segunda-feira, 30 de agosto de 2010

BABADO FORTE !!!


No último sábado dia 28/8 aconteceu no Caxias a escolha de samba da Imperatriz do Forte, foi um show de organização que culminou com a incontestável escolha de um lindo samba para o carnaval 2011. Compositores: Edmundo Aylor, Sergio Anderson e Junior Caprichosos

"Do barro a surgir, num toque moldar. Num ladrilho a história a arte criar"

O sopro divino!
A IMPERATRIZ nos leva a sonhar;
Uma imagem de barro;
A criação humana história milenar;
De onde vim? Quem eu sou? Pra onde vou?
Segredos a desvendar;
Nessa avenida minha escola vem contar;
Entre, Tigres e Eufrates;
Deuses são elementos naturais;
Surgem no fundo do mar;
Lendas antigas a revelar!


Com a minha fé;
O FORTE é um templo sagrado;
Num toque de moldar;
A VERDE e ROSA, transformar.


Nas mãos do artesão; O mestre Vitalino, usou a imaginação; Assim deixou o seu legado; Seu nome é lembrado, no cenário mundial; Na evolução da arte e na ciência; Dádiva do criador; Presente na natureza; Na vida só temos a certeza; Do pó viemos; E um dia retornaremos...

Meu senhor que fez o BARRO, a vida;

movimenta e estrutura, a criação;
Bate no peito, sacode BATERIA;
Sou FORTE São João.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

CONVITE



ANIVERSÁRIO DA ESCOLA DE SAMBA INDEPENDENTES DE SÃO TORQUATO ENTRADA: 2 KILOS DE ALIMENTO NÃO PERECIVEL. Quimeras DIA: 11/09/10 - ÀS 22 Hs LOCAL: QUADRA DA ESCOLA


terça-feira, 24 de agosto de 2010

...EU ACREDITO !!!

O presidente da LIESES Rogério Sarmento vem se movimentando em todos os setores para que Vitória tenha um grande carnaval em 2011.
Eu acredito no sucesso do carnaval, porque conheço potêncial de trabalho do presidente, por ter feito parte de sua diretoria em Jucutuquara, e em minha avaliação, Rogério foi o maior construtor de carnaval que Jucutuquara ou o carnaval capixaba já teve.
Fica o alerta, que não depende somente de Rogério para que nosso carnaval seja um sucesso, alguns presidentes têm que abandonar velhas páticas e pensar além de suas instituições, é preciso pensar CARNAVAL.

PRESTIGIANDO A IMPERATRIZ!!!

Rogério Sarmento e esposa, Yamara e Nirlan Coelho

NO TIME DA IMPERATRIZ

O presidente da Imperatriz do Forte Marco Aurélio, não está brincando com seu projeto de crescimento da Escola, levou para seu time Marinilce Pereira que ultimamente vem desenvolvendo uma pesquisa sobre a logística do carnaval, o que implicará em economia e eficiência quanto aos custos de quem tem que apresentar muito gastando menos.
Uma bela aquisição.
Vale ressaltar que Marinilce é a idealizadora do Projeto "Carnaval sem bandeiras" que traz em seu bojo oficinas onde se discute dentre outras coisa, harmonia.
O resultado do trabalho apresentado nas oficinas para o carnaval 2010, ensejou a Marinilce o convite para que viesse a compor o grupo de trabalho da Imperatriz do Forte.
Parabéns e mãos à obra!!!

SAMBA É SAMBA....E SÓ !


AQUÍ...ALÍ...ACOLÁ... É SÓ SAMBA...

FOTO QUE FALA !!!

ONDE ESTÁ O PROBLEMA?
Muito bonita a festa da "UNIÃO" entre a Imperatrz e Andaraí, nesse sábado dia 28, a festa continua com a final da escolha do sanba da Imperatriz do Forte apartir das 21:30 hs. Reencontrei muita gente boa do samba e reformo o convite.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

...A FILA ANDA...




