terça-feira, 28 de abril de 2009

...DISSE AO POVO QUE FICO...



...Para felicidade geral da "NAÇÃO" , disse ao Povo de São Torquato que FICO.
Já disse muitas vezes que devemos fazer as coisas que nos dão prazer. Quero carnaval para construir alegria, fazer um trabalho onde seja valorizado na intensidade de seu valor.
Passei da fase de alguns tipos de disputas, principalmente as que não me acrescentam nada. Se foi gratificante estar em São Torquato em 2008, no próximo ano será muito mais, eu gosto de desafios.
Aproveito e, agradeço à COMUNIDADE de São Torquato por ter compreendido a filosofia de trabalho, pautado principalmente no respeito às pessoas. É assim que funciona. Vamos avançar, temos muito o que construir juntos.
A luta continua!!!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

MANCHA PERGUNTA...


Porque não assinar os comentários?
Estou liberando alguns comentários sem assinaturas quando percebo que o interesse é o debate e, estou respeitando àqueles que até se protegem dos ataques dos que não suportam ver algumas verdades estampadas, ou não admitem que as pessoas tenham opinião própria. Alguns vão continuar sendo vetados, a não ser que autorizem que eu coloque seus nomes junto com os comentários, pois são figurinhas carimbadas.
O espaço continua aberto para todo tipo de tema, mesmo que não agradem a alguns diretores de ESCOLAS.
Também informo que esse espaço não foi criado para depreciar o trabalho de quem quer que seja, mas é principalmente para quem tem coragem de assinar trazendo o que os aflige dentro de suas agremiações.
Apaguei uma mensagem que exaltava os títulos de Jucutuquara e, dizia..."que se dane a dívida", a pergunta é; se dane a dívida ou quem vai se rasgar para pagar?
"se toquem fanfarrões!!!"

terça-feira, 21 de abril de 2009

segunda-feira, 20 de abril de 2009

FIDELIDADE E JUSTIÇA QUANTO À FUNDAÇÃO...

Tem um comentário que está retido, por haver equívoco ou no mínimo omissão quanto à fundação do BLOCO CARNAVALESCO UNIDOS DE JUCUTUQUARA. A fundação do bloco passou por muitos endereços, o primeiro foi o BAR AMARELINHO, onde ocorreu a primeira reunião, passou por dentro da casa de Marcelo Ramos, Zilá, Maria Coroa e dona Glória. Falar de dois três ou quatro fundadores, é um risco, pois o Bloco foi pensado por muitas cabeças em sua formação. Falar de fundadores e deixar de lado um um Juarez, Major Zezinho, David Carminati, Ilmar…dentre outros não fica bem. Quando falamos na turma do morro, é porque ela realmente existe, quando fundamos o Bloco, ficou sob nossa responsabilidade montar a bateria e,à turma de baixo criar as alas, vestir a bateria e angariar recursos.
Parte dos instrumentos Guilherme conseguiu, outros nós mesmos fabricamos nos fundos de sua casa e foi assim que começamos, Ditão foi o primeiro e único mestre, nós de cima e o povo da rua, trabalhamos muito, rifas muito trabalho, Seu Orestes transformou sua casa numa verdadeira oficina de instrumentos velhos, enquanto dona Glória, a nosso pedido costurava até peles que rasgavam nos ensaios…e por aí vai a história de nossa escola…que quando Bloco, mobilizava por “AMOR” dessa comunidade que ainda sonha com nosso Bloco…

domingo, 19 de abril de 2009

ENQUANTO UNS REJEITAM ESTRELISMO SE ESCONDENDO ATRÁS DELE...OUTROS DÃO LIÇÃO...

