domingo, 31 de maio de 2009

DESEMBARCOU, SOFRER PRA QUE?

PAGOU CARO...
Ivan é daqueles que impressionam pela forma aguerrida com que se empenha, tem humildade para aprender e, aprendeu muito, tanto que incomodou a uns tantos que a tantos anos estão no carnaval, pouco nada fazem além de muita fofoca e tentativa de implantar teorias inaplicáveis, tipo aquela da roda quadrada. Junior pagou caro por ter participado de um time vitorioso, o TIME DO MANCHA. Muito me orgulhou tê-lo em minha equipe e tamanha foi a desenvoltura não só do Junior como de todo o time , que a figura do diretor desapareceu e o coletivo frutificou. Junior achou que acúmulo de experiencia positiva interessava para Jucutuquara e, descobriu mais cedo que esperava, aquí em jucutuquara, a incompetência cobra caro e com lastro de ódio.O que compensa é ter acerteza o tempo passa e corrige distorções.
Mais um vai descobrir que existe vida abaixo da linha do Equador e, vida saudável.
Valeu CAMARADA JUNIOR, eu me orgulho de tê-lo jogando comigo.
Vida que segue!!!

sábado, 30 de maio de 2009

MAIS UM DESEMBARQUE

Recebí a informação de que uma das mais festejadas chefes de Alas de Jucutuquara( Soninha Maia) desembarcou. Independente do motivo, trata-se de uma perda irreparável.
Gostaria de saber, será que todos são mesmo descartáveis?

Quando isso vai parar? Ou onde os comandantes querem chegar?
Acho que a NAVE PLATINADA DOS FARÓIS AZUIS JÁ PERDEU DEMAIS.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

UM TIME CAMPEÃO!!!


Meu prazer é você rir
No balanço deste trem
Seguindo sua programação de crescimento a médio prazo, a Independente de São Torquato mantém Sury que traz consigo um time campeoníssimo do carnaval capixaba.
Tadeu, Arion, Ancleber Junior, Kátia, de uma forma muito decisiva estiveram na base dos títulos de Jucutuquara desde 2004 até o enrêdo de 2009.
Esse time está Na Independente para mais uma vez brilhar no carnaval capixaba. Pela empolgação da reunião desse domingo, aguardem, São Torquato vem aí!!!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

ESTAMOS CONVERSANDO

ELES SÓ QUEREM DIGNIDADE
Nesse último dia 22/05/09 pela primeira vez após o desligamento de Jucutuquara Bruno e Thalita foram procurados por diretores da Independente São Torquato, não simplesmente para fazer um convite para que os mesmos conduzissem o pavilhão da São Torquato, mas para que os mesmos nos informassem sobre o que esperam do carnaval.
Para nossa surpresa encontramos um casal feliz que parecia ter tirado um peso de suas costas. Falaram com simplicidade do bailar e de como querem ser tratados daqui para frente. É na decepção que aprendemos e, o lado positivo dos fatos negativos é o que mais importa, eles têm do lado deles apenas o dom da arte de bailar e, quem nasce para artista, não morre marionete.
Nos próximos dias estaremos dando notícias sobre essas negociações.

domingo, 17 de maio de 2009

25 ANOS DE SOBRIEDADE...

BELA REUNIÃO... DEPOIS EU CONTO...

Um dia resolví fazer um carnaval ao contrário em minha vida, 16 de maio de 1984, resolví rasgar todas as fantasias de um enrêdo que na verdade deixei que escrevessem pra mim e, na maioria eu mesmo desenvolví. Abandonei um desfile melancólico de samba triste e de desarmonia parecida com a de algumas escolas que conheço. O descarnaval que viví durante muitos anos, nem na arquibancada, hoje na fita, só eu. Me amo de montão e que me curta quem puder. Não sou o cara, mas a cara de meus sonhos. Hoje mais que ontem, sei que é muito difícil ser eu. Sei também , as pessoas que tetam ser aquele que só Devaldo e Mancha conseguem , sofrem muito, pois essa felicidade tem uma digital, a minha. Quero agradecer a todos que ao longo destes anos, estiveram verdadeiramente ao meu lado, àqueles que por me conhecerem jamais me desqualificaram com defeitos fabricados, quero também lamentar por não ter sido criticado quando verdadeiramente merecia e, agradecer a todos que não me pouparam nos meu extrapolamentos. VINTE E CINCO ANOS....não são 25 dias

Carnaval é carnaval, minha vida é outra HISTÓRIA!

Que história!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

ENTREVISTA

NÃO PERCAM,
EM BREVE ENTREVISTA COM BRUNO E THALITA, AS ULTIMAS VÍTIMAS DOS PODEROSOS DE JUCUTUQUARA...

terça-feira, 12 de maio de 2009

A NAVE DOS FARÓIS AZUIS!!!

