domingo, 16 de outubro de 2011

Circulo de Debates Carnaval sem Bandeiras

QUESITO: Harmonia
DATA: 22/10/2011
HORÁRIO: 09:00 ÀS 13:00 hs
LOCAL: Auditório do SESCON
Rua: Neves Arnor, Bento Ferreira
REFERÊNCIA: Indo pela Av. Vitória, frente a DAKAR VEÍCULOS, ao lado do antigo Posto Esso.
PÚBLICO ALVO: Participantes das harmonias das Escolas de Samba;Imperatriz do Forte, Unidos de Jucutuquara, Independente de São Torquato, Piedade e Andaraí.

Programação
9:00 – Apresentação
9:30 – Conceito de Harmonia (China)
9:40 – Quesitos – visão dos jurados (Marinilce/China)
10:10 – Quesito Harmonia (Devaldo)
11:00 – Lanche (integração)
11:20 – Cronometragem (Silvio Marques)
12:00 – (Espaço Lieses) Pedro / Junior

Obs:As pessoas que fazem parte das citadas Escolas, devem procurar maiores explicações junto aos seus diretores de harmonia, pois as vagas são limitadas.

Um comentário:

  1. Recebi o texto a seguir do Maestro da Orquestra Pop & Jazz, do IFES, Célio Paula, e diante da confirmação desse evento que pretende não concentrar, mas disseminar conhecimento e informação, penso que UBUNTU para todos nós poderá ser um ótimo caminho a ser percorrido pelas agremiações.
    Afinal, o que podemos querer, senão o crescimento do carnaval?

    "A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo da África chamada Ubuntu.
    Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira para as crianças, que achou ser inofensiva.

    Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.

    As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.

    O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.

    Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"

    Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade,a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?

    Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!"

    ResponderExcluir