quarta-feira, 30 de junho de 2010

Movimentos se mobilizam para veto do Estatuto da Igualdade Racial




Entidades de movimento negro e demais movimentos sociais subscrevem a convocação da Assembleia Nacional Popular e Negra que acontecerá nesta quarta-feira (30/06), em Brasília. A assembléia tem o objetivo de dar continuidade à mobilização para pedir ao Presidente Luis Inácio Lula da Silva que vete o projeto do Estatuto da Igualdade Racial, aprovado pelo Senado.

As lideranças que convocam a Assembleia também protocolarão pedido de audiência ao Presidente. Elas pretendem mostrá-lo que o Estatuto, fruto do acordo com o Senador Demóstenes Torres do partido Democratas (DEM), não atende aos interesses da população negra brasileira. Outras quase duzentas personalidades se somaram à pressão pelo veto ao Estatuto.

Fonte: Afropress


Por que iremos à Assembleia Nacional Popular e Negra em Brasília

Nota Pública do Círculo Palmarino sobre a NÃO aprovação do Estatuto de Igualdade Racial e sobre a Assembleia Nacional Popular e Negra de Brasília

No dia 30/06 ocorrerá em Brasília a Assembleia Nacional Popular e Negra convocada por várias organizações do Movimento Negro e Social brasileiro. Na pauta, dois pontos principais: contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI-3239), movida pelo DEM contra o Decreto 4887, que regulamenta as terras ocupadas por remanescentes de quilombos e pelo veto de Lula ao Estatuto de Igualdade Racial aprovado pelo Senado.

Nós, do Círculo Palmarino, organização do Movimento Negro pautada no afro-comunismo, decidimos participar da Assembleia por entender que a mesma se pauta na cultura estratégica dos movimentos sociais de luta e ação direta sobre a institucionalidade para pressionar por mudanças na ordem burguesa, mesmo sabendo da insuficiência de tais ações sem levarem ao objetivo final: a mudança de sistema econômico-social capitalista.

Entendemos que durante o histórico de lutas do Movimento Negro, algumas características se arraigaram em nossa forma de agir na sociedade, como o movimento ser pautado pela ação coletiva do negro como sujeito político no combate para criar direitos para nosso povo e incidir na luta social de nosso país. Sempre de forma independente e autônoma em relação ao estado, partidos políticos e seus governos.

Sendo assim, nós do Círculo Palmarino sempre defendemos a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial por entender ser essencial um marco legal que possa garantir ao nosso povo direitos sociais historicamente negados. A versão original do Estatuto foi apresentada no Congresso Nacional há 15 anos atrás como produto da Marcha 300 anos da Imortalidade de Zumbi dos Palmares, que reuniu mais de 30 mil militantes negras e negros em Brasília, hegemonizadas por um bloco de forças negras de caráter democrático, socialista e popular. Ou seja, foi construída com lastro e legitimidade social e no calor da luta política. Hoje, vemos uma total inversão dessa lógica de mobilização social e, por isso, uma derrota do Movimento Negro com a aprovação de um NÃO Estatuto da Igualdade Racial.

Por isso, mesmo participando da Assembleia não nos furtamos de fazer a crítica na forma como várias organizações do Movimento Negro trataram a questão da aprovação do Estatuto, principalmente UNEGRO, CONEN e CNAB, invertendo a lógica dos movimento sociais, investindo em acordos de gabinete, desmobilizando as bases e não priorizando a luta e a ação direta para aprovar o Estatuto. Entendemos que todas as modificações que o Estatuto teve desde a apresentação da versão original do mesmo, culminando em uma lei que significa um retrocesso em relação a vários temas como cotas raciais, saúde da população negra e quilombola e em tantos outros é apenas autorizativa, sem determinar ações concretas por parte do estado é uma derrota de tal postura dessa parte do movimento negro e nós, do Circulo Palmarino, denunciamos isso na II CONAPIR, após a NÃO aprovação do Estatuto na câmara, quando da não convocação da etapa do CONNEB de Salvador e neste momento.