Coruja anônima disse...
SAMBA Gênero básico da MPB, o samba tem origem afro-baiana de tempero carioca. Ele nasceu nas casas das "tias" baianas da Praça Onze, no centro do Rio (com extensão à chamada "pequena África", da Pedra do Sal à Cidade Nova), descendente do lundu, nas festas dos terreiros entre umbigadas (semba) e pernadas de capoeira, marcado no pandeiro, prato-e-faca e na palma da mão. Embora antes de Pelo Telefone, assinada por Ernesto dos Santos, o Donga (com Mauro de Almeida) em 1917, outras gravações tenham sido registradas como samba, foi esta que fundou o gênero – apesar da autoria discutida e da proximidade com o aparentado maxixe. Também nesse estilo ambíguo são as principais composições de José Barbosa da Silva, o Sinhô, auto-intitulado "o rei do samba", que junto com Heitor dos Prazeres, Caninha e outros pioneiros estabelece os primeiros fundamentos do setor, que ganharia uma feição mais definitiva com a chamada "turma do Estácio". Formada por Alcebíades Barcellos, o Bide, Armando Marçal, Newton Bastos e Ismael Silva e mais os malandros/sambistas Baiaco, Brancura, Mano Edgar, Mano Rubem (uma brodagem bem anterior aos manos do hip hop), essa corrente injeta uma cadência mais picotada no samba e tem o endosso de filhos da classe média como o ex-estudante de medicina Noel Rosa e o ex-estudante de direito Ary Barroso, que redimensionam o estilo através de obras memoráveis. Com a explosão da era do rádio a partir dos anos 30, o samba ganha enorme difusão através de cantores como Francisco Alves, Orlando Silva, Silvio Caldas, Mário Reis, Carmen Miranda - que consegue projetá-lo internacionalmente a partir do cinema - e mais adiante Dalva de Oliveira, Aracy de Almeida, Elizeth Cardoso, entre outros. Novas adesões como a do refinado baiano Dorival Caymmi, além das harmonias elaboradas de Custódio Mesquita, o molejo de Pedro Caetano, o figurino tropicalista de Assis Valente, a sobriedade de Sinval Silva, o populismo luxuoso de Herivelto Martins e o sotaque interiorano arrastado de Ataulfo Alves conduzem o samba para outros caminhos já ao sabor da indústria musical. A ideologia do Estado Novo de Getúlio Vargas contamina o cenário e do malandro convertido (O Bonde São Januário, de Ataulfo e Wilson Batista) chega-se ao samba-exaltação cujo carro-chefe, Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, torna-se o primeiro hino brasileiro no exterior

sábado, 18 de abril de 2009

NEGRA POLLY


negra.polly disse...
Gostaria de agradecer Devaldo pelo comentário que fez ao Mestre Renatinho, pra mim companheira, amiga e parceira de anos....simplesmente Renato Augusto.Sempre deu, e dá o melhor de si para fazer um excelente trabalho...e apesar de muitas vezes contraria a mim e aos filhos, gostaríamos de deixar expresso aqui o nosso carinho, e a nossa gratidão por todos que acreditam, respeitam e valorizam o trabalho do Renato, pois ´somente nós sabemos o quanto isso custa!E comentários desconcertantes e fofcas não fazem mal a ninguém....por isso nós podemos falar sim...pois ele arrasa!!Mestre não só da bateria da Mug, mas do nosso lar!Pollyana, Nícholas Augusto, Nayara, Nathalia...enfim!! Toda a família Cavassani.Mais uma vez Devaldo, o nosso muito obrigada.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

ÁGUIAS/CORUJAS/GAVIÕES...UM BALÁIO SÓ...






