domingo, 29 de maio de 2011

EMERGENTES PROMOVEM PANQUECADA

Oriundos do Baixo Clero, ainda na faixa de gaza, em plena mutação, promoveram no último final de semana um festival de panquecas no BAR DO CEARÁ. O evento marca definitivamente a ascensão do grupo, determinando assim, que dificilmente os debates do Baixo Clero voltarão a ocorrer, mesmo que o obse lá existente deixe de existir.
É isso, pra frente é que se anda, recuar só se for estratégia.

sábado, 28 de maio de 2011

ALÔ NAÇÃO DE JUCUTUQUARA!!!

Fiquem atentos pois Jucutuquara estará abrindo inscrições para escolha do enredo.

UFA!!!

Parece que quarentinha não é mais o foco...PARECE...TUDO INDICA...PODE SER...ou PODE SER QUE NÃO.

CONVITE!!!

Recebí do secretário municipal de cultura de Vitória, convite para participar de uma reunião no dia 08/06/2011 às 17:00hs, onde estará sendo discutida a organização do carnaval 2012.


Meus agradecimentos ao secretário Alcione pelo convite e farei o impossível para estar presente.




Mancha.

DECLINOU OU DECLINARÁ ?

Chega à nossa redação uma informação de que provavelmente o diretor jurídico de Jucutuquara, não seja mais o João Felipe. Motivo; o convidado está fazendo alguns cursos e o tempo está escasso.

CALENDÁRIO DA IMPERATRIZ

Agenda de Festas da Imperatriz do Forte no Álvares Cabral
2011/2012
Data Evento Local Saída do Ônibus Observações
24/6 Lançamento do Enredo 2011 Clube Álvares Cabral 20h
8/7 Arraiá da Imperatriz Forte São João 18h30
9/7 Arraiá da Imperatriz Forte São João 18h30 - Bingo da Bateria Explosiva
14/8 Feijoada Clube Álvares Cabral Domingo
Setembro
Setembro
Setembro
Setembro
16/10 Sabor do Buteco Clube Álvares Cabral
11/11 Show Clube Álvares Cabral
15/12 Aniversário da Escola Clube Álvares Cabral *sujeito à alterações
13/01 Show Clube Álvares Cabral

quarta-feira, 25 de maio de 2011

MENOS UMA BAIANA !


Faleceu na noite de ontem minha querida baiana, que durante anos desfilou comigo em Jucutuquara, trazendo sua alegria, amor e carinho.
Tereza Machado, também mãe do presidente da Andaraí, deixa a lacuna e a saudade, para mim que aprendí a admirá-la pela alegria e beleza de seu coração.

Descanse em paz.

Mancha.

terça-feira, 24 de maio de 2011

LA SE FOI MAIS UM GUERREIRO !!!

Faleceu nesta manhã de terça, 24, no Rio de Janeiro, o escritor Abdias do Nascimento. Poeta, político, artista plástico, jornalista, ator e diretor teatral, Abdias foi um corajoso ativista na denúncia do racismo e na defesa da cidadania dos descendentes da África espalhados pelo mundo. O Brasil e a Diáspora perdem hoje um dos seus maiores líderes. A família ainda não sabe informar quando será o enterro. Aos 97 anos, o paulista de Franca, passava por complicações que o levaram ao internamento no último mês. Deixa a esposa Elisa Larkin, filhos e uma legião de seguidores, inspirados na sua trajetória de coragem e dedicação aos direitos humanos.

Parabéns Denilza!!!!


Mais uma companheira que embora estivesse aniversariando fez questão de participar da assembleia dos trabalhadores na Cesan. O sol estava escaldante, porém com certeza trouxe muitos raios de felicidades que refletirão em sua vida.

PARABÉNS NA GREVE!!!


Um aniversário cidadão, a companheira Dieyne comemorou seu aniversário em pleno piquete.
Valeu moça, quem sabe faz a hora!!!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

GREVE!!!

ESTOU CUIDANDO DE UMA GREVE NA CESAN, DEPOIS VOLTAREI A POSTAR NOVAS MATÉRIAS...