Entendemos que as forças políticas conservadoras, capitaneadas pelo DEM e seu senhor de engenho Demóstenes Torres, saíram vitoriosas desse processo porque parte do Movimento Negro achou que poderia atuar na institucionalidade com tanta desenvoltura como aquelas que dominam o estado brasileiro a mais de 500 anos. A troca da luta, mobilização e ação direta por cargos, financiamentos do estado e espaço no aparato burguês se demonstrou uma profunda derrota para essa parte do Movimento Negro.

Por fim, entendemos que a Assembleia é um espaço impar para que as organizações do Movimento Negro que reivindicam a autonomia do movimento negro em relação ao Estado, aos governos e aos partidos políticos construam uma frente com unidade de ação para mobilizar a maioria da população deste país, nós negras e negros, a construir um projeto político para nosso povo. Por isso, voltamos a propor a criação da Aliança Negra Brasileira (ANB). O principal desafio ao construir a ANB é mostrar que a NÃO aprovação do Estatuto não representa o fim das lutas do povo negro: tramitam no Congresso Nacional diversos projetos de Leis que beneficiam a população negra, sejam leis afirmativas ou reparatórias, e estes passam a ser o grande alvo da luta das/os militantes na busca destes marcos legais que promovam, efetivamente, alteração dos indicadores sociais do cotidiano da população negra e seus territórios. É necessário lutar contra o processo de extermínio, encarceramento, desterritorialização e pauperização dos territórios negros urbanos que denunciamos como uma verdadeira Faxina Étnica, a serviços dos interesses da burguesia branca e racista.

Círculo Palmarino

Contra a faxina étnica, fortalecer a consciência anticapitalista do povo negro!


quarta-feira, 23 de junho de 2010

CEM COMENTÁRIOS !!!


Metade do ano, chegamos ao centésimo comentário, nas marchas, contra-marchas, idas e vindas, desabafos,pegando leve e outras vezes necessáriamente pesado. Estou muito feliz com esse espaço, que ao mesmo tempo que brinco, homenageio, pratico militância e exercito minha cidadania.
Alguns elementos tentaram me monitorar e até ditar o que deveria ser postado aquí no meu cantinho, sim, é assim que considero meus Blogs, meus cantinhos, é um cômodo de minha casa onde converso sobre quase tudo e só trago quem quero para a conversa. Aquí ninguém me veta, e pra quem não gosta, ficam duas opções, ou lêm, ou perguntam para quem leu. Nesse espaço, muitos aparecem bonitos na fita, outros nem tanto, algumas vezes abro espaço para uns apagadinhos, mas mesmo assim, eles não conseguem ser vistos além de seu cercadinho. Confesso que tenho unhas encravadas, e se ninguém pisar nelas, vou "DAR UM TEMPO", para que os gênios de Jucutuquara trabalhem em paz, já que nada mudou e a filosofia é, fazer o carnaval. Como já é do conhecimento de todos, estarei coordenando os cinco diretores de harmonia da Imperatriiz do Forte, com a certeza de que uma nova semente estará sendo lançada naquela agremiação, da mesma forma que fizemos por onde passamos, um trabalho de construção coletiva, calçado na educação e respeito ao folião, respeito ao próximo...coisa de berço. Sargento Garcia não prendeu o Zorro, a prestação de contas não foi feita e vamos aguardar, qual será o presidente em Jucutuquara, que conseguirá pregar nos postes, uma famosa prestação de contas .
Beijos no coração de quem tem!!!

Mancha!

DIRETOR DE HARMONIA DA IMPERATRIZ DO FORTE !

terça-feira, 22 de junho de 2010

OPORTUNIDADE!!!