Ao contrário do que muitos acham que eu me sentiria, estou muito feliz, independente da forma, sinto que a distância entre a Escola e a base diminuiu. Nesse momento não me importa qual é o jogo, o que anima é que o poder voltou para o morro e, eu que tanto reclamo de termos entregue nossa cria, não deixaria de comemorar a escolha dessa dupla para a direção do CONSELHO num dos momentos mais delicados que Jucutuquara atravessa. Gostaria agora de ver esse CONSELHO se reunindo no morro,onde começou sua organização e de onde não deveria ter saido. Esse momento é histórico é, preciso que saibamos compreender e aproveitar. Nos preparemos pois alguma fatura pode ser apresentada, mas no momento uma parte importante da ESCOLA...É NOSSA.
PARABÉNS CONSELHO DELIBERATIVO!
PARABÉNS JUCUTUQUARA!
AGORA É CUMPRIR O ESTATUTO.
Devaldo Baptista dos Santos/Mancha

terça-feira, 14 de abril de 2009

A ARTE DA GUERRA


O BEIJO NA ORELHA DA GIRAFA


Em nome da Independente de São Torquato, venho agradecer à organização do prêmio ABREALAS, na pessoa do Nirlan. Para nós da Independente, foi muito importante as indicações em HARMONIA e EVOLUÇÃO e, a premiação em EVOLUÇÃO.

é muito gostoso dar um beijo na orelha da girafa.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

ISSO É ÉTICO?


O que mais posso esperar, pensar, imaginar. Ainda se atrevem em falar em conspiração, quem está conspirando contra quem? Depois, não adianta ir para os livros de visitas com discursos meia bomba, falso moralismo e a armadilha, traição, covardia, falta de respeito e ética, a todo vapor rolando nas manobras. Essa não é a primeira vez que tentam separar Bruno e Thalita, para ser mais preciso, é a terceira. Na primeira em 2002, lembro de minha reação e tambem da atual presidente, depois num dos momentos em que Andressa anunciou que deixaria de desfilar, pelo mesmo motivo de hoje já existe a movimentação para Thalita desfilar com o super star. As pessoas acham que podem manipular, humilhar, trair, com um poderzinho que vai daquí alí. Só acho que tudo tem limite e, nem todos são manipuláveis, os valores não são iguais para todos. Manobras sobre manobras, eleitoreiras ou não, desrespeitosas. E quando alguns dos atores se arvorarem espumando a defender seu espaço como monopólio, tenha a ética de não falar em justiça e igualdade, tenha o cuidado de não questionar quem questiona a falta de transparência, pois não podemos ignorar a inteligência das pessoas. Covil de vaidades, auto-afimação e disputa para projetar frustrações maqueadas em fantasias. Separar Bruno de Thalita ou o contrário para manter acordo ou alimentar vaidade, se é ético, ética mudou de nome...

Pensem nisso!!!

PEGANDO O PEGA

Recebí informações de que Neuzinha estará retomando os trabalhos frente ao PEGA NO SAMBA. Desde já conclamo à todos que amam verdadeiramente a Escola que se unam, pois o próximo carnaval será para valer. Além de cair três escolas, essas ficarão praticamente sem verba para o carnaval de 2011.
O momento é de união para que o PEGA NO SAMBA volte a fazer um belo carnaval.

Essa é minha torcida.