A LUTA CONTINUA EM TODAS AS FRENTES!!!

Mancha.

domingo, 22 de maio de 2011

BOAS VINDAS PARA O JAPA..

Parabéns China neste novo desafio. Me sinto também muito honrado em dar continuidade na Diretoria Financeira ao projeto iniciado em 2010. Amigo Mancha, no que depender de mim, e todos os companheiros da Diretoria, em 2012 o Sargento Garcia também prenderá o Zorro quando esta gestão se encerrar e prestar as contas não só ao Conselho, mas também a toda a comunidade que precisa saber de tudo o que se passa em nossa Escola.
E por falar em harmonia, lembro agora quando não tinhamos ensaios técnicos no Sambão e a solução caseira era fazer a pré montagem dentro da quadra, com cadeiras de plástico e outros apetrechos que encontrávamos. Era simples, mas todos estavam certos do papel de cada um dentro da avenida.

Um abraço.
Leandro Maciel

sábado, 21 de maio de 2011

PAZ E HARMONIA

Camarada Japa, parabéns pela diretoria que acaba de assumir, sei que não será fácil, mas reconheço sua competência em tudo aquilo que se propõe a fazer.

A hora é de reagrupar o time, resgatar a filosofia, e encarar mais esse desafio.

Mais uma vez parabéns camarada, Jucutuquara te merece, e se precisar, sabe onde me encontrar.

Vida que segue.

XEQUE-MATE!

PRENDERAM O ZORRO...



Se minha teoria está correta, prenderam o Zorro, falta descobrir em que cadeia se encontra.

Sempre disse aquí que só haveria prestação de contas em Jucutuquara quando o Sargento Garcia prendesse o Zorro, muito bem, na última quinta feira o Conselho Diretor apresentou sua prestação de contas ao deliberativo.

Por incrível que pareça, não deram a mínima, a pauta era outra...que só interessava a quem a construiu.

Repito que essa reunião foi histórica pois não existe na Escola um registro de prestação de contas, embora muitas tentativas tenham sido feitas.

Aproveito a oportunidade para agradecer aos Conselheiros que reconheceram minha luta e bandeira, e por esse fato me encaminharam cópias dos documentos.

A luta continua companheiros, falta acertar a situação da escola nos cartórios.

NOVA DIRETORIA DE JUCUTUQUARA

Com pouquíssima restrição, gostei do grupo.

PRESIDENTE - Braulino
VICE - Maurinho
Dir. Jurídico - João Filipi
Dir. Financeiro - Leandro
Dir. de Carnaval - Maurinho
Dir. de Cultura - Rosário
Dir.Social - Regina Lima
Dir. Desenvolvimento Social - Fernando Barbosa
Dir. de Comunicação e Marketing - Ledinha
Dir. de Bateria - Ditão
Dir. Harmonia - Evaldo Bortoline
Dir. Administrativo - Joel Pacheco


Obs:. Bernadete Ladslau declinou do convite para a Diretoria de Carnaval, sob alegação de estar fazendo um tratamento, mas estará à disposição para contribuir, tão logo termine o mesmo.

terça-feira, 17 de maio de 2011

DESENROLANDO O PAPIRO


BERNADETE LADISLAU - DIRETORA DE CARNAVAL

JOEL PACHECO - DIRETOR ADMINISTRATIVO


LEDINHA - MARKETING

REGINA LIMA - DIRETORA SOCIAL

LEANDRO - FINANCEIRO

JAPA - DIRETOR DE HARMONIA


Depois informo o restante, mas desde já parabenizo a todo(as), na crença de que Jucutuquara estará resgatando o lugar que lhe é de direito no carnaval.

Breve,breve!!!!

O MANCHINFORMA SERÁ REATIVADO COM FOCO NA POLÍTICA SINDICAL PARA O SANEAMENTO.

Aguardem!!!

domingo, 15 de maio de 2011

SAI DA FRENNNNNNNNNNNNNNTE!!!

O PAPIRO COM A NOVA DIRETORIA DE JUCUTUQUARA ESTÁ A CAMINHO!!!!

DESCONFORTO...