Profª Ms. Dione Ferolla Varejão
Turismóloga/Historiadora/Mestre em Teatro


CEET VASCO COUTINHO

CURSO TÉCNICO EM HOSPEDAGEM

O Curso Técnico em Hospedagem do Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho em Vila Velha, está com as inscrições abertas até 26/06/2010. A pré-inscrição pode ser efetuada on line www.ceetvascocoutinho.com.br e confirmada na escola até o dia 26/06.

O curso possui grade curricular múltipla e oferece condições de atuação em vários segmentos do mercado de trabalho:

Hotéis, Pousadas, Hospitais, Clínicas, Navios de Cruzeiros, Bares, Restaurantes, Lanchonetes, Eventos , Recreação e Animação Turística etc

Se você tem o segundo grau e estudou em escola pública, aproveite esta oportunidade de capacitação para atuar na área de serviços, a área que oferece maiores condições de ingresso no mercado de trabalho.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

DESCULPE-ME PALHAÇO

Sim, desculpe-me "Palhaço"!
Às pessoas de má índole, inconvenientes, "S/A" ( Sem ambiente), costumamos no apse do nervosismo chama-las "PALHAÇOS".
Grande erro, para ser palhaço é preciso talento e capacidade de sufocar dentro de sí, seus sofrimentos e problemas, e transformar a lágrima de uma criança em sorriso.
O "PALHAÇO" é um caçador de sorrisos.
Apesar do dia do "PALHAÇO" ser 10 de dezembro, me vejo forçado a homenagea-los hoje por tê-los ofendido na sexta feira dia 18/6/2010.
Explico; dirigia-me para o Baixo-Clero por volta das 21:00hs, com o objetivo de encontrar os companheiros e seguir para a Estação Porto, onde foi realizado o sorteio da ordem de desfile das escolas de samba, para o carnaval 2011. ainda sobressaltado com a morte do companheiro Vacari, refletia sobre quão próximo de nós anda o perigo e a marginalidade. Caminhava perdido em meus pensamentos, e quando cheguei na "FAIXA DE GAZA", a rua que faz fronteira entre o Ceará e o Baixo-Clero, fui surpreendido por um carro prêto que por duas vezes foi acelerado por seu motorista em minha direção, como se fosse me atropelar, adiantei o passo e me deu nojo quando olhei para o carro tentando identificar o motorista, quem era? Sim, era ele, o "Sombra", "Paraquedista de Jucutuquara", o S/A( Sem Ambiente), a quem considero um infiltrado no carnaval, mais precisamente em Jucutuquara. Na reação entre outros palavrões, chamei o despresível de "PALHAÇO", por esse fato venho hoje pedir desculpas aos "PALHAÇOS", pois esse não tem menor talento para sê-lo, embora reconheça nêle algumas outras competências.
É possível que o SOMBRA, S/A ou coisa que o valha, diga que foi uma brincadeirinha, mas eu não acredito em papai-noel e quem não é meu amigo, não brinca comigo, principalmente dessa forma. Por esse fato também, faço este registro, para se necessário for, quem ficar já tem por onde começar a investigação.
Obrigado dr. Davi pelo aviso!

PERDOEM-ME PALHAÇOS!


Mancha.

domingo, 20 de junho de 2010

quinta-feira, 17 de junho de 2010

APROVADO O ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL


Para ministro da Igualdade Racial, estatuto é "extraordinário" e garante política de cotas

Agência Brasil

Publicação: 17/06/2010 19:23 Atualização: 17/06/2010 19:29

Brasília - O sociólogo Wilson Carlos Duarte Araújo já era aluno veterano de graduação quando a Universidade de Brasília (UnB) iniciou o regime de cotas para ingresso de negros no curso superior (2004). Ele avalia que a universidade mudou desde então e deu condições para a construção de uma nova imagem para os negros.

