terça-feira, 31 de março de 2009

TEM QUE RESPEITAR


Renatinho fez um belo trabalho na MUG e, os agitadores de plantão teem que parar com as fofocas aplaudir a todos que fizeram a festa dentro da festa.
Então, PONTO FINAL. Genivaldo continua na São Torquato e a questão na MUG se tem algum problema é interno, o que eu não acredito.
Na avenida, Renatinho,Robertinho, a MUG foi um SHOW!!!

domingo, 29 de março de 2009

FÊNIX


Todos que gostamos de carnaval, estamos muito felizes e agradecidos pelo carnaval que a PIEDADE apresentou. A questão da renovação tem que ser encarada de frente.

Foi uma grata surpresa.

MISSÃO CUMPRIDA

O Poeta Adiel se despediu da direção de Carnaval, Harmonia e Evolução do PEGA NO SAMBA.
O companheiro continuará fazendo suas poesias e lógico, se constitui hoje numa reserva tec. da comunidade de Consolação.

ENQUANTO UNS VIVEM DE PASSADO, OUTROS CONSTROEM O FUTURO

Continuando seu trabalho de longo prazo, a Independente de São Torquato estará no próximo sábado dia 04/4/2009, na Escola Jairo Matos às 9:00 horas, promovendo a inscrição das crianças de 07 a 15 anos para o desfile do dia 11/4/2009 da INDEPENDENTE DO AMANHÃ.
No ato das inscrições estaremos conversando com as crianças e adultos que lá estiverem, sobre a preservação do meio ambiente com foco no elemento ÁGUA.

Convidamos a comunidade para que compareça a mais esse evento visando o futuro da agremiação.

domingo, 22 de março de 2009



REAÇÃO

O presidente da LIESES Rogério Sarmento, me traz a informação de que encontra-se em estudo um projeto onde todos àqueles que passarem pela avenida, só poderão voltar pela rua de cima paralela à pista do desfile. O objeivo é desobstruir a concentração, onde está previsto um grande acidente devido ao congestionamento naquele setor. O presidente quer ouvir às agremiações, espero que os presidentes além da pidança de dinheiro, pensem também nos componentes de suas escolas. Muitas vezes cobramos muito do presidente da LIGA e, não cobramos de nossa direção dentro de casa, sei que as decisões na liga são colegiadas então, o que não funciona na maioria das vezes é, de responsabilidade das presidências.


INDEPENDENTE DO AMANHÃ

Independente do amanhã, a Independente estará com seu futuro nas ruas de São Torquato. Nossas crianças alimentam nossa esperança de reconstrução de uma Escola grande, do tamanho que a São Torquato tem que ser. Se todas as ESCOLAS fizerem isso, o risco da agremiação cair em mãos de aventureiros e exploradores será infinitamente menor."NESSE SÁBADO DE ALELUIA NOSSAS CRIANÇAS ESTARÃO CANTANDO A NATUREZA"

Belo exemplo a ser seguido!!!


sábado, 21 de março de 2009

PORTA DE ENTRADA
A Velha Guarda comandada por Regina Lima se constitui na porta de entrada da Escola, entendo que o padrão de recepção de Jucutuquara, deveria ser o da Velha Guarda, ou "o jeito Regna Lima de receber" . É bom registrar porque, alguns acham que a Velha Guarda é a porta de saida.
Velha Guarda, morada da poesia, biblioteca em movimento.
RECANTO DA SABEDORIA ACUMULADA.

quinta-feira, 19 de março de 2009

UM FUTURO PARA ESSE CARNAVAL
Na comemoração dos 40 anos da OBRA SOCIAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, fui convidado pra falar sobre carnaval para as crianças, foi gratificante ouvir das crianças, o que eles não querem no carnaval e como veem essa festa, ainda sem conhecer a guerra da organização.
A grande descoberta é que podemos sonhar com uma organização diferente, mais sadia e inteligente...que pena, não estarei aquí pra ver.