O representante de Jucutuquara causou o maior desconforto num dos grupos, quando tentou monopolizar e apresentar nada mais, nada menos que; 62 emendas ao REGULAMENTO DO CARNAVAL DE VITÓRIA.
É possivel que em caso de emplacamento destas propostas, o regulamento permita que o carnaval seja tão ágil quanto Jucutuquara é por conta de seu ESTATUTO.


Êta lê lê

GT 3 ESTRUTURA DAS ESCOLAS E LOGÍSTICA




Venho mais uma vez agradecer à Secretaria municipal de Cultura da PMV, pela oportunidade de coordenar e debater sobre um tema tão necessário quanto polêmico. Confesso que não foi fácil, pois muitas pessoas foram para entender as Estruturas de nossas Escolas e se decepcionaram ao descobrir que não existem, com raríssimas exceções. Debatemos também a diferença entre uma suposta evolução do carnaval, e crescimento das Escolas. Tomei como um dos exemplos o belo carnaval que a Piedade fez, mas depois que passou pela dispersão, voltou para o morro, sem quadra,barracão e tudo mais, sem a garantia de que no próximo carnaval o mesmo venha a ocorrer, pois nada mudou estruturalmente. Representantes das Escolas concordaram que há muito a ser feito, entenderam que têm que fazer o dever de casa, abandonar o amadorismo, lutar por um espaço para quadras e barracões, qualificar seus dirigentes, buscar formação para profissionais, além de adotar definitiva e verdadeiramente o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, para definição de metas, rotinas rumo ao objetivo que é o carnaval. O debate foi excelente, em algum momento acalorado quando tentou-se colar a evolução do carnaval, com o crescimento das Escolas, o que não procede. Quero agradecer também o apoio maciço recebido pela cúpula da organização do seminário que participou ativamente do debate, a saber; o secretário Alcione, Rogério Sarmento presidente da LIESES, o camarada Junior diretor de Carnaval da LIESES, representantes de dez Escolas. Ficou a promessa do Secretário de Cultura Alcione, de estudar contidamente todas as propostas, para juntamente com a LIESES e outros setores da prefeitura e Estado, buscar solução na medida do possível, isso no que for pertinente à ESTRUTURA PÚBLICA. Os dirigentes devem buscar qualificação interna para que a cobrança externa fique mais justa.
Àquele que desejar receber o texto discutido nesse grupo, deve solicitar através do e-mail devaldo10@gmail.com. Ecaminharemos com todo prazer.

Devaldo/Mancha

O BICHO PEGOU NO SEMINÁRIO!!!

AGUARDEM!

quinta-feira, 12 de maio de 2011

LUIZ GONZAGA REI DO BAIÃO !

E NÓIS GEREMIAS?
E NÓIS GÊRE ?

UPA LÊ LÊ !!!

MINISTÉRIO PÚBLICO ?

Estou aguardando a prestação de contas total da escola para ir buscar cópias dos relatórios que a mesma ficou intimada a apresentar.
O tempo não parou, nada mudou, e aquela reunião com aquelas falas inflamadas, se no dia considerei uma piada de mal gosto, um teatro composto por péssimos atores, hoje posso considerar um pastelão.

CALENDÁRIO DA LIESES

CALENDÁRIO CARNAVAL 2012 - GRUPOS ESPECIAL E ACESSO

MAIO



Dias 13 e 14 - Seminário de Carnaval promovido pela LIESES


JUNHO



Dia 10 - Festa para o Sorteio da Ordem do Desfile do Carnaval Capixaba de 2012


SETEMBRO



Dia 01 - Início da gravação do CD 2012

* Feijoada da LIESES

OUTUBRO



* Reunião para aprovação do Regulamento do Desfile das Escolas de Samba Capixabas de 2012


NOVEMBRO


* Maratona do Samba - evento promovido pela LIESES



DEZEMBRO



Dia 02 - Lançamento do CD de Sambas Enredo das Escolas de Samba Capixabas de 2012


JANEIRO/2012



* Ensaios Técnicos no Sambão do Povo


FEVEREIRO/2012



Dias 09, 10 e 11 - Desfile das Escolas de Samba capixabas: Grupo de Acesso e Grupo Especial







OS ELEITOS SE BASTAM?