Pilotos da nave platinada continuam fazendo a faxina geral, breve,breve, serão todos "sangue puro". Acaba de ser desembarcado o casal Bruno e Thalita. Dizem que o rapaz que ficou nasceu em Jucutuquara. Bruno e Thalita, talvez no Romão ( PROMATRE). Ironias à parte, não aconteceu nada de novo pois a proposta que foi feita, Thalita desfilar com "O RAPAZ", se tratava apenas de um balão de ensaio pois o ESQUEMÃO já estava montado.
De queda de máscaras a verdades duras, houve de tudo, pena que a verdade veio apenas pelo lado dos meninos que cresceram e descobriram que eles são melhores que o jogo e que estarão numa outra ESCOLA pelo que sabem fazer e não por imposição. Não serão mais enganados e tiveram a oportunidade de conhecer a verdadeira face de algumas pessoas, tudo isso faz parte do crescimento.
Quero dizer para Bruno e Thalita, que o sentimento de ser expulso de casa não mata e temos que aprender a viver no mundão, com nossos valores e dons, sem reserva de mercado. Descobrirão também que vale mais ser feliz num barraco onde nos amam, que falsamente acolhidos num castelo, principalmente se o castelo for de areia.
O novo, moderno que tanto se apregoou, ficou traduzido num retrocesso de uma filosofia de loteamento clandestino mal engendrado.
Estou feliz porque vocês agora podem voar com suas asas e até escolher novos passageiros, porque alguns voaram com vocês e, os sapatos estavam sujos.
Bruno e Thalita, vocês acabam de quebrar seu aquário e já percebem que fora do aquário existe o MAR e, nele só sobrevive quem sabe nadar, aquário é proteção para frágeis.
Não olhem pra traz agora, pois quando estamos tristes, platina é igual a lata...e a nave continua platinada.


sábado, 9 de maio de 2009

SILÊNCIO!!!



Minha expectativa em relação às Justificativas foram superadas. É possível que muitos estejam hoje, se esperneando, mas na minha opinião os jurados acertaram mais que erraram. Entendo que foram muito felizes nos comentários e infelizes nas notas, algumas notas. Tem diretor de Escola reclamando que algumas em determinados quesitos foram baixas, se o jurado acompanhasse seu comentário, a nota seria muito menor. Acompanhei e conferí as de duas escolas, uma porque estou lá ajudando na retomada e outra que faço parte do CONSELHO. As notas dadas à Independente de São Torquato foram justas, duras porém justas. Os comentários em relação ao nosso desfile, nos ajudarão muito. Agora, as notas dadas às ditas grandes Escolas não condizem com os problemas apontados nos comentários. Aí é que identifico o erro, foram usados outros pesos e outras medidas. O que falta é dar transparência aos critérios usados pelos jurados. A São Torquato pode reclamar da desigualdade desde a comissão de pista até os jurados, não pelas notas, mas pelos critérios diferenciados. Quanto a Jucutuquara, os comentários também são justos, algumas notas sim e outras também. Os jurados viram o mesmo desfile que eu ví, Jucutuquara no volume veio legal, mas no chão o carnaval dela já foi muito, muito melhor. Tudo que está nos comentários aconteceu, agora é calçar o chinelinho da humildade e ralar para corrigir, esse é um bom parâmetro, não o desfile de 2006, 2007, 2008.


Agora sim, esse cíclo fechou pra mim.


VIDA QUE SEGUE!!!

quarta-feira, 6 de maio de 2009



China disse...
Mancha, não conheci Tobias pessoalmente mas através de comentários sei da importância dele para a São Torquato. Porém, isto é o de menos. O real é que uma vida se foi e o pior outras irão e nada será feito. Lendo o jornal de hoje mais ainda tenho esta certeza. Nossas autoridades (sic) brincam com nossas vidas, com nossas inteligências. Estamos vivendo um momento de terror, muito pior do que qualquer guerra existente em qualquer lugar do mundo. E, tenha certeza, não existe segurança nenhuma para nenhum cidadão, somos todos reféns. Para o bandido não existe cerca elétrica, segurança. Vivemos no medo, na angústia de sair e não saber se voltamos. Esta é nossa realidade.Para a Família de Tobias, conforto e muita fé.

UMA ESTUPIDEZ!!!!















HOJE NAS ASAS DA ÁGUIA SÓ TOBIAS!!!

TOBIAS, VICE-PRESIDENTE DA INDEPENDENTE DE SÃO TORQUATO.

Mais uma vítima da falta de uma política de segurança nesse ESTADO . O companheiro Tobias se fez notar, por demonstrar todo seu amor pela Independente através de muito trabalho e humildade, o que não o impedia de ser firme quando nescessário. O governo Paulo Hartung, tem que receber essa fatura, pois o TOBIAS não pode ser mais um nas estatísticas. Queremos para o POVO, a mesma segurança que tem para os políticos e seus familiares.Nós que trabalhamos com organização e mobilização de massas, não podemos mais aplaudir governos, por meia dúzia de plumas, porque o papel dos mesmos é muito maior que migalhas carnavalescas. O que fazem esses governantes para permitir tanta barbárie num estado pequeno e uma cidade que um dia ousamos chamar de presépio do Brasil? Um ESTADO que bebe o sangue de sua gente através das garras marginais que esse governo se mostra impotente para frear.