“As cotas abriram a possibilidade de que os negros fizessem parte da elite. Você já percebe na sociedade mudanças na forma como uma pessoa negra como eu pode ser representada. Começam a mudar as expectativas com relação a mim: hoje em dia eu não sou mais aquele cara que deve ser o servente. Eu posso ser um aluno da universidade, eu posso ser um professor ou qualquer outra coisa”, contou à Agência Brasil.

Para o ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Eloi Ferreira de Araújo, o Estatuto da Igualdade Racial, aprovado ontem (16) pelo Senado Federal, criou base legal para as políticas de cotas nas universidades e outras políticas afirmativas. “A lei não trabalhou com proibição, a lei trabalhou com inclusão”, disse, afirmando que a partir da nova lei “o poder público adotará ações de política afirmativa no sistema de cotas para educação”.

Em sua avaliação, os questionamentos que a política de cotas sofre na Justiça, como a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 186 movida no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo partido Democratas (DEM), caducarão. “Quando o presidente sancionar a lei, a arguição vai ficar muito enfraquecida. Agora nós temos a legislação”, salientou ao dizer que a ação no STF é “impertinente” e “inoportuna”: “a sociedade já havia reconhecido a política de cotas como uma realidade”.

Na opinião do ministro, o Estatuto da Igualdade Racial estabelece em lei o conceito de ação afirmativa que servirá como “guarda-chuva” para criação de incentivos fiscais a empresas que contratem negros, para o acesso à terra, para a valorização da cultura, para realização de pesquisas e para outros direitos. “O avanço é muito substantivo. Não há nenhuma legislação desde 1888 [Abolição da Escravatura] que reúna tantas possibilidades. Essas possibilidades se colocam como ponto de partida: é daqui para frente”, comemorou.

Para o ministro da Igualdade Racial, a lei aprovada pelo Senado é “extraordinária” e uma “vitória fantástica”. “Com esse estatuto nós colocamos uma argamassa poderosa na consolidação e sedimentação da nossa democracia. Fora do ambiente democrático, nós não teríamos condições de discutir esse tipo de matéria sobre a inclusão de negros e negras. Com a inclusão de negros e negras damos um passo definitivo na consolidação da democracia”, avaliou.

OPINIÃO:
Muitos militantes usam o discurso de não perder a viajem, depois de dez anos de luta, enfim o Estatuto foi aprovado, não é o que queremos mas foi o que pôde ser feito. Valeu a luta e a visibilidade que essa movimentação deu, ao patentear o racismo nesse país.
Pode ser considerado uma conquista, nunca uma vitória, pois muitas batalhas haverão que ocorrer para que a mesma se consume.
Enfim, apartir do chão de cada um, definam, comemorem ou continuem com as mangas arregaçadas para uma luta que está longe de terminar.

Mancha.

O CARNAVAL ESTÁ MAIS POBRE...

Tem sempre alguém apagando estrêlas, uns com mais outros menos. grau de maldade. Pelas primeiras informações policiais Vacari entra para o número estatístico da violência em nosso Estado. Quando falo de violência, me refiro à mesma em todo nível, inclusive daqueles que não têm disposição para um golpe final, mas ferem dolorosamente corações e sentimentos. São muitos desses entre nós.
O amigo Vacari deixa um lastro de uma bela história registrada através de muitos trabalhos de elevação da estima do povo carente através das Escolas de Samba nos morros e periferias.
Vacari conheceu e fez as festas nos palácios, mas desceu à períferia para aprender que a construção é diferente mas a felicidade tem mais valor ,
é mais verdadeira quando apaga momentos de sofrimentos...
Com certeza é mais fácil sorrir dentro de um palácio, mas só quem foi e é feliz num barraco, sabe o que significa ser feliz s
em precisar fingir.
Professor Carlos Vacari se foi, as lições ficaram para quem consegue fazer as leituras nos abstratos livros dos Santos de Casa, que tantos milagres mostraram nesse nosso carnaval.
DESCANSE EM PAZ COMPANHEIRO VACARI.

