sábado, 19 de novembro de 2016

OPOSIÇÃO RECONHECE DIREÇÃO DA LIESES, SE RETRATA, PEDE DESCULPAS À COMUNIDADE DO SAMBA E PEDE UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA GRAVAR.



Antes tarde que nunca, depois de muitos dias emperrando os preparativos para o carnaval  2017, as escolas que se dizem oposição resolveram hastear a bandeira da paz, reconhecendo que exageraram na dose. Reconhecimento veio também ao se desculparem junto às suas comunidades, sociedade capixaba, escolas que cumpriram os prazos, bem como à direção da LIESES, o que me leva a crer que a direção da LIGA esteve correta durante todo tempo dentro desse processo. 
Partindo deste gesto de humildade ou estratégico, as agremiações solicitam a oportunidade para gravar. A LIESES já recebeu oficialmente o documento com as assinaturas de todos os dirigentes oposicionista, como o documento trata da gravação, não entendo porque Jucutuquara assinou, uma vez que o samba da agremiação está gravado dentro do prazo estabelecido. 
Espero que essa seja uma página virada e que até o carnaval falemos apenas  de carnaval, o tempo perdido é irreversível e quem vai mesmo fazer carnaval terá que encontrar uma energia extra, bem como motivação.
Todos aprendemos com este episódio, lamentável os presidentes, as comunidades que ainda não sabem a força que têm, a própria LIESES que deve rever seu estatuto para que nele constem sansões que inibam ações com interesses subjetivos que não se justificam, conforme nos dá a entender o documento feito pela oposição.
Conheçam o teor do citado documento assinado pelos presidentes da Boa Vista, Pega no Samba, Barreiros, Chegou o que faltava e Jucutuquara ( que já gravou):


"TERMO DE DECLARAÇÃO E RECONHECIMENTO

Nós Presidentes do Pega no Samba, Barreiros, Jucutuquara, Boa Vista e Chegou o que Faltava, afirmamos que fomos notificados a tempo do dia para última etapa da gravação do CD e DVD das Escolas de Samba Capixaba do ano de 2017 e em deliberação exclusiva dos presidentes das Escolas MUG, Piedade, Rosas de Ouro, Andaraí, São Torquato, Tradição Serrana, Imperatriz do Forte e Novo Império, vimos nos retratar com a LIESES na pessoa do Presidente Rogério Sarmento e sua Diretoria e toda Sociedade amante do Samba Capixaba.

Em prol do bem melhor para o Carnaval Capixaba e em respeito aos foliões, enxergamos que o momento é de União entorno de todas as Escolas de Samba, para que possamos continuar desenvolvendo belos desfiles.

No mais, nos colocamos à disposição da LIESES e das demais agremiações que cumpriram agenda solicitada, e se possível, com tempo hábil, que seja marcada uma nova agenda de gravação para o intérprete oficial das nossas agremiações finalizaram essa etapa que ficou faltando".

domingo, 13 de novembro de 2016

COMUNIDADES NÃO ENTENDEM O TAL BOICOTE ÀS GRAVAÇÕES E FICAM NO VENENO COM SEUS PRESIDENTES.




A LIESES em respeito às agremiações que cumpriram o prazo para as gravações, informou em sua página que a próxima fase das gravações será a prensagem.
O que entristece é que as escolas que não gravaram anunciaram festivamente através de um jornal de grande circulação um boicote às gravações, mesmo estando  nos bastidores tentando voltar ao estúdio. Anunciar boicote em "solidariedade" a uma agremiação, além de me parecer pouco inteligente soa como meia verdade. O grupo oposicionista aguardou até o julgamento de uma liminar que extinguiu o processo e depois  a decisão do MP.  Para não dizer que houve má fé, prefiro entender falta de profissionalismo e respeito com o dinheiro público, vez que; a Prefeitura Municipal de Vitória é quem está bancando o projeto. É como se eu fizesse uma festa e parte dos convidados resolvessem acabar com ela, exatamente assim, as escolas gravaram a primeira e segunda fase deixando de comparecer na última, tentando usar a gravação como instrumento de pressão para alcançar seus objetivos políticos, porém também não deu certo.
Nem tudo são flores na dita oposição, Jucutuquara gravou ( talvez por medida de segurança), restou o Barreiros, Chegou o que faltava, Pega no Samba e Boa Vista, quatro agremiações importantes que estarão fora das gravações por decisão de suas presidências ao aderir um boicote ao carnaval de Vitória e às próprias comunidades, num embate político  em que  as mesmas não participam.
Outra coisa que me surpreende é que não vejo reação dos compositores que tiveram seus trabalhos sacados da mídia, os diretores de harmonia que também perdem uma ferramenta importantíssima para o seu trabalho.
Lembro ainda da luta que travamos a muitos anos atrás para gravarmos os sambas das Escolas, foi uma festa, um marco na história de nosso carnaval e agora vemos os "novos" presidentes sem nenhum compromisso com a preservação das conquistas, travarem suas batalhas usando como arma infelizmente o samba.