BRUNO E THALITA PODEM DESEMBARCAR NA IMPERATRIZ, NEGOCIAÇÕES PROSSEGUEM...

Enquanto por aquí...

ACREDITE SE QUIZER... TUDO COMO DANTES NO QUARTEL...


Mas estou ..."SEM TEMPO PARA COMENTAR"

...TUDO COMO UM DIA APÓS O OUTRO...

PARABÉNS MUG !!!


Um dos sambas capixabas mais bonitos que ja ouví nos últimos tempos, fica a certeza de que quando a MUG entrar na avenida, nada ficará no lugar. Já não aguentava mais as mesmices das linhas melódicas.


"Mocidade a cerevísia que contagia"
Compositores: Diego Nicolau, Maurício Bona, Claudinho Vagareza e Thiago Brito

Me abraça e me beija, amor
Vamos brindar nossa felicidade
Hoje eu quero teu calor
"Bebemorar" com a minha Mocidade

Lá vou eu (lá vou eu)
Sob o sol me embriagar ... pra te contar
E ofereço aos Deuses
Essa receita de sucesso milenar
Virou nas areias do tempo, um famoso invento
Saboreado ao bel-prazer
E na Idade Média evoluiu
A Europa difundiu a essência do sabor
Mas o Novo Mundo já bebia
Festejava a magia
Que ao mundo encantou

"Êta" terra bonita, tudo dá
"Seu Caminha" escreveu, não tem como negar
Mas será que provou do que o índio serviu?
E delirou na euforia do Brasil


O imperador trouxe o tesouro
Em meu país se instalou e ficou
Na travessia dos fujões ... Bebedores, beberrões
E a côrte inteira se esbaldou
O povo aderiu, a fama cresceu
Cerveja virou paixão nacional
No bar, batucada ... É loura gelada!
Pra acompanhar o carnaval
Beba e aprecie com moderação
Mas dê a vez na direção.


segunda-feira, 9 de agosto de 2010

HARMONIA EM SOL MAIOR !


HARMONIA 2
...Continuando nossa conversa, nossas Escolas não dão o devido valor no que tange à condução da agremiação na avenida, muitas trabalham duramente durante todo o ano e quando chega na avenida, joga o trabalho todo no lixo, por não conhecer os quesitos alguns por se colocarem acima dos mesmos e até da agremiação. Já vi de tudo em termo de condução na avenida, assistí renomado carnavalesco assumir e travar a agremiação, onde seu papel era pura e simplesmente desenvolver o tema, muito bem, como temos muitos diretores porra-louca, esse tipo de profissional acaba transformando a Escola em refém de seus caprichos. Por outro lado, temos meia dúzia de pessoas, que vão ao Rio de Janeiro, assistem um ensaio técnico, e voltam de lá "DIRETORES DE HARMONIA", eu não sei como funciona lá, mas os camaradinhas voltam chingando que é uma beleza...
Assistir desfile em Vitória é de doer, são passagens sonolentas, Escolas que passam sem nehuma vibração, e aí os condutores não sabem o que fazer. talvez porque ensaiaram muita música baiana, xuxa e outras coisas...com certeza o andamento não é o de avenida.
Estão começando as escolhas de samba, esse é o momento para falar de, música, arranjo, compasso,Tempo...hora de definir entre o gritar e cantar. Momento em que devemos falar de harmonia, sem Xuxa,música baiana,junina...na próxima matéria, estaremos organizando as idéias,e quem sabe,uma escola do tamanho de Jucutuquara, não passe na avenida apenas arrastando um refrão?
É hora de dar um tempo...no achismo,ridiculismo,ilusionismo,idiotismo...e sacudir de verdade esse carnaval.
Na próxima, é harmonia pra valer.
Vem comigo!

Mancha.


sexta-feira, 6 de agosto de 2010

PARABÉNS PRA VOCÊS...