Hoje foi TOBIAS, ontem muitos outros foram nessa ROLETA RUSSA que se tranformou esse pedacinho de chão que atende apenas a quem pode viver atrás de muralhas e cercas elétricas.

Gostaria de perceber a eficácia dessa polícia do governo, num trabalho preventivo, da mesma forma que são contra trabalhadores quando mobilizados para reclamar seus direitos. Que o governador saiba, que mais importante que bandido preso é, o cidadão vivo. A banalização da vida em nosso ESTADO, não comove a esses governantes, eles mandam meia dúzia de plumas e pedem o voto...e nós queremos apenas a vida para tentar ser feliz.

VALEU TOBIAS!!!

NA CASA DO PAI HÁ MUITAS MORADAS, OCUPE A SUA!!!

Devaldo Baptista dos Santos/Mancha

sábado, 2 de maio de 2009

SURPRESA NO ANIVERSÁRIO...




Estragaram tudo, nesse domingo dia 03/04/2009 é, aniversário de Ewerton e Ditão.Marizão prepara uma festa para Ewerton e, nessa festa teria uma surpresa para Ditão, teria, porque nosso amigo Juvêncio ( Auto Latas), comunicou a Ditão que ele não poderia desaparecer, pois senão iria estragar a surpresa que estávamos preparando...rsrsrsrs.
Surpresas à parte, o que queremos mesmo é que tio e sobrinho sejam muito felizes. Particularmente para Ditão, o que mais torço é para que a simplicidade e humildade nunca te abandonem. Ninguém vira ícone na marra e o reconhecimento que vale é o espontâneo.
PARABÉNS CAMARADAS!!!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

EM TODAS AS FRENTES...

1 de maio - Dia do TrabalhoA data internacional surgiu após protestos e mortes de operários
O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.
Fonte: IBGE / Ministério do Trabalho
PARA LER, REFLETIR E AGIR"Estes brutos (os operários) só compreendem a força, uma força que possam recordar durante várias gerações..." New York Tribune, 1886, sobre a repressão da greve na praça Haymarket, em Chicago, nos Estados Unidos. "A prisão e os trabalhos forçados são a única solução adequada para a questão social" Chicago Times, 1886, 1886, sobre a repressão da greve na praça Haymarket, em Chicago, nos Estados Unidos."Se é necessário subir também ao cadafalso pelos direitos dos trabalhadores, pela causa da liberdade e para melhorar a sorte dos oprimidos, aqui estou" Alberto Parsons, tipógrafo, 39 anos, operário que participou da manifestação de Chicago em 1886, ao apresentar-se voluntariamente à polícia. Foi preso e enforcado. "Virá o dia em que o nosso silêncio será mais poderoso que as vozes que vós estrangulais hoje" Agust Spies, tipógrafo de 32 anos, antes de ser enforcadopela participação na manifestação de 1º de maio de 1886. "Festa dos trabalhadores em todos os países, durante a qual o proletariado deve manifestar os objetivos comuns de suas reivindicações, bem como a sua solidariedade" Declaração do documento aprovado pelo Congresso Socialista de Paris em 1889, que instituiu o 1º de maio como Dia Mundial do Trabalho.
TRABALHO INFANTIL A Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbem o trabalho infantil no Brasil. Mas, mesmo assim, no País o trabalho infantil compromete 5,4 milhões de crianças de jovens.Quase a metade nem é remunerada pelas atividades que exerce.O trabalho infantil diminuiu na última década, mas compromete o desenvolvimento de 12,7% (em 2001) das pessoas na faixa etária entre 5 e 17 anos. Em 1992, eles eram 19,6%.Em termos populacionais, significa que 5,4 milhões de garotos e garotas exercem algum tipo de atividade produtiva, remunerada ou não.O levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) confirma: a maioria dos trabalhadores (45,2%) exerce atividades domésticas e o setor agrícola é o que mais absorve a mão-de-obra infantil:43,4%.É um dado bastante assustador: 41,2% não recebem nenhum salário pelo que fazem.Além da injustiça social de exploração dessa mão-de-obra, agravada pela ausência de remuneração, o trabalho infantil traz uma conseqüência funesta: o afastamento da escola.Os dados apontam que, entre as crianças e adolescentes que trabalham, 80,3% freqüentam a escola, enquanto essa taxa chega a 91,1% quando se trata daqueles que não são obrigados a trabalhar.
" Trabalhei na casa de uma dona por quase dois anos. Ela me dava R$15,00 por mês, mais sapato, roupa e mantimento. Hoje acho ruim ( as pessoas que dão trabalho para crianças) porque eles não dão emprego para as mães da gente, pensam que para crianças podem pagar menos." (Alda, 13, está na7ª série , é de BH e não trabalha mais.)" É um pouquinho difícil (cuidar dos meninos). Quando eles berram, mostro um bichinho. Mas canso de brincar com criança pequena. O chato é que só tem carrinho e eu gosto de brincar com boneca. Às vezes, tenho vontade de sair e só brincar. Mas a minha tia me ajuda na lição de casa e eu almoço lá." (Fátima, 10, está na 4ª série, é de BH e cuida de dois primos).
"ESSE CARNAVAL É PRA VALER"