Acho que sim, porque até hoje JUCUTUQUARA continua sem DIRETORIA.

Onde foi parar o "PAPIRO"?

domingo, 8 de maio de 2011

PORQUE A MUG PODERÁ SER BI-CAMPEÃ EM 2012 !

Em 2010, a diretoria da Mocidade Unida da Glória entendeu que chegara a hora de avançar,buscar soluções mais eficientes para o nível estratégico. A MUG precisava, além de planejar melhor o carnaval para chegar ao título, implementar projetos que resultassem em maior envolvimento da comunidade em questões sociais, culturais e ambientais.

E em meio a esse cenário surgiu a oportunidade da colaboração por meio do Projeto de Conclusão de Curso de um dos grupos do MBA em Gestão de Pessoas da FGV/MMurad.

O grupo, composto por Amanda Venturini, Cristina Seabra, Daniele Teodoro, Maria José Matos, Rízia Canicali, Roberta Tannure e coordenado pelo professor da FGV/MMurad Cláudio Tosta, realiza o Planejamento Estratégico da nova estrutura da Mocidade, sem qualquer custo.

A primeira fase da consultoria teve inicio em julho do ano passado. Após reunião com a diretoria da MUG, foi realizado Diagnóstico Estratégico na quadra da escola, envolvendo dirigentes atuais e de gestões anteriores, fundadores da escola, pessoas da comunidade, destaques e profissionais que atuam no carnaval, rainha de bateria e carnavalesco, totalizando 60 participantes. Durante mais de duas horas, foram apontados os principais anseios, objetivos e ações que a Família Muguiana pretende ter como marca de uma nova fase em sua história.

A chegada do carnaval resultou na parada temporária do projeto, mas a segunda fase do trabalho já teve início. Tomando como base os apontamentos realizados em 2010, a equipe de trabalho elaborou, entre outros itens, a visão, a missão, valores e as prioridades da Agremiação.

Agora, numa terceira etapa, essas prioridades serão dispobinilizadas no site da Mocidade, a partir do dia 22 de abril, para que todos aqueles envolvidos de alguma forma com a MUG possam participar das decisões administrativas. O objetivo da votação é de haja transparência no processo de desenvolvimento e participação efetiva da Família Muguiana.

Para o presidente da Mocidade Unida da Glória, Carlos Roberto Ribeiro, Robertinho da MUG, efetivar parcerias sólidas e duradouras é a forma mais eficaz de atingir as novas metas. “Essa parceria voluntária já nos ensinou muita coisa, especialmente o quanto um bom planejamento é essencial para o sucesso. A ajuda de quem entende do assunto faz muita diferença”.

Entre os desafios planejados para os próximos 10 anos, a Mocidade pretende se tornar referência nacional de instituição recreativa e de responsabilidade social e ambiental.
( Matéria reproduzida do site da MUG,porém o título é do MANCHAFOLIA)

sábado, 7 de maio de 2011

ANIVERSÁRIOS DA SEMANA!!!

Na terça feira foi o aniversário de mestre Ditão que foi surpreendido quando tocava na noite, com a chegada de amigos para cantar e desejar-lhe os merecidos votos de felicidades.
Na quinta, Marcos Aurélio era recebido no Telecentro do Forte de São João para apagar as velinhas. Festas merecidas para ambos.
Recebam os votos de felicidades do MANCHAFOLIA!

TROFÉUS...

SE NINGUÉM LEVANTAR A BOLA, VAMOS COMEÇAR A QUESTIONAR, ONDE ESTÃO OS TROFÉUS DE JUCUTUQUARA?

PARABÉNS DIONE!!!

O bom de acompanhar as lutas, é que ficamos imunizados em relação aos falsos heróis e engenheiros de obras prontas.
Nesse espaço quero parabenizar nas pessoas de Dione Varejão e Rosário, à todos que estiveram envolvidos no projeto para transformar a "CASA DE MARIA CORÔA" num "PONTO DE CULTURA".
a luta foi quase que solitária, para tristeza dos tomés, o projeto foi um dos selecionados pela Secretaria Municipal de Cultura de Vitória.
Não tenho dúvida, dentro da Jucutuquara de hoje, tem uma outra que quando permitido funciona.