Hoje é dia de festa para Danilo e Mereco, ambos aniversriando e que essa sexta feira se repita por muitos anos para ambos.


Beijos nos corações!!!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

HARMONIA NA CLAVE DE FÁ

HARMONIA 1
Hoje começamos nosso bate papo sobre harmonia, cada conversa vai ser batizada por um símbolo musical, seja ele uma pausa, nota,clave...qualquer símbolo. Como sempre digo, não tenho a intenção de ser o melhor, mas tenho um princípio em harmonia doméstica que deu certo, e rompe com a estrutura e filosofia antiga de nosso carnaval. Essas conversas também não terão conotação de agressão a quem quer que seja, embora antecipadamente possa assegurar que algumas pessoas se sentirão atingidas, também é possível que alguns companheiros e outros nem tão companheiros assim, se sintam ultrajados em suas vaidades, mas não estou preocupado com isso.
Diretores em várias ESCOLAS, entendem que harmonia é pegar o roteiro do carnavalesco, colocar o povo na sequencia e começar a gritar, chingar e tudo mais na avenida, ou distribuição de camisas para amigos parentes e colaboradores. Harmonizar o desenvolvimento de uma Escola na avenida, também é papel da equipe de harmonia, mas não é a atribuição maior, ou não deveria ser. Cabe salientar que a condução e movimentação da Escola na avenida é julgada num outro quesito, "EVOLUÇÃO". Conforme o regulamento a Agremiação deve evoluir para a frente, sempre, hoje a Escolas marcham, dá o sinal verde, é como gado indo para o matadouro, isso porque os condutores dificilmente tem a Escola na mão e digo isso diretamente para as GRANDES.
Com muito trabalho, pelo menos nas Escolas onde passei, tenho promovido alguns debates, pois o importante no momento é mudar a filosofia de harmonia existente, acabando com a cultura da distribuição de camisas, e fazer com que as pessoas entendam qual é seu papel na avenida. Isso parece simples mas não é, principalmente em agremiações em que todos mandam, desde CONSELHEIROS, filhos, parentes amigos, mais a diretoria, e os medalhões.....UFA!!!, ainda não foi dessa vez que falei em harmonia, pois até aí só falei em condução das Escolas na avenida... Na próxima matéria, vou falar de uma agremiação, que saiu com 245 pessoas na harmonia, uns 30 direção, mais uns 100 amigos do rei...e com esse povo todo a Escola perdeu o carnaval por um pontinho, por não ter ninguém para colocar os carros para dentro do estacionamento no tempo certo. Ah! ia esquecendo, foram 23 rádios...daqueles que na hora que mais precisamos não funcionam... Calma!!! nossa conversa ainda vai chegar na harmonia, se bem que para alguns iluminados, harmonia é isso aí...
Não percam a próxima...

Mancha.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

"DO BARRO A SURGIR, NUM TOQUE MOLDAR...


...DO LADRILHO A HISTÓRIA A ARTE CRIAR".
Aquí começo efetivamente meu trabalho na IMPERATRIZ DO FORTE. Sem a pretenção de ser o iluminado, ungido, ou rei da cocada verde e rosa. venho com espírito agregador, não em torno de mim, mas ao projeto da ESCOLA. Quero deixar patente, o orgulho que sinto por ter sido convidado à assinar a harmonia da imperatriz, não pela imposição ou força de poder, mas pelo somatório do que tenho construido ao longo dos carnavais.Confesso que nunca construí um projeto solitário, e como socialista sou adépto da construção coletiva, onde todos têm o mesmo tamanho e importância. Quero também parabenizar à direção da Imperatriz, por ter levado para somar, a companheira Marinilce Pereira, uma das poucas pesquizadoras que desenvolve um trabalho em torno da logística do carnaval. Apartir de agora até o carnaval, vou estar postando opiniões pessoais sobre a harmonia que se pratica em nosso carnaval, abrindo assim um debate para que juntos possamos construir um trecho dessa estrada do carnaval capixaba.