sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

PEDRO SUZANA, A LIGA E O CARNAVAL!


A entrevista com Pedro Suzana faz parte das comemorações dos 04 ( quatro) anos do MANCHAFOLIA.
Sem mais delongas vamos à conversa.

PEDRO SUZANA, PARTE II

MF- Qual a imagem que Jucutuquara tem hoje para o vice-presidente da LIESES?
P S- A mesma imagem que eu tinha no tempo de Bernadete, ela me chama de eminência, eu a xingo, mas eu gosto dela. É minha amiga e não abro mão de ser amigo dela nada a ver, eu nunca perguntei a Bernadete o porque da eminência parda.
MF- Talvez ela quisesse falar o que eu disse, te achar poderoso...
P S – Acho que não, alguém levou alguma desinformação que gerou aquele mal estar, nós além de amigos somos policias, somos amigos de policia, tenho um carinho muito grande por ela, onde nos encontramos nos abraçamos, eu a beijo, é a maior festa.
MF- Eu bem que tentei alimentar aquela briga de vocês em busca de informações, mas o respeito existente entre ambos prevaleceu.
P S – Não, eu não iria à tréplica, só respondí o que devia e parou alí.
MF- Na verdade, eu estava buscando a informação, como todos sabem eu tenho uma briga antiga que é a defesa das notas do desfile da sexta feira, inclusive uso o bordão.. “RECOLHAM AS NOTAS DA SEXTA, ELAS NÃO SÃO LIXO”!
P S - Onde você achou isso, recolher as notas da sexta? ( nesse momento a entrevista se inverteu)
MF- Em lugar nenhum, mas em todos os lugares em que as notas não são recolhidas, estão errando.
P S – Então só você que está certo, é o dono da verdade?
MF- Das duas uma, ou só eu estou certo, ou o regulamento está errado. Defendo que o regulamento seja alterado para que vocês continuem fazendo o que fazem hoje.
P S – Mas não sou eu que altero, nesse caso seria uma ação dos presidentes que compõem o Conselho Deliberativo da Liga.
MF- Algo tem que ser feito, pois o regulamento não permite que o  jurado sequer atenda celular ou vá sozinho ao banheiro, outra coisa, não pode abandonar a cabine sem que o envelope  seja LACRADO E RECOLHIDO, é isso que diz o regulamento.
Não entendo isso tudo se o jurado leva as notas para casa e só dá as notas no outro dia, fora do clima do desfile.
P S- Mas isso acabou agora, porque também vamos alterar a forma de desfile. No carnaval de 2013, serão recolhidas as notas da sexta feira, sábado e também na quinta, e em 2014 já não haverá esse problema pois serão desfiles distintos.
MF- Não vou sequer reivindicar o mérito dessa decisão... rsrsrs
P S- Muito pelo contrário, na hora da votação foi dito que essa é uma reivindicação sua antiga e a LIGA entendeu que deve tentar.
MF- Não culpo a liga por algumas distorções existentes em nosso regulamento, mas aos presidentes das agremiações que só lembram-se do regulamento quando se sentem prejudicados. Quanto à preocupação com os empates, existem muitos critérios para desempate, e se for necessário, que outros sejam criados.
P S – Há preocupação, mas que venham os problemas pois estamos preparados para resolver. Hoje há uma maturidade maior entre os presidentes das agremiações que se preocupam hoje também com o todo.
MF- A LIESES tem autonomia para a organização do desfile?
P S – A LIESES tem total autonomia para a organização do desfile, tudo que levamos para o Conselho tem sido aprovado, a executiva hoje tem credibilidade.
MF- E a política?
P S- Nosso estatuto não permite  que a LIGA se manifeste, se a LIGA se manifestar a diretoria executiva pode ser cassada automaticamente. A LIGA pode ouvir todos os candidatos, mas não se pronunciar favorável.
MF- Algumas pessoas acham nosso modelo de organização ultrapassado, seja na estrutura física, verba, venda de ingressos, retorno, o a LIESES teria  a dizer?
P S – Vamos começar pela estrutura física, essa é de responsabilidade da Prefeitura. Prefeitura é responsável pela montagem dos camarotes, cercas, as torres, ingressos, tudo isso é com as secretarias de obra e cultura. A liga já tentou por várias vezes  junto à prefeitura ficar com essa responsabilidade, vez que; muitos erros ocorrem todos os anos, e a culpa só recai sobre a LIGA, vendas de camarotes, ingressos, mesas, não é com a LIGA. Nossa responsabilidade está na organização artística do desfile. Da concentração até a última faixa da pista, essa é de nossa responsabilidade. Talvez a melhor organização de todo o país, você não vê no Rio de Janeiro nem em São Paulo, uma organização tão grande. Você não é atrapalhado por repórter, segurança, você tem a pista livre para desfilar. Isso a LIGA não abre mão, as escolas levam dez meses se preparando, no dia do desfile todo mundo quer ser o Otelo na avenida, e damos condições para que seja assim. Se algum dia a Prefeitura entender que deve passar toda a responsabilidade para a LIGA, saberemos o que fazer.
MF- E esses jurados, de onde eles vêm?
P S – Os jurados, todos  são de São Paulo, alguns julgam o grupo Especial de São Paulo, acesso e até segundo grupo, alguns julgam em Santa Catarina, a mesma equipe que julga aqui, são todos eles estudiosos de carnaval, cultura, nenhum deles está abaixo do segundo grau, todos com um Curriculum que é apresentado e aprovado pelos presidentes das escolas. A  LIGA durante esses quatro anos teve duas ou três reclamações de jurados, duas da MUG e creio que uma da Novo  Império por escrito. Deve ser assim porque analisamos e encaminhamos para o coordenador da comissão de jurados que também analisa e nos responde.
MF- O carnaval Capixaba já está preparado para o jurado Capixaba? Ou o jurado Capixaba já está preparado para o nosso carnaval?
P S- Não, existe muito bairrismo, muito protecionismo, tivemos exemplo no primeiro ano do mandato tentamos fazer um corpo de jurados daqui, foi uma decepção total. Então a partir daí, não foi nem a LIGA, se fosse pela Liga teríamos dado uma formação e criado nosso corpo de jurados, mas os presidentes por unanimidade vetaram jurados Capixabas.
MF- Nosso jurado é incompetente ou desonesto?
P S – Nem incompetente nem desonesto, talvez não esteja preparado ao nível que o carnaval se encontra, no Rio de Janeiro, São Paulo, são seis meses de formação, e isso tem custo, temos trazer pessoas de fora e até de nosso meio para dar os cursos, a liga não reprova julgador daqui.
MF- Não está na hora de preparar o julgador daqui?
P S-  De repente quando a LIGA tiver mais autonomia financeira sim. Sem recursos, nada feito, porque se você vai fazer uma formação dessa e pede ajuda pública, sempre vai haver indicação. Entendemos que o julgador terá que ter o interesse e isenção. Quem vem de fora, vê MUG, Jucutuquara, da mesma forma que vê Imperatriz, Pega, Barreiros...
Jurado erra como todo mundo erra, agora, são humanos, por má intenção não percebemos, do contrário a LIGA já teria tomado providências.
MF- Pedro, 2010, o que aconteceu naquela concentração?
P S- Aquela concentração de 2010 foi intransigência da diretoria de Jucutuquara, eu estive no local, o Presidente da LIGA esteve no local, o diretor de carnaval esteve no local, conversamos com Maurinho que era diretor de carnaval da Jucutuquara, com Fabinho que era vice Presidente, e quando fomos conversar com Bernadete já era mais de dezoito horas, então a intransigência foi da Jucutuquara, por isso ela foi penalizada, e nós não retiraríamos a punição dela em hipótese alguma, assim como punimos a Tradição Serrana por ter deixado um carro perdido lá no meio. Podem reclamar, podem falar, não houve nenhum tipo de perseguição a Jucutuquara, a LIGA só olha em cumprir aquilo que o regulamento determina.
MF- Dentro desse episódio creio que tenha havido distorções no julgamento das escolas que vieram depois de Jucutuquara, observamos muitos problemas no desfile dessas escolas e os jurados não os apontaram, o que houve?
P S – Elas foram julgadas em todos os quesitos, as notas estão lá, até porque essa alegação de que a piedade não foi julgada, quero perguntar a você, como é que alguém pode ter essa capacidade de subir nas cabines onde nem o diretor de carnaval tem acesso e pede para não julgar uma escola? Só quem entra na cabine do julgador é o presidente da LIGA para recolher as notas porque se der algum problema com o julgador, ele vai até a porta da cabine mas não entra. Tanto é que houve isso no passado com aquele cidadão do Rio de Janeiro ( Dionisio) que trazia o corpo de julgadores de lá, ele adentrou nas cabines, foi onde eu partí e paguei pra ele uma geral, ele aí mandou carta dizendo que eu não era confiável, lógico que não era, pois não iria participar nunca de um tipo de sacanagem daquela que ele queria fazer no desfile. Quando disse que iria me interpelar judicialmente e estou esperando até hoje, porque a desonestidade não foi minha e sim dele. Porque ele não podia entrar na cabine do jurado.
MF- Pedro, algo que sempre quis te perguntar e nunca o fiz, o episódio dos Brasões que Jucutuquara usou em 2008 quando homenageava nossa ilha?

