terça-feira, 4 de março de 2014

FINDA O CARNAVAL 2014, E AGORA?


Hoje oficialmente finda mais um período de carnaval, aqui no ES um carnaval considerado violento pelo número de mortes.
Mas o que quero refletir mesmo é sobre as escolas de samba, repito que
nosso carnaval foi um dos melhores dos últimos tempos, com olhar apenas na avenida podemos afirmar que as escolas melhoraram a qualidade de seus desfiles, mas não podemos ser irresponsáveis a ponto de dizer que as escolas cresceram na proporção dos carnavais que apresentaram.
Não posso afirmar todas mas a maioria está  saindo desse carnaval amargando dividas enormes, e que poderiam ter sido evitadas se o trabalho fosse feito com um mínimo de planejamento e conhecimento do tamanho de cada agremiação.
Para não falar só na falta de organização administrativa, os problemas se agravam já na escolha do enredo, onde muitas vezes as direções bancam a vaidades de alguém, em algumas oportunidades até plataforma política. Não têm sequer a preocupação de levantar por quanto vai ficar  a história.
Compram, contratam acima de sua capacidade de endividamento, muitas vezes insuflados por megalomaníacos que precisam manter seus discursos irreverentes e de autoafirmação que empurram algumas agremiações para gastos desnecessários e inconsequentes.
Tirando a Boa Vista, que no momento mais parece um departamento da Prefeitura de Cariacica, a ponto do prefeito passar uma manhã inteira de sábado num sol de mais de quarenta graus empurrando alegorias, as outras estão com sérios problemas financeiros.
Antes que venham falar da LIESES, quero antecipar que a responsabilidade é de cada direção.
Quanto à LIESES estarei falando noutro momento.


Mancha.