sábado, 12 de novembro de 2016

COMUNIDADES DO SAMBA SÃO TRANSFORMADAS EM MASSAS DE MANOBRA NA GRANDE VITÓRIA.

Os maus exemplos políticos na relação com o "povo", chega às Escolas de Samba, políticos depois de empoderados através do voto em todas as instâncias se acham donos dos municípios ,estados e do país.
Agora os presidentes de Escolas de Samba aqui da Grande Vitória  seguem o mesmo caminho, se apoderaram das Escolas e comunidades não passam de massas de manobra. Vejam bem o que aconteceu em relação à gravação do CD/DVD, as Escolas mobilizaram as comunidades e levaram-nas primeiro para a gravação das baterias e depois dos corais, muita gente passou sêde e outros gravaram no horário de almoço. Pois bem, muita alegria emoção e sentimento de dever cumprido, quando do nada os presidentes de cinco escolas anunciam que não iriam gravar e não enviaram seus intérpretes  para fechar a gravação, à exceção de Jucutuquara que alega que Kleber Simpatia gravou sem autorização do "poder", Jucutuquara comunicou à LIESES através de seu presidente que a escola não faria parte das gravações, o  que  indignou àqueles que foram ao estúdio e não vêm motivo plausível para ficar de fora, o que fez a direção recuar da decisão. As outras Escolas são: Chega Mais, Chegou o que faltava, Boa Vista, Barreiros e Pega no Samba.
Será que as diretorias dessas agremiações entrariam na avenida sozinhos? Com certeza não, então as comunidades têm pelo menos o direito de saber porque foram enganadas ao serem levadas para uma gravação, quando na verdade estavam dentro de um jogo político cujo apito final foi dado pelo MP na última quarta feira dia 09/11 à tarde. Só sobrou o veneno.

Devaldo Baptista dos Santos./Mancha.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

APESAR DE TUDO, VAI TER DESFILE NO CARNAVAL DE VITÓRIA.

Apesar...
Venho parabenizar a Promotora de justiça do MP-ES  Arlinda Maria Barros Monjardim, que colocou um ponto final na batalha judicial que vinha emperrando os preparativos das Escolas de Samba  para o desfile no carnaval de Vitória.
O povo não aguenta mais política e politicagem em todos os níveis, muito menos no carnaval, por esse fato o despacho da promotora soou como uma bela valsa num aniversário de 15 anos. Não vou me aprofundar na questão, nem fazer juízo de valores, não me interessa quem está certo ou errado pois pra mim, sempre estará errado aquele que inviabilizar a folia.
Não altera meu humor, ranços pessoais ou diferenças políticas, o fato é que ontem correu um rio de veneno cortando a ilha de fora a fora, na outra margem tambores ecoando na simplicidade de quem quer desfilar o orgulho, paixão e o amor pela sua agremiação. triste saber como alguns presidentes estão conduzindo essa disputa política, a despeito das comunidades, agem como se as escolas fossem deles, ao ponto de tirar a agremiação das gravações do cd/dvd.
Enfim, o carnaval venceu mais uma vez pois ainda existem pessoas de bom senso no judiciário e fora dele.
Parabéns Dra. Arlinda.
Vida que segue!

Mancha.