ESSA RESPOSTA VOCÊ TERÁ NO PRÓXIMO CAPÍTULO!

2 comentários:

  1. Sinceramente! Entrevista totalmente vaselina, A eminencia parda nada respondeu. A Oiedade foi beneficiada sim, pois a única que não foi punoda por portar objetos na a venida. O pessoal do pedro que fica na pista foram os unicos que não virão, ao passo que toda a imprensa viu e publicou, tanto que no ano seguinte tentaram sensurar a mprensa na pista e a prefeitura anunciopu que foi decisão do Vice presidente em colocar a imprena num curral porque ela precisa ser educada. aquele regulamente estava e continua equivocado. Quero saber qual a desculpa que ele dará em proibir esculturas repetidas na avenida. As escolas tem dinheiro para se darem a este luxo? Espero que a segunda parte desta entrevista seja mais real. Os presidentes votam sob coação mesmo, se não obedecerem estão ferrados. E no ano que teve jurados capixabas a verdade é que eles não aceitaram dar o campeonato para a barreiros por que a escola não merecia. Vergonhoso.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Mancha além da historia dos brasões da Jucutuquara, pergunte tbm sobre os envelopes violados do carnaval 2010. E porque o tão respeitado Pedro Zuzana que chamou o mestre Dionizio de desonesto, traiu o Nunes que era presidente da liga para apoiar o Rogerio Sarmento e comprou o Voto da Neuzinha ,presidente da Pega e do Zé de Anália então presidente da são Torquato. E porque ele mantem a Sara Passos vigiando as finanças da Liga? O carnaval capixaba não esta crescendo e nem vai crescer dessa forma, porque é muita sujeira em baixo do tapete. A BAND comprou o carnaval capixaba e onde esta o dinheiro? Onde está tbm o dinheiro da venda dos camarotes e das arquibancadas quando aparecerá. Enquanto isso as escolas ficam fazendo das tripas coração e o sr Pedro Zuzana fazendo carnaval sem noção, equivocado e só pensando em punir as escolas. Por estes motivos que muita gente honesta e que sabe fazer carnaval com respeito está se afastando.

    ResponderExcluir