quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

PORQUE OS PRESIDENTES DAS ESCOLAS DE SAMBA CAPIXABAS PREFEREM JURADOS PAULISTAS?


Vamos tentar entender porque nosso carnaval não avança; para quem trabalha com os quesitos nas escolas, o que há de mais importante que as notas máximas, são as justificativas dos jurados apontando falhas técnicas para que sejam corrigidas para os próximos eventos, E QUANDO OS PRESIDENTES INVIABILIZAM ESSA POSSIBILIDADE?
Explico, o carnaval de escolas de samba capixaba é uma cópia precarizada do carnaval carioca. Busca-se carnavalescos no Rio de janeiro, compositores, intérpretes, casais de m/s e p/b, compra-se samba pronto por lá, importamos ritmistas, copiamos o regulamento  carioca, o caderno do jurado é baseado no caderno dos jurados cariocas e aí pasmem, OS PRESIDENTES DAS ESCOLAS DE SAMBA QUEREM JURADOS PAULISTAS.
O capixaba frequenta as quadras cariocas, as escolas compram todos os materiais no Rio de janeiro, por que será que os jurados têm que ser paulistas? Faço esse questionamento com a tranquilidade de quem vê nosso carnaval patinando e dando passos para trás. Não vou fechar esse texto sem registrar que Robertinho da MUG foi o único presidente que votou por jurados cariocas, será que é porque o Robertinho não entende nada?
Enquanto as cabeças dentro das agremiações continuarem pensando mesquinhamente e sem compromisso com o todo do carnaval, vai continuar esse conflito, nem capipaulista, nem capirioca.
É possível que os presidentes frequentem as quadras da Gaviões, Império de Casa Verde, Tucuruvi, e nós não saibamos, devem frequentar também os ensaios técnicos por lá daí o encanto e o sonho de transformar nosso carnaval através da ótica paulista.
Espero que algum presidente se manifeste e justifique a escolha, duvido que algum deles faça isso, pela simples falta de argumento.
Entenderam?
Não?
Então não façam bico  pois não estou nem aí.
Depois das justificativas eu volto nesse tema.


Mancha. 

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

EU NASCI CORUJA, VOCÊS VIRARAM CORUJA...AÍ ESTÁ A DIFERENÇA...



Genivaldo Monteiro Alves15 de fevereiro de 2016 23:55
É muito bom saber que ELES estão de volta, pois assim tenho meu caminho livre para seguir com aquilo que gosto de fazer seja em Jucutuquara ou em qualquer outro lugar, porque o que  eles não sabem é que não quero aparecer nem preciso, já alguns dos que se dizem Nação... vc me acompanhou em São Torquato e viu o quanto trabalhamos por lá, muitos hoje têm que respeitar o trabalho que ai esta feito e tentar mantê-lo, graças a Deus não preciso provar nada pra nenhum deles, continuo DIZENDO 'VOLTEI POR MINHA MÃE, FIQUEI COM DITÃO E DEPOIS COM A CONTINUAÇÃO DO TRABALHO COM MANO GINHO', agora a escola esta ai de volta de cabeça erguida , "UNIDOS SOMOS UMA NAÇÃO MAIS FORTE", mas acho que os que tem a solução para o problema tem mais que assumir mesmo; Caso vençam a eleição espero que sigam em frente e não se acovardem como ja fizeram, claro que tenho que agradecer algumas pessoas que ajudaram a administração de Ditão e Mano Ginho, sem o interesse de aparecer na janela.
Feliz em saber que participei de mais um trabalho sério na Jucutuquara, e para aqueles que acham que irão me derrubar, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, fiquem despreocupados a VAIDADE É SÓ DE VCS , que não são e jamais serão CORUJAS de verdade.

Só para te lembrar "EU NASCI CORUJA , vc virou ."

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

A VERDADE SOBRE AS MADEIRAS.


A liga distribuiu madeira para todas as escolas, o que ocorre é que tem “CONSELHEIRO” de Jucutuquara esbravejando e espalhando que o presidente da LIESES distribuiu madeiras que eram destinadas à Unidos de Jucutuquara. Isso não procede, o presidente Rogério Sarmento esteve em Linhares e foi apresentado por Antônio Pepino ao presidente do Sindicato dos Moveleiros na sede do Sindicato, Rogério pediu ajuda para “as escolas de samba”, no que foi atendido, tendo o presidente dos Moveleiros lamentado que o pedido tivesse sido feito muito próximo, se comprometendo a ajudar mais para o carnaval de 2017.

Em Jucutuquara continua tendo gente falando demais.

domingo, 14 de fevereiro de 2016

UNIDOS DE JUCUTUQUARA, OU VAI OU RACHA OUTRA VEZ...



