segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

MAIS PARABÉNS !


Primeiramente quero parabenizar Marinilce pelo belo trabalho, coroado pelas notas recebidas. Foi algo singelo, sincero e que só poderia receber o que recebeu. Parabéns é pouco. A alegria do desfile e de desfilar voltaram.

Foi um trabalho de resgate, de valorização das pessoas, de acreditar no que poderia ser feito. Mas fico feliz, também, pelo fato de ter conseguido todo este sucesso mantendo pessoas em sua Coordenação antes tão criticadas publicamente, mas que mostraram valor e conhecimento, dando um show na avenida ( lugar de todas as respostas ). Todos que implicitamente estou citando sabem a quem me refiro.
Quero parabenizar, em particular estes Coordenadores, que apesar de tão criticados e expostos, não se abateram e nos seus silencios deram uma resposta estrondosa àqueles críticos destruidores de trabalhos, que não pensam 2 vezes em se arvorarem de pseudos pensadores e conhecedores de Harmonia.

E a estas pessoas e seus fiéis seguidores que, mesmo sendo duramente criticados e expostos, tentaram tapar o sol com a peneira, se esgueirando, subtraindo, boicotando, se humilhando num papel ridículo e indigno, a resposta foi dada. E como foi dada... Também estes que não cito expressamente sabem a quem me refiro.

Parabéns Marinilce, a voce e a toda sua Equipe de Coordenadores e Membros da Harmonia, que tão bem trabalharam na avenida. Foi lindo de se ver. O Projeto Carnaval Sem Bandeiras este ano foi vitorioso. Isto aconteceu porque voce teve o apoio da Diretoria de Jucutuquara e o que esperamos é que esta conduta se repita para 2014, para que se consolide de vez a prática do conhecimento, do diálogo, da paz no meio da Escola como um todo e em particular, na Harmonia.

China

sábado, 16 de fevereiro de 2013

PARABÉNS HARMONIA DE JUCUTUQUARA...39.9 E 39.8 EM EVOLUÇÃO


Na pessoa da Diretora Geral da harmonia de Jucutuquara Marinilce Pereira, venho parabenizar a todo grupo que entendeu o projeto de construção coletiva, e também àqueles que não entenderam e outros que resistiram por pura oposição, todos estão de parabéns.
O momento me motiva a falar sobre o quesito harmonia em Jucutuquara, pois começamos a trabalhar esse quesito com seriedade a partir de 2002. Fizemos muitos debates construtivos e tivemos a valiosa contribuição do finado Miguel Barbosa com suas detalhadas pesquisas.
Levei a experiência para o Pega no Samba em 2003, em Jucutuquara o desenvolvimento estacionou, retomamos em 2005, quando me foi dada a missão de limpar o máximo "possível" o desfile de Jucutuquara.
Isso implicava em tirar a mulherada pelada  que diretores plantavam dentro da escola, as camisas distribuidas, aquelas, ( amigos da esculhambação), bem como o exagerado número de diretores espalhados dentro do desfile detonando o quesito conjunto.
Começamos a tomar conta da bateria e do grupo musical, acabamos com a farra das camisas, e o resultado veio rápido, na mudança da forma de Jucutuquara desfilar.
As notas de harmonia, conjunto e evolução melhoraram e de lá pra cá, só essa direção conseguiu equiparar as notas de 2007.
Houve um período de desconstrução desse quesito, e o desfile de Jucutuquara foi detonado junto.
O mérito de Marinilce está na humildade e simplicidade sem perder o foco, administrou vaidades, enfrentou a oposição, sofreu boicotes em suas oficinas, tentativas de golpes, ameaças de destituição e até invasão agressiva de conselheiro à sua reunião, mas ela estava calçada num projeto de harmonia "CARNAVAL SEM BANDEIRAS".
Tenho certeza que não foi fácil, é difícil implantar onde todos acham que sabem tudo, um grupo bom, experiente, mas com um nível de contaminação incompatível para acompanhar um projeto de felicidade plena. Uma harmonia simples e de responsabilidades compartilhadas.
Ainda há muito por fazer, e refazer.
Foram muito importantes os ensaios de canto, setorização do CONSELHO ( a única escola do mundo que trazia conselheiros espalhados pela escola) sujando enredo e quebrando conjunto.
Pronto, a harmonia voltou à filosofia 2007, as notas estão no mesmo patamar, agora é avançar (se os destruidores deixarem), ainda tem três décimos para corrigir.
Quanto a mim, continuo plantando semente de uma harmonia de respeito, equilíbrio e responsabilidade a fim de tentar nivelar nosso carnaval por cima.
Parabéns Marinilce Pereira, DIRETORA GERAL DA HARMONIA DE JUCUTUQUARA CARNAVAL 2013.
Também deve ficar registrado a mudança ( para melhor) da cultura de Jucutuquara, aquí, nunca se comemorou nem segundo lugar, esse ano o terceiro lugar foi título.
Como digo na avenida durante os desfiles, "A ESCOLA ESTA NA MÃO".
Agora é tocar em frente!

