terça-feira, 17 de março de 2015

TRANSPARÊNCIA, TRANSPARÊNCIA,TRANSPARÊNCIA...EM JUCUTUQUARA!



Nesse exato momento em que estou digitando esse texto, em jucutuquara possivelmente esteja ocorrendo mais um processo eleitoral daqueles que desisti de comentar, mas fui suscitado( não provocado) a falar sobre transparência devido a uma convocação feita antes do término do mandato do Conselho Deliberativo (02 dias), e para eleição do Conselho Diretor devido à vacância na presidência pelo falecimento de Ditão e na Vice- Presidência pela renúncia de Falcão. Os torpedos comunicando a eleição foram disparados no dia 16/03 à noite, o edital saiu nos jornais no dia dia 17/03, dia da eleição. 
O artigo citado para calçar a convocação, foi o 64, que rege apenas eleição do Conselho Diretor, ja nem discuto a eleição do Conselho Deliberativo, a Assembléia de hoje deveria ser para a instalação da Junta Eleitoral, designada pelo Presidente do Conselho Deliberativo conforme art.65. Isso se ele não for candidato, nesse caso o Vice deveria estar assumindo o processo, isso é transparência. 
Outro ponto importantíssimo é o prazo mínimo de 30 dias para que as pessoas se inscrevam conforme art.64 do estatuto vigente.
Poderia esticar essa história através dos artigos 70, 71 e 78 esse último para falarmos de prestação de contas, não basta entregar uma pasta etc...
Mas meu companheiro comprido só me chamou à atenção para a TRANSPARÊNCIA  da convocação, não me deixando outra alternativa que não seja comentar esta eleição,se ela  ocorrer pode ter de tudo, menos TRANSPARÊNCIA. 
Caramba, e eu que estava quietinho no meu canto.
Et:. Não falo mais sobre esse assunto.
Entenderam?
Não?
Eu sabia.

domingo, 8 de março de 2015

NEM RESULTADO POSITIVO PACIFICA A UNIDOS DE JUCUTUQUARA E NOVO PRESIDENTE RENUNCIA.


Menos de uma semana após ter assumido a presidência da Unidos de Jucutuquara (por uma falha interpretativa do Estatuto), Falcão renuncia fazendo muito barulho, como o debate saiu da sala de reunião e se prolongou pelas ruas e bares, deixou de ser uma questão interna.
Lembram-se daquele dinheiro que viria de Itapemirim? Ele veio e se transformou num dos motivos da renuncia, o presidente foi o último a saber, e alega não concordar com alguns pagamentos, principalmente percentuais de intermediação ( injustificável) segundo ele. Também foi questionado o parcelamento de uma dívida na prefeitura, dentre outras motivações.
A forma que o presidente assumiu também não me agradou, pois antes de saber da situação da escola, se preocupou primeiro em convidar uns e dispensar outros, sem buscar também saber qual foi o papel de cada um no carnaval vitorioso, sim, vitorioso, pois um segundo lugar no meio dessa desorganização administrativa é título.
A direção financeira também renunciou, sem que a prestação de contas fosse apresentada ou aprovada, a não ser que sejam tão secretas quanto os recursos advindos de Itapemirim.
A renúncia de Falcão vem corrigir uma desatenção dos ilustres conselheiros, a vacância do cargo de Presidente se deu durante a primeira metade do mandato, nesse caso deveria ter sido convocada uma Assembleia Geral para eleger o Presidente que completará o mandato, conforme inciso 1º do Cap. X  Das Eleições, constante do Estatuto da agremiação em sua página 24.
Caso a vacância estivesse ocorrida nos primeiros seis meses da segunda metade do mandato, aí sim, a Presidência seria exercida pelo Vice - Presidente.
Sendo assim Falcão não poderia ter tomado posse, repito, a renúncia do companheiro veio corrigir a desatenção de nosso atento Conselho Deliberativo.
Entenderam?
Não?
Eu sabia.