Mancha!

domingo, 13 de junho de 2010

INVENTORES!!!

...DESCOBRÍ ESSES DIAS QUEM INVENTOU UNIDOS DE JUCUTUQUARA...RSRSRS

AGORA QUERO SABER, QUEM INVENTOU O FRAMENGO!!!!...rsrsrsrs

ESTOU DEVENDO...

ESTÃO ME COBRANDO E COM TODA RAZÃO, A MATÉRIA QUE ANUNCIEI, UMA CONVERSA COM MESTRE FUMAÇA, O QUE ESTÁ OCORRENDO É QUE AMBOS ESTAMOS COM AS AGENDAS AGITADÍSSIMAS.
ESPERO PODER FECHAR ESSE CÍCLO ESSA SEMANA E DEPOIS DAR UM TEMPO NOS ASSUNTOS DE JUCUTUQUARA.
APARTIR DAÍ, ESTAREI TOTALMENTE ENVOLVIDO COM O CARNAVAL DA IMPERATRIZ.

BODAS!!!


NÃO ESQUEÇAM!!! Nessa quarta dia 16/06/2010 às 19:00hs, na Igreja de São Sebastião em Jucutuquara a missa em comemoração aos 25 anos de casados de Bido e Tânia. Eles estarão nos aguardando lá. As comemorações se estenderão até o dia 19/6, maiores informações após a missa.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

MUITO BOA A REUNIÃO NO MP!!!




Estávamos lá, eu e mais cinco CONSELHEIROS DE JUCUTUQUARA, como se tratava de uma reunião para discutir assuntos sérios do tipo democracia, quadro de sócios e prestação de conta, vou eliminar as alegorias e aderêços e ficar com o positivo que alí ocorreu. O "defensor de Jucutuquara, expôs todo tipo de problemas existentes em nossa agremiação, mas também falou das medidas que seu "irmão" está tomando para colocar a Escola nos trilhos. Gostei do que ouví, e torço muito para que o presidente consiga além, de fazer um belo carnaval,coloque a agremiação para caminhar com as próprias pernas.
Há uma luz no meio do túnel, apesar dos pesares, só acho que os CONSELHEIROS têm que se unir de verdade para acompanhar a cabeça do presidente, entrando assim numa linha empresarial e abandonando definitivamente o amadorismo. "Se derem um tempo"na luta que vez por outra é barulhenta e por vezes perigosamente silênciosa,estarão permitindo que o presidente arrume a casa. Segundo às informações, doravante prestação de contas não será problema, ninguém trabalhará sem contrato, nenhum fanfarrão fará compras sem autorização, uma secretária está sendo contratada para agilizar a organização interna, inclusive para dar condição para que seja criado o quadro de associados, o que foi o objeto principal do requerimento ao Ministério Público.
A promotora reconheceu, que alí não havia inimigos da Escola, embora não pudesse afirmar o mesmo no campo pessoal,todos queriam o mesmo, Jucutuquara nos trilhos dentro do regulamento.
Para encerrar, ficou o comprometimento de a Escola estar apresentando um relatório de suas atividades rumo ao enquadramento, de três em três meses.
Embora toda carga de responsabilidade na reorganização esteja sendo jogada nos ombros do Presidente do Conselho Diretor, torço muito para que o Conselho Deliberativo,acompanhe a filosofia,reaja e empunhe a verdadeira bandeira de Jucutuquara.
Cuidado ao escolher a quem seguir,pois nem todos que clamam meu Deus, meu Deus, entrarão no reino do céu.
"Os dedos de uma mão não são iguais", mais não são mesmo"

"Dá um tempo"

Mancha!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

PARAQUEDISTA!!!


SIM!!!

QUEREM SABER O QUE ACONTECEU NO MINISTÉRIO PÚBLICO?


ME ACOMPANHEM!!!!

SUGESTÃO...