domingo, 15 de março de 2009


ARMAÇÃO

MINHA CONVERSA HOJE É COM A DIREÇÃO DA LIESES, MEUS CAMARADAS ROGÉRIO SARMENTO, O MAIOR PRESIDENTE QUE JUCUTUQUARA JA TEVE E, PEDRO SUZANA O FUTURO PRESIDENTE DA LIGA, HOJE DIRETOR DE CARNAVAL.
É LÓGICO QUE NÃO SABERÃO NUNCA O QUE ACONTECE NESSES ESPAÇOS, SE ALGUÉM NÃO LEVANTAR ESSA BOLA, POIS AMBOS ESTÃO NA PISTA TRABALHANDO. NÃO É POSSÍVEL QUE VAMOS ESPERAR ACONTECECER O PIOR PARA TOMAR AS PROVIDÊNCIAS. O ACESSO ÀS ARQUIBANCADAS E CAMAROTES SÃO IMPRATICÁVEIS,FOLIÕES QUE ACABAM DE DESFILAR TÊM QUE VOLTAR POR DENTRO DAS ESCOLAS QUE ESTÃO SE PREPARANDO E, NÃO É RARO CONFUSÕES E AGRESSÕES. O ESPAÇO DESTINADO À CONCENTRAÇÃO, PODEMOS CHAMAR DE TERRA DE NINGUÉM, ONDE TUDO É EMOÇÃO, EXPLOSÃO E SALVE-SE QUEM PUDER.
DEPOIS DE MUITOS ANOS DE SOFRIMENTO E DESTRUIÇÃO, TIRARAM OS FIOS QUE ATRAVESSAVAM A DISPERSÃO E ABRIRAM MAIS O PORTÃO PARA ENTRADA DOS CARROS, ISSO DEPOIS DE ANOS SEGUIDOS JUCUTUQUARA TER QUE DESTRUIR SUAS ALEGORIAS PARA PODER CUMPRIR O TEMPO.
E NA CONCENTRAÇÃO E ARMAÇÃO, VAMOS ESPERAR QUE ALGUÉM MORRA?
COM A PALAVRA A LIESES.
VELHA - GUARDA COMO DEVE SER...

No último sábado estive na reunião da Velha-Guarda de Jucutuquara e, me anima perceber que nem tudo está perdido. Se por um lado considero que a Escola da qual sou conselheiro, se tornou altamente comercial, por um outro, tenho que reconhecer que a reserva histórica está prervada às suas próprias custas e organização. Para citar alguns, lá estavam Tião batera e Tânia, que só se afastaram para criar a Chegou o que faltava em Goiabeiras e voltaram para defender sua parte nessa história, dona Glória que dispensa comentários. dona Leida, Matilde e uma baloarte do Bloco Unidos de Jucutuquara que pouco se fala Ilmar. A Velha Guarda Musical, que é uma parte do todo nesse processo, vem sendo organizada por Tonico e Ditão e terá que ser presença obrigatória nos eventos da Velha Guarda. Tudo muito bonito, estão todos de parabéns. Para minha felicidade é na Velha Guarda que percebí o Clima da Jucutuquara que sonhamos.


sábado, 14 de março de 2009


FECHANDO O CÍCLO

Seguindo orientação de minha assessoria política,estou encerrando o ciclo onde pretendia dar visibilidade à todos que trabalham anônimamente pelo carnaval e, vinha fazendo isso exclusivamente com os construtores do carnaval de Jucutuquara.
A alegação é de que tanto nas vitórias quanto nas derrotas, muitos trabalham anônimamente dando o melhor de sí. Quando arriscamos nominar, cometemos a injustiça ao deixar muitos de fora.
Quero do fundo de meu coração, que todos que trabalharam para o sucesso do carnaval, em todas as Escolas,na LIGA, Prefeitura, anônimos ou não, se sintam, homenageados através dos anônimos aquí apresentados.
Beijos no coração de todos(as)
Mancha.

sexta-feira, 13 de março de 2009


BOCA MALDITA
A turma da "BOCA MALDITA de Jucutuquara" que se reunia no Bar do Zanett, está de enderêço novo. Todas as sextas feiras apartir das 19:00hs, estaremos nos reunindo no "BAR DO BILL".
Nossos bate papos estarão sendo regados de muito samba e, servirá como ensaio da VELHA-GUARDA MUSICAL DE JUCUTUQUARA.
Participem!!!

terça-feira, 10 de março de 2009



PARABÉNS SONINHA!!!
52 ANOS DE MUITA ALEGRIA!
31 ANOS DE CASAMENTO!
01 CASAL DE BELOS FILHOS E MUITOS AMIGOS PARA CANTAR...

Parabéns...
Iamara Nascimento disse...