sábado, 11 de abril de 2009

OLHO NEGRO


MILITANTE SOCIAL
Sou realmente um militante de movimentos sociais, socialista, sindicalista e membro do MOVIMENTRO NEGRO.
A constatação de preconceito na Escola, quem faz diretamente não sou eu, mas o jovem mestre sala ao dizer que não se combate um preconceito com outro. Quanto ao bairrismo exarcebado, nem tanto, acho que em Jucutuquara, deveríamos ser mais bairrista, mas isso não vem muito ao caso. Digo que o CONSELHO de Jucutuquara é dividido em grupos e sei do que estou falando, só não endosso a fala do jovem quando diz grupo político, são grupos reunidos em torno de interesses comuns aos grupos e, nem sempre o interesse mor é Jucutuquara.
Quanto aos casais, cada um tem seu gosto, e não fica bem querer ser unanimidade, nem Jesus conseguiu ser. Não sou muito de avaliar quesitos por NOTAS, prefiro meu julgamento mesmo dentro das limitações e até mesmo ignorância.
Jucutuquara está muito bem servida com seus casais, o que não me impede de achar o segundo casal ótimo, também não significa dizer que o primeiro não seja bom.
O samba não é exclusivo do negro, assim como os espaços dentro desse samba não têm donos e também devem ser democráticos, e que as oportunidades sejam claras.
O negro não contribuiu para a criação do samba, ele construiu o samba, o que não pode ser confundido com a criação do carnaval.
O texto CORRUPÇÃO GENERALIZADA, faz parte da mente fértil do jovem, mesmo porque, ainda não posso falar em corrupção dentro de Jucutuquara, por ainda não conhecer a prestação de contas de 2008 e 2009. O que existe, são denuncias de ilegalidade no processo eleitoral que elegeu o ultimo CONSELHO DIRETOR, inclusive com denuncias de compra de votos e, essa não fui eu quem fiz, mas estou babando atrás de evidências que me permitam desmascarar meia dúzia de falsos bons samaritanos, falo de prorrogação de mandatos nos Conselhos de forma ilegal, falo da última eleição do CONSELHO FISCAL.Então meu jovem, o fato de acompanhar a porta bandeira, muitas vezes não nos credencia a falar em nome da escola, nem para o bem, muito menos para o mal, pois “há mais entre o céu e a terra, que nossas vãs filosofias”
Não sou um quesito em Jucutuquara, sou Conselheiro, fundador e um trabalhador feroz ,quando possível.
Também equivóca-se o jovem quando imagina que quero decretar sua saida de Jucutuquara (mesmo se tivesse poder para isso, não o faria), a provocação é, saber se alguém teria a mesma humildade que Bruno e Thalita tiveram, de estar como segundo, ao longo dos ultimos anos ,fato esse que não impediu que os mesmos fossem vistos como um dos melhores casais de nosso carnaval.
Quse que finalizando, respeito sua reação, repito equivocada, pois meu posicionamento é, diante de um fato concreto, Jucutuquara não tem hoje um primeiro casal e, a ordem natural seria subir Bruno e Thalita, o que não parece estar sendo tão natural assim em Jucutuquara.
Agora sim, para finalizar quero parabenizar e agradecer à Andressa por tudo que fez ao longo dos anos em Jucutuquara e por Jucutuquara e, dizer que respeito sua decisão de parar…e que venham Bruno e Thalita.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

