terça-feira, 3 de agosto de 2010

HARMONIA NA CLAVE DE FÁ

HARMONIA 1
Hoje começamos nosso bate papo sobre harmonia, cada conversa vai ser batizada por um símbolo musical, seja ele uma pausa, nota,clave...qualquer símbolo. Como sempre digo, não tenho a intenção de ser o melhor, mas tenho um princípio em harmonia doméstica que deu certo, e rompe com a estrutura e filosofia antiga de nosso carnaval. Essas conversas também não terão conotação de agressão a quem quer que seja, embora antecipadamente possa assegurar que algumas pessoas se sentirão atingidas, também é possível que alguns companheiros e outros nem tão companheiros assim, se sintam ultrajados em suas vaidades, mas não estou preocupado com isso.
Diretores em várias ESCOLAS, entendem que harmonia é pegar o roteiro do carnavalesco, colocar o povo na sequencia e começar a gritar, chingar e tudo mais na avenida, ou distribuição de camisas para amigos parentes e colaboradores. Harmonizar o desenvolvimento de uma Escola na avenida, também é papel da equipe de harmonia, mas não é a atribuição maior, ou não deveria ser. Cabe salientar que a condução e movimentação da Escola na avenida é julgada num outro quesito, "EVOLUÇÃO". Conforme o regulamento a Agremiação deve evoluir para a frente, sempre, hoje a Escolas marcham, dá o sinal verde, é como gado indo para o matadouro, isso porque os condutores dificilmente tem a Escola na mão e digo isso diretamente para as GRANDES.
Com muito trabalho, pelo menos nas Escolas onde passei, tenho promovido alguns debates, pois o importante no momento é mudar a filosofia de harmonia existente, acabando com a cultura da distribuição de camisas, e fazer com que as pessoas entendam qual é seu papel na avenida. Isso parece simples mas não é, principalmente em agremiações em que todos mandam, desde CONSELHEIROS, filhos, parentes amigos, mais a diretoria, e os medalhões.....UFA!!!, ainda não foi dessa vez que falei em harmonia, pois até aí só falei em condução das Escolas na avenida... Na próxima matéria, vou falar de uma agremiação, que saiu com 245 pessoas na harmonia, uns 30 direção, mais uns 100 amigos do rei...e com esse povo todo a Escola perdeu o carnaval por um pontinho, por não ter ninguém para colocar os carros para dentro do estacionamento no tempo certo. Ah! ia esquecendo, foram 23 rádios...daqueles que na hora que mais precisamos não funcionam... Calma!!! nossa conversa ainda vai chegar na harmonia, se bem que para alguns iluminados, harmonia é isso aí...
Não percam a próxima...

Mancha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário