quarta-feira, 23 de setembro de 2009

23 DE SETEMBRO DE 1909

23 DE SETEMBRO DE 2009




Parabéns ETV,ETEFES,IFES, ou o que quiserem chamar.
100anos de história real, construindo o futuro e base de tantas famílias e tantos lares.
Minha base, é a Escola Técnica, lá fiz ginásio industrial, tecnico de mecânica geral, indo até o terceiro período de economia, sopros do destino, estamos caminhando para a estrada da sociologia.
A Escola Técnica, era uma escola para pobres, formava profissionais e apesar do regime militar, na minha época ela formava também cidadãos.
A ETEFES formava os maiores atletas para o atletismo do Estado, quem de nós pode esquecer Péle, pai de Alex, campeoníssimo no salto triplo, José Luiz e Joel arremessando pêso, Alaor no futebol de salão.
Um orgulho para o Brasil, Estado e principalmente Jucutuquara. A ETEFES nos permitiu sonhar com uma vida melhor, dizia forjar o homem para a verdade, luta e superação...eu não tenho dúvida disso.
Ainda hoje ouso cantar orgulhosamente nosso hino, creio até que os alunos de hoje não saibam.
" NA MARCHA INCESSANTE DO PROGRESSO/OS CORAÇÕES VIBRANDO DE ARDOR/CAMINHAMOS DE PAR COM O SUCESSO/TRILHANDO AS VEREDAS DO LABOR/FORMAMOS COM LUTA E SACRÍFICIO/NESSA TERRA A VANGUARDA/INDUSTRIAL/SOMOS TODOS /IMÃOS EM OFÍCIO/ANSIANDO UM BRASIL SEM IGUAL/ GRANDES FORJAS DE HOMENS VIRIS/IMPRESSORA FIEL DE IDÉIAS SÃS/CELEIRO IMENSO DE ALMAS FEBRIS/SALVE ESCOLA DE JOVENS TITÃS...
Incorporando a letra de nosso hino e o sentimento de vitória, é que levo minha vida até os Z
Em 1972, o BLOCO UNIDOS DE JUCUTUQUARA, nasceu reconhecendo a importância da Escola para Jucutuquara e país. O que cantamos?...QUEM NUNCA VIU VAI VER AGORA/ESCOLA TECNICA ONDE APRENDÍ UMA PROFISSÃO E AGORA SOU FELIZ...E A VOCÊ QUE VEM NOS VISITAR MUITAS LEMBRANÇAS VAI LEVAR E VAI DEIXAR/POR CAUSA DISSO PODE SEMPRE APARECER/UNIDOS DE JUCUTUQUARA QUER VC.
Hoje ao comemorar 100 anos, nossa ETEFES será homenageada pela co-irmã Novo Império, mais uma vez Jucutuquara erra na estratégia.
Me sinto como se tivesse tomado um gol contra.

PARABÉNS FEDERAL/PARABÉNS MINHA ESCOLA QUERIDA...PARABÉNS LUZ DA VIDA DE TANTAS PESSOAS...PARABÉNS VIDA DE TANTA GENTE!!!

7 comentários:

  1. Ei, Devaldo, parabéns pela homenagem aos 100 anos da Escola Técnica. Apesar do seu rápido relato histórico, não concordo com o seu fechamento, entendo que a Instituição está sediada no Bairro Jucutuquara.
    Foi muito bairrista e limitado com algo tão importante para o Espírito Santo. Qualquer uma das co-irmãs poderia falar desta notável Instituição que tanto contribui para educação do futuro de nosso estado e até do nosso pais, tendo em vista, grandes nomes que por lá passaram, inclusive o seu. Mas, hoje não tem relação nem uma com a comunidade, se houve, foi em outro momento, onde não acompanhei. Mas reconheço a saudosismo do seu relato.

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi de uma outra forma o desfecho do texto.Entendi que o GRES Jucutuquara perdeu a oportunidade de participar de um momento histórico de uma Instituição que ao me ver não está apenas alocada no bairro. Ela faz parte da história dele sim. O que mudou na realidade foi o foco da própria Instituição. Nõa encontrei espaço para o bairrismo na citação. Acredito até que a escola de samba perdeu a oportunidade de ter a Instituição como seu enredo.
    Realmente qq uma das "co-irmãs" (detesto esse termo) poderia falar do enredo, mas só Jucutuquara faria isso de forma fidedigna pois tem (ou tinha) material humano que nenhuma das outras escolas desfrutam bem como conhecimento de causa para narrar fatos concretos sobre a história da ETEFES, CEFETES, IFES, ETV como queiram. Como esse blog é sobre carnaval achei muito oportuno o texto tocar na ferida e fazer refletir sobre isso. Porque é tão difícil Jucutuquara cantar sua história, suas coisas, sua verdade? Porque tentam na marra jogar toda a belíssima e verdadeira história para baixo do tapete?A quem interessa esse tipo de atitude?São questionamentos para que possamos refletir!

    ResponderExcluir
  3. É, quanto ao relato acima, da para compreender: " em um momento, onde eu não acompanhei!" Mais uma vez comprova-se o valor da história. É preciso pesquisar, não é só o que vemos e acompanhamos, é o que acontece, acontece muito, mas muito mais mesmo.Inclusive o desejo de homenagear a luz que a gigante federal proporcionou e proporciona ao bairro onde esta inserida.Parabéns a Novo Imperio que vai fazer bonito com enredo que ja é nota 10. E a coruja chora pelo excesso de azul e a falta da sua bandeira em momentos verdadeiramente importantes. Vergonha.

    ResponderExcluir
  4. Mancha,]

    A escola de Samba de "JUCUTUQUARA" perdeu por completo sua identidade.......

    É trite ver tanta falta de respeito....A última foi a Bandeira o dia enterro de ZE Kuruba............afinal até hoje se cante "VOLTA NESTA VITORIA COLORIDA, O NOSSO BLOCO, VAI DESFILAR NESTA AVENIDA, PARA ......."

    Estamos sem referÊncia ..........

    A Verdadeira NAÇÃO está cada dia mais se afastando da escola.........

    ResponderExcluir
  5. Eeeei, gostei do seu post, sou caloura do IFES colatina, indo pro 3º semestre e nós sabemos o hino sim, até hoje, ele é cantado de 15 em 15 dias após o hino brasileiro. E é fantástico o momento.

    ResponderExcluir
  6. e e ninguem falou de nego dadi...kakaka
    estes historiadores

    ResponderExcluir