DIREITO DE RESPOSTA

FALA DE JOÃO FELIPE NO VIVA SAMBA
Com o intuito de responder as manifestações equivocadas, injustas e pautadas por um bairrismo exarcebado, desferidas contra o posto que ocupo na Jucutuquara, venho através do site Viva Samba, buscando a maior publicidade possível, devido a quantidade de acessos que o site conquista diariamente, esclarecer os fatos narrados em um blog de folia.
Primeiramente, penso que uma pessoa ao se intitular defensora dos direitos humanos e militante no combate aos preconceitos sociais, não deveria formular um titulo debochado, como o que foi elaborado, “olho azul”. Quem almeja uma sociedade mais igualitária e justa, não deve combater o preconceito com outro preconceito. Não se pode confundir o samba, com uma cultura exclusiva do povo negro, mesmo que tenham uma enorme contribuição para sua criação, estrutura, desenvolvimento, etc.
As insinuações de que o meu cargo é mantido por uma corrupção generalizada, é no mínimo gravosa, e não sei se esta pessoa tem noção das conseqüências que as palavras têm no texto, mesmo em um blog, que quase ninguém lê. (recebi o texto no meu e-mail, ficando vinculado a ler seu conteúdo, uma pena).
Agora serei obrigado a comentar uma coisa meio que ridícula. Trata-se de uma suposta teoria conspiratória que este cidadão teima em inventar e defender. A tese dele, é que Jucutuquara deixa-se dominar por um “grupo político”, mais uma vez confundindo escola de samba com ascensão social para os fracassados na vida particular. Todos sabem que a escola é democrática em todos os sentidos, tendo decisões que comprovadamente, buscaram e sempre irão buscar: títulos, prêmios, status social, alegrias de seu povo, etc. Em suma, muito besteirol.
Agora, se a escolha do meu nome em 2005, fosse tão equivocada, creio que não se sustentaria até os dias de hoje, com tantas glórias e atingindo juntamente com minha parceira, excelentes resultados para nossa escola. Resultados que para você parecem não ter relevância, visto que, compromisso de eleição seria o que você iria fazer, ao apoiar a candidatura do companheiro Falcão, que saindo vitorioso, trocaria o casal que vinha tirando nota 10 (João Filipe e Andressa, casal que seu próprio candidato ajudou a montar no final de 2004), isso sim se caracteriza compromisso de eleição.
Mas meu caro, que equívoco o seu, Bruno e Thalita, competente casal do carnaval capixaba, não estão sendo jogados fora, ninguém solicitou nem vai solicitar isso. O que não pode ocorrer -e esse é o erro do seu discurso- é vincular a aposentadoria de Andressa, com minha respectiva saída do carnaval de Jucutuquara. Casais se desfazem com o decurso do tempo, sobem de posto os segundos, seja individualmente ou em par, assim se faz escola de samba. No meu primeiro ano suas malhas foram finas, injustas e preconceituosas, sem me dar oportunidade (graças a Deus, não era dela que eu necessitava), passados cinco carnavais, olha o que aconteceu: reconhecimento e respeito do povo carnavalesco capixaba. Minha maior vitória é a amizade que conquisto no meio do samba.
Por fim, quero me desculpar com os usuários do livro, por meu longo texto.Não estou buscando convencer ninguém, mas apenas expondo fatos que serão comprovados na justiça - se Maurinho com seu jeito de apaziguador não me convencer do contrário, ahahhahahhahha – cabe aos interessados na verdade, interpretar e buscar o histórico das pessoas, concluindo qual passado é MANCHADO.
Forte abraço e um carinho especial aos moderadores do site.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

ELEIÇÃO

ELEIÇÃO?
ONDE?
CANDIDATOS?
Algumas pesoas me perguntam sobre eleição confesso, a que estou acompanhando é para o SINDAEMA-ES, que ocorrerá em outubro. A outra 2010, Renato Casagrande para o governo do Estado, Sargento Valter deputado estadual, na dúvida sobre o candidato a federal e senado.

OLHO AZUL!!!

LIMPANDO A ÁREA
Ouví ontem de um tambor batido numa tribo próxima, de que a Direção de Jucutuquara na pessoa da presidente, prepara a saida de Bruno e Thalita. Isso independente de formarem um dos melhores casais do carnaval capixaba. Ainda presa a compromissos eleitorais, ou eleitoreiro, a direção está atrás de uma porta bandeira para o atual mestre sala. De nada valeram os anos de dedicação e disciplina de Bruno e Thalita, em aceitar ser segundo casal mesmo sabendo da competência pra ser o primeiro.
Enquanto isso, algumas escolas fazem figa para que caso se confirme a mensagem do tambor, o casal se decida por uma delas.
Vocês não imaginam, com que tristeza transcrevo esse tipo de informação.

Será que é essa a Jucutuquara que fundamos?

Pra quem?


sexta-feira, 3 de abril de 2009

UM BATALHADOR

A direção de Jucutuquara perdeu um de seus maiores colaboradores que a seis anos vinha dando o máximo de sua competência. Armando deixa a direção de Jucutuquara para trilhar outros caminhos no carnaval.Só torço para que a saida de Armando não seja uma tendência. O que anima é que o companheiro sabe que existe vida abaixo da linha do Equador e carnaval fora de Jucutuquara. Quero agradecer por todo o apoio e dedicação quando juntos trabalhamos desde o vice em 2005 e nos campeonatos de 2006,2007,2008...VIDA QUE SEGUE!!!