Mancha !

sexta-feira, 6 de maio de 2011

RECADO DE MESTRE ODILON PARA OS MESTRES...

Muita coisa me entristece. Estão querendo mudar o andamento do samba e isso não é legal. Metrônomo nunca deveria ter sido utilizado no samba, pois bateria não é música mecânica. Porém, se existe um andamento ideal esse andamento seria em torno de 136 BPM e as baterias estão em 148, 150 ... Isso me desanima. Na hora de assinar o contrato vai estar escrito que terei liberdade de trabalho, mas na prática será diferente. Harmonia, presidente, cavaquinho, todo mundo vai mandar botar pra frente. O samba está se tornando robótico. A baiana consegue girar e o passista sambar com essa correria toda? É muito fácil colocar a bateria na frente, difícil é colocá-la no ponto. No ponto ideal de se ouvir todos os instrumentos e a característica do meu trabalho é ouvir cada instrumento que compõe uma bateria.
Odilon.

domingo, 1 de maio de 2011

DESENROLANDO O PAPIRO...

DIZEM QUE ESSA SEMANA PODE SURGIR NA CASA DE MARIA CORÔA, O PAPIRO COM OS NOMES DA NOVA ( VELHA) DIRETORIA DA ESCOLA PARA O CARNAVAL 2012.

FAZENDO ÁGUA...

A Secretaria de Cultura de Vitória pediu um prazo até a próxima terça feira dia 03/05 para responder quanto à proposta de tema único para as Escolas do carnaval capixaba.
Sugiro que as escolas comecem a tocar seus projetos.

SÓ ELA NÃO FOI !!!

Jucutuquara começa a temporada para o carnaval 2012, do mesmo jeito que terminou o período passado, ausente das reuniões da LIESES.
Mês passado houve uma reunião, todas as agremiações estavam representadas, somente Jucutuquara não se fez presente, talvez por estar com toda sua diretoria destituida, mas mesmo assim ainda restam o presidente e o vice, que foram eleitos para representar a escola.
O que não fica bem, é às vésperas do carnaval, encaminhar questionáriozinho à respeito do que a Escola deveria estar discutindo nas reuniões.

Eu falo mermo!!!!

SEGURA MAROMBA!

O QUE O CONSELHO DELIBERATIVO DE JUCUTUQUARA QUER?

Simples, os CONSELHEIROS querem apenas que o "PRESIDENTE" cumpra o "ESTATUTO", atendendo à convocação dos mesmos e comparecendo à reunião para explicitar, o que ocorreu com Jucutuquara no carnaval 2011.
Eu tenho uma proposta, já que a diretoria só pode ser formada por CONSELHEIROS, entendo não haver necessidade da presença do presidente para saber o que aconteceu, embora entenda que ninguém está acima do estatuto.
A proposta é que, cada Conselheiro que fez parte da Diretoria, exponha o seu trabalho e suas dificuldades, deixando apenas para o presidente às dificuldades que ele encontrou pela inexperiência e falta de assessoria.
Ha quem entenda que o presidente deve renunciar, eu entendo que não, até porque o presidente representa uma fração infinitamente pequena dos problemas que existem nessa escola.
Não vejo motivos para que o presidente não compareça às convocações, é uma oportunidade de apontar quem fracassou na direção,reconhecer seus equívocos e até num ato de humildade afirmar categóricamente, muitos de vocês me traíram, disseram ter uma competência que não têm, eu acreditei, me ferrei, e todos nós, Conselheiros e diretores afundamos a escola.

Amém?

A VELHA GUARDA SE MANIFESTA...

Amigo, quero em nome dos meus companheiros componentes da Velha Guarda de Jucutuquara, agradecer pela presença e também pelo belo texto referente ao nosso último encontro, com a sua já conhecida forma de expressar muito lúcida, simples e objetiva. Esperamos sua presença em outras ocasiões.
Fica aqui, o meu abraço.


Carlos Alberto

CAN