensam que para crianças podem pagar menos." (Alda, 13, está na7ª série , é de BH e não trabalha mais.)" É um pouquinho difícil (cuidar dos meninos). Quando eles berram, mostro um bichinho. Mas canso de brincar com criança pequena. O chato é que só tem carrinho e eu gosto de brincar com boneca. Às vezes, tenho vontade de sair e só brincar. Mas a minha tia me ajuda na lição de casa e eu almoço lá." (Fátima, 10, está na 4ª série, é de BH e cuida de dois primos).
"ESSE CARNAVAL É PRA VALER"

Um comentário:

  1. Por falar em trabalho, é verdade que você vai trabalhar na liga, para o próximo carnaval?

    ResponderExcluir