Completando o comentário da Dione,ouvimos tambem de outro conselheiro que o carnaval apenas é um entretenimento para a população e no teatro por exemplo existem cabeças pensantes.Ficamos indgnadas em saber como é o pensamento de alguns membros da cultura capixaba em achar que para fazermos um espetáculo como o carnaval não necessariamente precisamos de cérebro.
Iamara

sábado, 7 de março de 2009

Dione disse...
Ola Mancha, agradeço a sua homenagem ao dia internacional da Mulher. E quero deixar registrado neste espaço que nós, Iamara e eu, estamos bravamente defendendo as bandeiras das Agremiações Carnavalescas no Conselho de Cultura. E por sinal, numa análise das comissões para o futuro regimento, nos colocaram juntamente com a categoria Circo. A medida causou indignação em algumas pessoas e Fabio Carvalho, ex-Manimal,representante de ONG'S, protestou dizendo que Circo é Desenvolvimento Humano e não pode estar junto das escolas de samba. Intervimos na hora, falamos do nosso papel no Desenvolvimento Humano e que exigimos respeito pois o Samba é filho legitimo da cultura e não bastardo como muitos querem levar a crer.
MULHERES QUE FAZEM
Bela lição me foi dada pelas mulheres de luta da Independente de São Torquato.
É bom que se diga "COMUNIDADE NÃO REMUNERADA"
FORÇA DE MULHER!
A Independente foi para a avenida nos e pelos braços das GUERREIRAS DA ÁGUIA.

UMA MULHER DE MUITAS LUTAS
Dentre as muitas mulheres no carnaval, tem uma pela qual tenho um carinho especial pela luta não só no carnaval, mas principalmente por não correr do cheiro de povo,fazendo uma política na base dura, violenta e nescessitada.
Somos de campos políticos diferentes porém, quando achamos pontos de convergências e por eles nos unimos, fica fácil aceitar as diferenças.
Beijo no coração e obrigado pelo convite.

CADA UMA NO SEU QUADRADO...MAS SEMPRE NA LUTA!

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada.

Fica aquí a homenagem de Mancha a todas as MULHERES DE LUTA PELO CARNAVAL !

Sintam-se todas homenageadas.

segunda-feira, 2 de março de 2009


Genivaldo disse...
O sorriso do presidente diz quase tudo, mas as dificuldades foram muitas, hoje tenho certeza de que a São Torquato deu mas um passo rumo ao grande carnaval que aquela comunidade merece; muito em breve as pessoas que se dão ao trabalho de criticar a ST muito em breve verão que pessoas serias estão trabalhando no intuito de fazer com que o carnaval esta ai para ficar e para aquela comunidade fala com orgulho como sempre falou , “sou independente”, parabéns a todos aqueles que ajudaram e ajudam o trabalho e principalmente a você Mancha , Devaldo, Pelé ou seja como lá te chamam o importante é que quando convidado ao desafio se fez presente valeu negão, obrigado pela força, Mestre Genivaldo

domingo, 1 de março de 2009

ELEIÇÃO EM JUCUTUQUARA
Mais uma vez Jucutuquara entra num processo eleitoral. Tida como a ESCOLA mais democràtica do Estado, JUCUTUQUARA se prepara para mais uma eleição de seu "FAMOSO" CONSELHO DELIBERATIVO. Ha quem discorde dessa tal democracia, vez que existem denuncias de negociação de votos na última eleição que elegeu a atual presidente do Conselho Diretor. Essa eleição para o CONSELHO DELIBERATIVO vem com um ano de atraso, pelo fato do mandato ter sido prorrogado na marra por um ano através do GRUPO que detinha a maioria à época. Também no ano que passou e até agora, a ESCOLA não possue CONSELHO FISCAL e , o último que atuou, não fez a prestação de contas do último mandato e não têm a intenção de fazê-lo.Tentam implantar um CONSELHO FISCAL na marra alegando "VACÂNCIA", PERGUNTA;COMO VACÂNCIA SE O ÚLTIMO MANDATO ESTÁ VENCIDO? Mais uma vez a Escola mais democràtica do Estado tenta empurrar uma chapa goela abaixo sem eleição, dessa vez pára o CONSELHO FISCAL.
Outra situação a ser denunciada é o causuismo que se tenta engendrar numa total negação do estatuto, é aumentar o número de conselheiros, com o único objetivo de garantir maioria, um comportamento de dar nojo.
Que venham os candidatos, mas que justifiquem com sinceridade suas candidaturas.
Não deixem o povo perceber que atrás de grandes carnavais, existem grandes bagunças.
Devaldo Baptista dos Santos/Mancha