Já que não houve eleição para o CONSELHO FISCAL de Jucutuquara, e a ata de posse do atual CONSELHO DIRETOR, ainda não foi registrada, porque não resolver logo isso?O CF atual, já é ilegal...será que vai continuar assim?
Assim dizia aquele...ABAIXO DE DEUS, QUEM MANDA É NOISI...
Amém!
Amém um óva!!!!

PRESTAÇÃO DE CONTAS!!!


Está tudo certo, em breve estaremos apresentando a prestação de contas do Bloco do Papai Noel, que foi aprovada ontem. Simples toda vida, entrou x saiu y e sobrou z. Gastos autorizados...rsrsrs, notas fiscais e pronto. Preparem o bolso, pois já vamos meter a mão nele, está sendo preparada a famosa rifa já intitulada; SE NÃO VENDER COMPRA, visando o NATAL 2010.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

CARA DE PAU ESSE MEU COMPADRE!!!

O Mestre Genivaldo, Vitorinha roxo, passou a parte da manhã do último sábado inteirinha rodando o hino do VITÓRIA no volume máximo. Como a equipe do MANCHAFOLIA está sendo ampliada, o que descobrimos? O hino que o cara estava ouvindo e zuando todo mundo, é o hino do RUBRO NEGRO VITÓRIA DA BAHIA, pois acho que o daquí nem hino tem...
E esse rostinho colado com Sury....sei não....

domingo, 6 de junho de 2010

OS QUATRO SANTOS


ANTÔNIO, EXPEDITO, JUDAS TADEU E EU....

...UM TEMPO!!!


...foi pedido um tempo para reanalizar o tema que já havia sido definido como O TEMPO, ou coisa parecida. É só ter paciência pois tem uma corrente empurrando para o TÚNEL DO TEMPO, e mais umas propostas que o próprio Orlando deve apresentar, mas tem um trem pesado no TÚNEL, pulso firme Orlando, senão tem gente em Jucutuquara disposto a assinar seu carnaval....Essa é Jucutuquara!!!

Haja Tempo!!!

BODAS DE PRATA!!!


Dia 16/6/2010 às 19:00 na Igreja de São Sebastião em Jucutuquara, haverá a missa em que todos nós amigos de Bido e Tânia, estaremos orando por eles em comemoração aos seus 25 anos de casados.
Desde já, tudo que quero é que a família de Bido e Tânia seja feliz por muitos vinte e cinco anos!

...LANÇOU NA LOUSA!!!


...diante de algumas cobranças e uma dívida difícil de ser reconhecida por falta do fechamento da prestação de contas, o presidente da Unidos de Jucutuquara lançou na lousa; " COMPRA SEM AUTORIZAÇÃO, VAI VIRAR DOAÇÃO".
E poderia completar, sem nota fiscal, nem pensar!!!
Parece que está surgindo uma luz no fim do túnel.
Enquanto isso, ZORRO continua solto

quinta-feira, 3 de junho de 2010

PROCURA-SE VIVO OU VIVO !!!!

Nós da "Turma da Panela", estamos encafifados com dois sumiços, um já sabemos que está amarrado num toco numa área aquí por perto que batizamos como "JAPÃO", o outro é o tal do Amaral, um taxista sem rumo nem prumo, não sabemos sequer onde é seu atual "PONTO".
...diz ele que jamais acharemos pois quem tem PONTO é ...P....
ONDE ESTARÁ ESSA PEÇA?

QUEM SABE FAZ...


Meu compadre Antõnio Rocha Dias ( Tonico do Cavaco), está preparando com muito carinho seu primeiro CD. A previsão é que esteja no mercado no mês de novembro. Já tive o prazer de ouvir algumas gravações, e posso atestar que o trabalho vem com muita qualidade, pra quem conhece, sabe o quanto Tonico é exigente, então falar de qualidade é chover no molhado.
Está valendo compadre!!!!