Depois de minha reclusão durante o período do carnaval oficial, hoje resolvi colocar a cara preta na rua, e para  minha surpresa não se fala em outra coisa que não seja eleição em Jucutuquara. O interessante é que nada muda no processo, tem um grupo que manda prender e soltar nessa escola, numa eleição eles transformam uma pessoa em bandido e na outra a mesma pessoa é o herói ou a heroína, a justificativa? Agora nós queremos, mas isso só acontece porque as pessoas se submetem a esse tipo de julgamento.
Ao mesmo tempo em que transformam em herói o outrora bandido, também invertem o processo e o herói do presente será defenestrado como o bandido da vez, porque? Isso não vem ao caso, em algum momento o interesse de alguém foi contrariado.
Eu entenderia a posição dos nobres companheiros, se estivessem justificados pelos resultados, pelo não cumprimento do estatuto etc..., mas também não é isso que interessa, nem mesmo prestação de contas, até porque ninguém presta contas nessa escola, por quê? Porque não vem ao caso, não interessa.
Mais uma vez haverá uma queda de braço e mais um racha se anuncia, mas fazer o que? Em Jucutuquara os ovos nunca couberam no mesmo cesto, só tenho a ressaltar o seguinte, o mesmo grupo que dá as cartas em Jucutuquara, é o que ia tirar a escola da  avenida sob alegação de que a Escola havia se transformado num monstro ante a dívida que possuía, parece que a mesma se exauriu num passe de mágica, pois nunca mais se falou na tal dívida e aqueles que não viam saída viram a escola ressurgir num quinto, quando eles a  depreciaram , um terceiro  e dois segundos lugares. Não reconhecem a importância de Genivaldo, Ditão e Mano Gim no processo de reaglutinação  na agremiação, sabem porque? Muitos deles vazaram com medo de afundar e eles sabem,  engenheiros de obras prontas não precisam carregar pianos.
Entenderam?
Não?
Olha a minha cara de preocupado...

Mancha.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

CARNAVAL SÓ AVANÇARÁ COM UMA LIESES SEM RACHAS.




Nosso carnaval poderia ser melhor se houvesse menos disputas internas no órgão organizador, ou se alguns dirigentes  focassem no trabalho de suas agremiações, pois perdem muito tempo maquinando sub – informações numa tentativa de esconder suas incompetências e desestabilizar a direção da LIESES afim de fortalecer projetos pessoais, que não são necessariamente interesses da agremiação .
Sou amigo pessoal do presidente Rogério Sarmento reconheço que a organização melhorou, porém ainda falta muito, se os órgãos públicos não entenderem o que significa a mobilização cultural promovida pelas entidades carnavalescas, continuaremos com aquela concentração e a dispersão que este ano conseguiram piorar, não a mantiveram  livre e as escolas foram prejudicadas pela dificuldade quando da saída da pista. Por outro lado, a direção da LIESES deu dignidade às escolas que não possuem barracões pesados, tirando-os da lama e daquela condição total de risco vivenciado até o ano passado.
Tudo que espero, é que a disputa política dentro da LIESES não venha a prejudicar o já tão prejudicado carnaval capixaba, que não ocorram fatos como o que manteve a Barreiros no grupo especial mesmo tendo caído, fato este que ninguém entendeu até o momento, porém a Barreiros não justificou a manobra, e apresentou um carnaval pífio que em momento nenhum honrou ou representou o brio e a paixão de sua comunidade. Fica a lição para que doravante as regras sejam respeitadas e sob nenhum pretexto casuísmos como esse que manteve a Barreiros no grupo especial seja cometido.
Havemos que registrar também o avanço que houve em relação à gravação do samba, com a inclusão do DVD.
Continuo apostando na competência e capacidade de enfrentamentos do presidente Rogério Sarmento e sua diretoria.

Mancha.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

MANCHA FALOU...




CARNAVAL CAPIXABA DA CRISE.

Depois de quase um ano sem postar no  MANCHAFOLIA, me senti tentado a fazê-lo por pura necessidade de falar e assinar as falas.
O carnaval 2016, não foi o melhor que já vi, porém está longe de ter sido o pior.  As escolas fizeram tudo que podiam e mais um pouquinho, tirando os problemas técnicos que todas apresentaram, assistimos o possível dentro de uma estrutura arcaica e defasada, oferecida por nossa prefeitura e políticos oportunistas  de primeira hora.
As escolas se viraram ante a falta de recursos, reciclaram seus lixos, repetiram as estruturas limparam as sandálias e entraram de pés limpos na avenida.
Colocando a MUG muitos furos acima das outras, a escola que surpreende é a Pega no Samba, que à exatos dois anos vem tomando consciência do que é desfilar no primeiro grupo, a escola de Consolação fez um belo desfile mostrando maturidade dentro da competição, apesar do inexplicável atraso da comissão de frente e outros pequenos problemas que internamente será resolvido. Percebo também uma estagnação na Boa Vista e a Piedade que não confirmou sua tendência de crescimento. Jucutuquara, independente do que alguns apontam como demérito o fato de ter reciclado todas as suas estruturas alegóricas, vi como uma ação de sagacidade para sobrevivência ante a falta de recursos e dificuldade para captação.
Estamos de volta, entenderam?
Não?
Então me aguardem.


No próximo texto estarei falando sobre a LIESES e a luta de seu presidente...