sábado, 24 de agosto de 2013

OPINIÃO!

Samba enredo: que não pensem que eu não estou de olho, porque estou. Felizmente eu sou da época em que existia a Ala de Compositores nas Escolas de Samba. Agora se faz samba no atacado com parceiros virtuais, estão em todas e não são de nenhuma. E nos trabalhos, falta essência . Tanto que os sambas são tão descartáveis que não conseguimos lembrar do que cantamos no carnaval passado.

Salvo os sambas feitos pelos compositores da casa que ainda não se deixaram levar pelo desvairio do vencer. 
Na minha Escola é só puxar: "com a minha devoção, sigo a cantar"
ou, "Ô Yara, deusa dos rios venha me ajudar", ou ainda: "sou Unidos de Jucutuquara, tá na rima , tá na cara", ou "Jucutuquara prá vc tiro o chapéu", ou "o povo inteiro vai saber é Jucutuquara quem vem lá "e muitos outros que estão gravados na alma Coruja. A Corujada canta com força.
Das outras agremiações cito 2: "eu sou como aquela folha que o vento vai soprando pairando no ar" (é lindo demais) - Unidos da Piedade - " quem não se lembra de Otinho e Rosinha" - Pega no Samba. São trabalhos inesquecíveis, "imorríveis"!!!!! kkkkk
E prá não fugir do assunto, pergunto: onde estão os tradicionais poetas do samba capixaba ? Aposentados???? Tenho certeza que não!!! Só que se recusam a entrar no jogo.
Torço por alguns que estão competindo, tenho ouvido os trabalhos com vagar e atenção, se não ganhar um dos bons o que acontecerá é que teremos mais um descartável.
E se alguém se atrever a dizer: mas Dione vc nunca ganhou samba em Jucutuquara!!! Eu respondo: e vc conhece o quilate dos que competiam??? Ah! Tonico do Cavaco,Devaldo Devaldo Baptista Dos Santos Mancha, Cley, Francisco Velasco, Magno Brito de Assis, Zé Kuruba e outros tão bons quanto.Não era fácil irmão, só cobra criada com samba na veia. E o meu prazer era participar, colaborar com a minha Escola e aplaudir o samba campeão. #pronto falei, assino e reconheço firma.

Um comentário:

  1. Desfile de escolas de sambas é um concurso onde os jurados não querem saber de essência,nem de samba a cara da escola, nem de comunidade. Estes tipos de sambas são para desfilarem dentro de seus bairros ou em blocos carnavalescos. Desfiles de escolas de sambas os jurados querem qualidade, poesia coerente, coerência com o enredo, interação com o público, concordância, cadencia... O julgamento é técnico. Portanto tanto faz se o samba é virtual, de outro estado, de outra comunidade. O importante é que o samba esteja cada vez mais próximo do exigido pelo juri técnico para trazer os 40 pontos e ajudar no campeonato da escola. PRONTO FALEI!

    ResponderExcluir