Mancha!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

JUCUTUQUARA NÃO TEM INIMIGOS FORA DE CASA !

Isso é bom ou ruim?
Ruim, pois quando os contrários estão entre nós,  se tornam imperceptíveis e quando não, temos que conviver com eles.
Se toda energia gasta em Jucutuquara para resolver picuinhas e disputas internas fossem canalizadas apenas para a construção, Jucutuquara estaria muito além de 2007/2008.
A escola está num belo trabalho de retomada, na base, com a fé de quem criou e sabe que em Jucutuquara ou todos brilham juntos ou a longo prazo todos naufragam como aconteceu em 2011/2012.
Jucutuquara está se reconduzindo aos trilhos pela base, mas foi muito difícil enfrentar a descrenças daqueles que ainda não entenderam que a escola terá sempre o tamanho que ela construir de forma sustentável.
O resultado derrubou o discurso dos PROFETAS DO CAUS, HERÓIS  e  PSEUDO SALVADORES  DA PÁTRIA.
Muita gente trabalhou, e muito, mas dependendo da forma como apresentam suas faturas, algumas vezes se anulam.
Porque muitos não comemoraram o terceiro lugar? Porque outros comemoraram com o sorriso amarelo?Porque alguns até  se entristeceram?
Sobre isso vou falar em comentário específico quando falar do trabalho do casal Marinilce/Genivaldo.

Depois de muito vencer, dessa vez os abutres se deram mal.

Parabéns para a hoje simples e humilde diretoria de Jucutuquara!

Na base!

PEGA NO SAMBA, A EXPLOSÃO DO CARNAVAL 2013 !


Surpresa para quem estava de fora, e certeza para quem de dentro construía,  o resultado geral do desfile do Pega foi o esperado, embora entenda que a classificação deveria ser outra.
O Pega no Samba entrou na avenida com a autoridade de quem foi para disputar o título, deixando para trás todas as dificuldades financeiras, as noites em claro no meio da lama, encarando sol e chuva na construção de suas alegorias, mesmo com toda essa insalubridade, levou para avenida alegorias dignas e condizentes com o padrão de carnaval que se propunha, o de orgulhar sua comunidade, independente dos preconceitos e isolamento social.
Foi o somatório do trabalho de muita gente, mas nada disso teria ocorrido não fosse a garra do presidente Valdir e a retaguarda de sua esposa e presidente de honra Neuzinha.
O Pega avançou, cresceu, mas sabemos que muito tem a ser feito, e será.
Tenho a consciência de ter contribuído através de meu trabalho, tem uma semente implantada, é dar continuidade, avaliar constantemente o processo, fazer o que tem tem que ser feito sem medo de ser feliz.

Obrigado Comunidade!
Obrigado Valdir!

COM LICENÇA SENHORES, ESSA EU VOU ME APROPRIAR SOZINHO !

Lembram daquela frase?
"Recolham a nota da sexta, ela não é lixo"?
Muito bem, depois de uma luta solitária de anos e anos, buscando a valorização e respeito às escolas que desfilavam na sexta feira, a LIESES recolheu as notas na mesma sexta feira. Mas isso ocorreu de forma apreensiva pois o argumento é que dessa forma ocorreriam muitos empates ( como se não houvessem critérios para desempate) e poderiam ocorrer INJUSTIÇAS, e eu não entedia assim, pois injustiças foram aquelas que deixaram a Imperatriz em oitavo e Jucutuquara em quinto no carnaval de 2012, para não citar outras atrocidades.
Foi a apuração mais acirrada dos últimos anos, reputo como a  mais transparente e justa.
Decretado o fim das notas dadas à lápis e restauradas no sábado, assim como malotes em casas, hotéis etc...

Essa eu assino!
SOZINHO!

Mancha! 

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

APANHADO GERAL!

Na próxima quarta feira estarei publicando o carnaval sob minha ótica.
Na pauta:

-  RECOLHERAM AS NOTAS DA SEXTA.

-PEGA NO SAMBA, A MAIOR EXPLOSÃO DE 2013.

-SURY RESSURGE PARA FELICIDADE DO NOSSO CARNAVAL.

-JUCUTUQUARA EMBORA EM MOMENTO DE RESSURREIÇÃO, AINDA TEM MUITA GENTE SE SUICIDANDO.

-SINAL FECHADO ( Depoimento de um ex-presidente de Jucutuquara.

-FAZ A FESTA MARINILCE, VOCÊ MERECE!